SEMANA SANTA É TEMPO DE GRAÇA

25 março, 2024

As tradições culturais foram incluindo, ao longo da história, alguns elementos que nos remetem ao sentido do evento salvífico conhecido como Semana Santa. Assim temos um tempo marcado entre o domingo de ramos lembrando a recepção de Jesus em Jerusalém e o domingo da Ressurreição de Cristo, mistério central da fé cristã. Ao longo da semana se lembra os momentos em que Jesus é ungido por sua mãe Maria, o anúncio de sua morte, a traição de Judas Iscariotes, a última ceia de Jesus Cristo, a crucificação e morte. Os ritos na Igreja Católica são riquíssimos de significado e propícios à expressão da fé de seus fiéis.

Ao mesmo tempo, nesse cenário que nos remetem àquele momento específico da história da salvação, encontramos diversos caminhos representados por alguns atores que acompanharam a via sacra. O Papa Francisco nos propõe algumas perguntas para refletirmos: “Quem sou eu, diante de Jesus que sofre”? Quem sou eu diante do Crucificado e do Ressuscitado?

A atitude de Judas Iscariotes sempre nos aparece de maneira clara. Alguém que finge amar Jesus e o beija. Só que esse beijo é traiçoeiro, traidor. Era o sinal para a entrega do mestre. Fingimento e traição estão no horizonte da vida de tantos cristãos!

Também poderíamos encontrar a atitude das lideranças políticas que agem com pressa, instituem tribunais, buscam falsos testemunhas e constroem mentiras. São capazes de levar a multidão de pessoas a escolherem Barrabás em vez de Jesus. Em vez de trilharem o caminho da verdade, pautam suas vidas com mentiras e processos fraudulentos.

Temos a disposição de pessoas como Simão Cirineu que se ofereceu a ajudar a Jesus a carregar a cruz. Aquela cruz que foi levada ao calvário foi suficiente para o mistério da salvação, contudo há tantas outras cruzes espalhadas na humanidade com pessoas que precisam de ajuda para que possam superar as dificuldades do dia a dia. A solidariedade no sofrimento é atitude essencialmente cristã, pois expressa o mandamento do amor.

A Semana Santa, nos diz o Papa Francisco, é um bom momento para “confessar e retomar o caminho certo”. É um tempo muito forte e uma oportunidade para abrirmos as portas dos nossos corações, as portas de nossas paróquias, nossas comunidades, nossas fraternidades. Um tempo para cada um, recolhido no silêncio desse tempo, abrir o coração para a graça de Deus. A semana santa é um tempo de graça.

Só que a abertura do coração à graça de Deus não termina nesse movimento individual, pessoal, podemos dizer. O Papa nos diz que é preciso sair ao encontro de Jesus e ao encontro dos outros. A ressurreição não é um evento particular, algo que acontece apenas para uma pessoa ou um grupo. Ela nos impõe a obrigação de sairmos pelo mundo e dar a boa notícia, a notícia verdadeira.

Como seguidores somos chamados a sermos suas testemunhas. Contudo, as forças do mundo representadas no Evangelho de Mateus (28, 8-15) pelos sumos sacerdotes e anciãos, logo após o domingo da ressurreição, compraram o serviço dos soldados para que difundissem uma grande mentira: “Dizei que os discípulos dele foram durante a noite e roubaram o corpo, enquanto vós dormíeis”. A ressureição de Jesus não interessava a eles, que pagaram bem caro para que os soldados difundissem uma mentira. E a mentira espalhou-se rapidamente entre os judeus.

Às forças do mundo não interessa a verdade da fé cristã. Ainda temos tantos sumos sacerdotes e anciões que contratam “soldados espalhados nas redes sociais” para mentirem para o povo negando o evento salvífico decorrente da fé cristã. Vivemos um tempo de muito medo e silêncio, de guerras e divisões, de sofrimento e angústia.

Mas o Ressuscitado nos encoraja: “Não tenhais medo” (da verdade). “Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão”. A fé cristã está construída sobre os alicerces da Verdade e dela temos que ser testemunhas. A verdade da fé é Jesus Cristo Ressuscitado. Do contrário nossa fé seria vã, falsa.

Edebrande Cavalieri

Compartilhe:

VÍDEOS

quinta-feira 18 abril
terça-feira 23 abril
quinta-feira 25 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook