Semana de Liturgia: Liturgia é o coração da Igreja

21 outubro, 2020

A Sagrada Liturgia é o coração da Igreja! A história de nossa Salvação desde o princípio até nossos dias é um belo hino de louvor, súplica e gratidão ao Senhor, nosso Deus. Em toda a história de nossa fé, vemos claramente os dois movimentos. Deus agindo primeiro e o povo respondendo com louvor e gratidão. No Antigo Testamento celebrações emocionantes mostram a ação divina e a resposta humana e comovente. Moisés reúne o povo libertado da escravidão no Egito e a passagem pelo mar Vermelho e oferece um sacrifício de louvor a Javé pela sua ação protetora e libertadora (Ex 15, 1-21).

O povo sofrido, após o Êxodo, pediu ao sacerdote Esdras que realizasse uma assembleia de louvor e gratidão pela Palavra de Deus. Esdras leu o Livro Santo na praça e toda a assembleia reunida aclamou comovida, pois estava com saudade de poder celebrar o Senhor e Único Deus na sua própria terra (Ne 8,1-6). Jesus Cristo, prefigurado no Antigo Testamento, vem realizar a Páscoa definitiva, a Nova e Eterna Aliança, e determina que se faça em sua memória o mesmo Sacrifício por todos os séculos dos séculos. Hoje, a Igreja celebra a Sagrada Liturgia da Páscoa todos os anos, todos os domingos, todos os dias na Sagrada Eucaristia e nela toda a nossa vida vivida na construção de um mundo novo. É isto que o Primeiro Sínodo Arquidiocesano de Vitória do Espírito Santo deseja que seja feito: que nossa vida seja uma vida pascal!

Está Semana de Liturgia Online está sendo um momento de formação para muitos agentes da Pastoral Litúrgica de nossas comunidades, paróquias e movimentos, tendo como objetivo contribuir para formação e a evangelização.

O tema: “Liturgia – Fonte e Ápice da Vida e Ação da Igreja” foi motivado pelos questionamentos feitos na Assembleia do Povo de Deus realizada no início do ano. A Liturgia, sobretudo a Eucaristia, é apresentada no Concílio Vaticano II como «cume e fonte da vida eclesial» (SC 10). São João XXIII gostava de aplicar à Liturgia a imagem da fonte: «ela é como que a fonte da aldeia, na qual todas as gerações vêm beber a água sempre viva e fresca». É também um ponto culminante, porque toda a atividade da Igreja tende para a comunhão de vida com Cristo, sendo na Liturgia que a Igreja manifesta e comunica aos fiéis a obra da Salvação, realizada por Cristo de uma vez para sempre.

Em anexo o conteúdo abordado nesses dois primeiros dias. Lembre-se que todas as palestras estão salvas no canal do youtube da Arquidiocese de Vitória na playlist Semana de Liturgia. 

Palestra Liturgia, Vida da Igreja (Padre Thiago da Silva Vargas) –  https://www.youtube.com/watch?v=uB18yeUcGn0

Palestra Sinais e Símbolos, Gestos, e Palavras na Liturgia – (Dom Armando Bucciol) – https://www.youtube.com/watch?v=WhOfa5E_PIk

Continuação da Programação: 

21/10- Canto e Música na Liturgia – Link para a palestra de hoje – https://www.youtube.com/watch?v=uQYLCr1ySTU

Seminarista César Delarmelina

Horário: 19h30

22/10 – As Novas Configurações da Reunião Litúrgica Pós Pandemia

Padre Carlos Henrique Alves                 

Horário: 19h30

23/10 – O Uso das Novas Tecnologias na Liturgia

Padre Vanildo Paiva

Horário: 19h30

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

sexta-feira 1 outubro
domingo 3 outubro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por