Começa amanhã (16) e vai até o próximo domingo, dia 23 de maio de 2021, a Semana de Oração pela Unidade Cristã celebrada também no território da Arquidiocese de Vitória. A iniciativa é promovida mundialmente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas e neste ano tem como tema “Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos” (cf. João 15,5-9).
Mesmo acontecendo em todo mundo, a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) acontece em períodos diferentes nos dois hemisférios. No hemisfério Sul, as Igrejas geralmente celebram o período no período de Pentecostes (como foi sugerido pelo movimento Fé e Ordem, em 1926), que também é um momento simbólico para a unidade da Igreja. No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) lidera e coordena as iniciativas para a celebração da Semana em diversos estados.
O representante da Arquidiocese de Vitória no CONIC é o Frei Pedro Oliveira, confrade do Convento da Penha. Ele destaca que neste ano esta Semana de Oração é ainda mais especial por ser uma continuidade da Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano que tem como tema: “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”.
“É um desmembramento da Campanha da Fraternidade acentuando ainda mais a importância da unidade, do diálogo, onde de fato o grande destaque é o amor. Onde não existe amor, não tem como ter diálogo e essa é a grande mensagem de Jesus. O amor é a base e a missão de todos os seguidores e seguidoras de Jesus, de seus discípulos e discípulas é essa: sejam construtores de pontes”.
Aqui no Espírito Santo a celebração de abertura acontece amanhã (16), às 20h, e toda a programação da semana será virtual – no mesmo estilo do ano passado – em que todos os dias a transmissão das celebrações acontecerá por meio das redes sociais do Convento da Penha: Facebook e Youtube. A cada dia um representante das Igrejas Luterana, Presbiteriana, Católica e Anglicana fará a reflexão no momento da homilia.
A Irmã Rita Cola faz parte do CONIC como representante o Conselho de Ensino Religioso do Estado do Espírito Santo e destaca a importância dessa ação: “nós cristãos católicos precisamos entender que se Igreja Católica não for ecumênica ela vai muito longe do que Jesus quer. Porque o ecumenismo nos faz respeitar a diversidade religiosa e trabalhar com essa diversidade religiosa para o bem comum. Quanta coisa a gente pode fazer e colaborar para uma sociedade melhor, mesmo estando em Igrejas diferentes”.
Confira a programação