Terminou na noite de ontem (22), a Formação Catequética da Área Pastoral Vila Velha. O encontro aconteceu no Santuário de Vila Velha, e reuniu mais de 300 inscritos por dia.
O encontro teve como objetivo, reunir os agentes das Pastorais Catequéticas da Área Vila Velha para um encontro formativo. Padre Abel de Andrade, Coordenador da Área Pastoral Vila Velha e organizador da Semana Catequética, juntamente com a Coordenação da Catequese da Área, destacou: “A formação foi pensada a partir do que estava programado para o ano de 2020. Porém, atualizada para este tempo de retorno”. Ele ainda completou dizendo: “A área realizava essa Semana Catequética todos anos, sempre com grande participação do segmento, e não foi diferente neste contexto pós pandemia”.
Ao longos dos três dias, diversos temas foram abordados. Na segunda-feira (20), o tema foi “O Ministério do Catequista”, ministrado pelo palestrante Bimbo. No segundo dia, terça-feira (21), o Seminarista Jacob abordou a temática “Como ser catequista no mundo de hoje”. Ontem (22), o último dia da formação, a palestra “Influência da tecnologia na vida cristã e ferramentas para facilitar a catequese” foi apresentada por Carlos Augusto.
Com música do Ofício Divino como bênção, seguida da canção “Eis me aqui, Senhor” a Semana Catequética encerrou com envio dos catequistas para o trabalho em suas paróquias. Um momento marcante deste encerramento foi o acendimento das lanternas dos celulares, um paralelo entre a temática sobre tecnologia abordada no encontro e a missão recebida de ser luz na vida dos irmãos e irmãs.
ORAÇÃO PELOS CATEQUISTAS
Jesus, Mestre e Modelo de todo catequista, vós que pregastes por toda a parte o evangelho de Deus, abençoai nossos catequistas: homens e mulheres que se dispõem a ensinar vossa mensagem de salvação.
Sejam eles mansos e humildes de coração, capazes de acolher, sem excluir ninguém, cada pessoa que vem à vossa procura.
Sejam abertos ao Espírito Santo a fim de comunicar a vossa verdade, superar as dificuldades da missão recebida e dar testemunho de alegria e gratuidade na vossa Igreja.
Aumentai, Senhor, em nossas comunidades, o número de pessoas dispostas a aplicar os próprios dons a serviço da catequese. Que estes vossos servidores, Senhor, cultivem profundo amor à vossa Palavra e busquem, mediante a instrução e a oração, novas energias para educar na fé uma multidão de seguidores do vosso Reino.
Amém!
*Fotos cedidas pela equipe de organização