SEMANA DA FAMÍLIA PAROQUIAL

7 agosto, 2021

 

A Semana Nacional da Família deste ano tem como tema “A alegria do amor na família”, em comunhão com a proposta do Papa Francisco ao convocar o Ano Família Amoris Laetitia. A partir de hoje, 07 de agosto, iniciará a Semana da Família na paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida. De acordo com a programação, haverá “Missa da Semana da Família” em todas as nove comunidades que fazem parte da paróquia.

Ao falar na Semana da Família, recordamos a Pastoral Familiar. A missão evangelizadora dessa pastoral é a defesa e promoção da pessoa em todas as etapas e circunstâncias da vida e a defesa dos valores cristãos para o matrimônio e os relacionamentos pessoais e familiares. O casal Dulcineia e Cabral relembram que as atividades da Pastoral Familiar na paróquia começou iniciou com poucos casais servindo e atendiam, principalmente, a formação de noivos por meio dos encontros. Para realizar esses encontros, a equipe se reunia para preparar as palestras que seriam ministradas. 

Dulcineia e Cabral destacam que a Pastoral Familiar tem uma enorme importância para a igreja, pois muitos casais passaram a participar das comunidades por meio dessa pastoral e permanecem até hoje evangelizando as famílias para viverem de acordo com o plano de Deus.

Atualmente na paróquia, segundo o casal Jovana e Wesley, a pastoral realiza atividades como o pré matrimônio e o pós matrimônio. Somente as comunidades Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Nossa Senhora do Magníficat e Nossa Senhora das Graças possuem uma equipe de agentes pastorais. Para aqueles que desejam participar da Pastoral Familiar, o casal Jovana e Wesley ressaltam que precisa haver apenas compromisso, amor pela igreja e pelo próximo. Entre em contato com eles e se torne um agente!

 

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA FAMÍLIA NA PARÓQUIA

 

07 de agosto

19h | Missa – Divino Pai Eterno

08 de agosto

08h | Missa – Matriz  

10h | Missa – São Judas Tadeu 

19h30 | Missa – N.S. de Fátima  

09 de agosto

19h30 | Missa – São José 

10 de agosto

19h30 | Missa – São Francisco de Assis 

11 de agosto 

19h30 | Missa – N.S. da Vitória 

13 de agosto 

19h30 | Missa – N.S. do Magnificat 

14 de agosto

 19h | Missa – N.S. das Graças

 

O QUE É A PASTORAL FAMILIAR

A Pastoral Familiar é um serviço que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada através de agentes específicos, com metodologia própria, tendo como objetivo apoiar a família a partir da realidade em que se encontra, para que possa existir e viver dignamente, estabelecer relacionamentos e formar as novas gerações conforme o plano de Deus. Abrange todas as famílias, independentemente de sua situação familiar, com o propósito de promover a inclusão e resgatar os valores e a dignidade de cada pessoa. 

O INÍCIO

No Concílio Vaticano II começou-se a delinear na Igreja uma proposta inspiradora para os esforços da evangelização da família. Desde o início de seu pontificado, o Papa João Paulo II dedicou atenção especial à família. No Brasil, a Pastoral Familiar começou a sistematizar a sua caminhada na década de 80, onde foram realizados vários encontros nacionais com os representantes de alguns movimentos e serviços familiares. Em 1981, no IV Sínodo dos Bispos, foi promulgada a Exortação Apostólica Familiaris Consortio sobre a missão da família cristã no mundo de hoje. Desde então, foram realizadas muitas ações pela Igreja no Brasil, mas, percebe-se que a missão da Pastoral Familiar é muito mais ampla, urgente e indispensável. A Pastoral Familiar poderá contribuir para que a família seja, de fato, lugar de realização humana, de santificação na experiência de paternidade, maternidade e filiação e de educação contínua e permanente da fé (cf. Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, 2011-2015, n. 108). Por isso, a família deve ser ajudada por uma pastoral familiar intensa e vigorosa (cf. Bento XVI, Discurso inaugural, Aparecida, 2007, n. 5).

Fonte: CNBB

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

domingo 3 julho
terça-feira 5 julho
quarta-feira 6 julho
quinta-feira 7 julho
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por