Semana da Comunicação 2023

10 maio, 2023

No Dia 21 de Maio de 2023, solenidade da Ascensão do Senhor, a Igreja celebra o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Neste ano o tema é “Falar com o coração. ‘Testemunhando a verdade no amor’ (cf. Ef 4,15)” e a data promete trazer reflexões do Papa Francisco aos comunicadores e comunicadoras católicos.

Na Arquidiocese de Vitória o dia será celebrado com uma missa na Paróquia Bom Pastor, na Praia da Costa, às 8h, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Dario Campos. Todos os pasconeiros são convidados para participar desta data presencialmente.

Além disso, outros dois momentos vão marcar a semana dos comunicadores: duas lives uma no dia 24 e outra no dia 27 de maio. Na primeira oportunidade o mestrando em Comunicação e Coordenador Geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, vai falar sobre o tema deste ano à luz da mensagem do Papa Francisco que foi escrita para a data deste ano.

“Ao ler a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais quis traduzi-las em dez pontos para melhor vivência deste tema tão importante que é falar com o coração. Não se trata de uma hierarquia, ou uma tábua de ordens a ser seguida, mas são intuições que se interligam e correspondem à missão de cada comunicador cristão”, detalha Tullius.

Já no sábado à tarde, a live será com o mestre e doutor em Ciências da Comunicação Moisés Sbardelotto, jornalista, escritor, tradutor e palestrante, que vai falar sobre a atualização do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, principal documento de comunicação publicado pela Igreja no Brasil.

O Conselho Permanente da CNBB aprovou por unanimidade, no fim do ano passado, a atualização feita pela Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação e o Grupo de Reflexão em Comunicação (Grecom) tendo em vista a necessidade de incorporar novas reflexões surgidas desde a publicação do documento 99 em 2014.

As palestras serão transmitidas pelo Youtube da Arquidiocese de Vitória e posteriormente será agendado um encontro presencial com os coordenadores das Pascons e os representantes da Pascom nas Áreas Pastorais da Arquidiocese. Divulgue e participe!

Programação da Semana da Comunicação

Dia Mundial das Comunicações Sociais

21 de maio de 2023

8h – Missa na Paróquia Bom Pastor, Praia da Costa – Presidida por Dom Dario Campos

24 de maio de 2023

19h30 – Live Marcus Tullius – “Decálogo da comunicação cordial: 10 propostas para falar com o coração a partir da mensagem do Papa Francisco”. 

27 de maio de 2023

14h – Live Moisés Sbardelotto – “A atualização do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil”

 

Currículo Palestrantes

Marcus Tullius

Mestrando em Comunicação Social pela PUC Minas, licenciado em Filosofia e bacharel em Comunicação Social. Coordenador geral da Pascom Brasil, membro do Grupo de Reflexão em Comunicação da CNBB e integrante da equipe de atualização do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil. Membro da equipe de Comunicação do Anima PUC Minas e do Serviço Teológico-Pastoral. Apresentador do programa Igreja Sinodal em emissoras de inspiração católica. Autor do livro Esperançar: a missão do agente da Pastoral da Comunicação e organizador do livro Comunicar para humanizar: a comunicação a partir do Papa Francisco, pela Editora Paulus.

Moisés Sbardelotto

Mestre e doutor em Ciências da Comunicação, Moisés Sbardelotto é jornalista, escritor, tradutor e palestrante. É professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), coordenador do Grupo de Reflexão sobre Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Grecom/CNBB), pesquisador do Núcleo de Estudos em Comunicação e Teologia (Nect/PUC Minas) e colaborador do Instituto Humanitas Unisinos (IHU). É autor dos livros “Comunicar a fé: por quê? Para quê? Com quem?” (Editora Vozes), “E o Verbo se fez rede: religiosidades em reconstrução no ambiente digital” (Paulinas Editora) e “E o Verbo se fez bit: a comunicação e a experiência religiosas na internet” (Editora Santuário), além de inúmeras outras publicações na área. Foi membro da Comissão Especial para o “Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil”, da CNBB, e coordenador do escritório brasileiro da Fundação Ética Mundial (Stiftung Weltethos), fundada pelo teólogo suíço Hans Küng.

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook