Seminaristas continuam estudando virtualmente

29 junho, 2020

A tecnologia e a internet estão sendo utilizadas para que as atividades do Instituto Interdiocesano de Filosofia e Teologia e da Universidade Católica, sejam mantidas neste período da pandemia causada pelo novo coronavírus. Por meio de aulas online, os seminaristas da Província Eclesiástica de Vitória continuam seus estudos e com isso não foram prejudicados. Instituições educacionais de todo o mundo precisaram fechar as portas para evitar o contágio pela doença. 

As férias no Centro Católico de Estudos foram antecipadas para o período de 27 de março a 27 de abril e desde então, os cerca de 45 seminaristas que cursam Teologia e os 80 de Filosofia estão estudando virtualmente por meio da plataforma Zoom ou do Skype. As aulas são ministradas pelos mesmos professores e acontecem nos dias e horários que eram realizadas anteriormente de forma presencial. 

Padre Arthur Francisco Juliatti dos Santos, Vice Reitor do Seminário Nossa Senhora da Penha, reforça que as decisões foram tomadas em conjunto pela Universidade e Instituto, com anuência dos Bispos e Reitores dos Seminários. E dessa forma em que é possível continuar com as aulas, o Ano Letivo 2020/1 não será afetado.

“Tais procedimentos são essenciais para que os Seminaristas, das quatro Igrejas Locais: Arquidiocese de Vitória e as Dioceses de Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus e Colatina não fiquem prejudicados do ponto de vista sanitário, bem como do ponto de vista intelectual”, enfatiza. 

A nova modalidade de estudos à distância tem agradado os seminaristas. Para Ruan Coutinho da Cruz, que cursa o 4º ano de teologia, o andamento do conteúdo está muito proveitoso: “O professor leciona normalmente e pelas plataformas ele consegue compartilhar slides e textos, na própria tela do computador. A aula tem rendido até um pouco mais, pois o tempo de deslocamento e de intervalo não estão acontecendo e estamos desenvolvendo melhor o conteúdo”. 

Segundo padre Arthur, o semestre vai terminar no mês de julho e até lá os professores continuam cumprindo virtualmente seus programas e carga horária: “E isto nos dá uma certa tranquilidade, na esperança de retornarmos à normalidade presencial, a partir de agosto, se Deus quiser”.

Nas redes sociais do seminário, foi postado uma série em vídeos sobre a vida dos seminaristas em Quarentena. Você pode acompanhar essas histórias e testemunhos pelo Instagram. Acesse: @seminarioaves.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

sábado 19 junho
segunda-feira 21 junho
quinta-feira 24 junho
sábado 26 junho
Nenhum evento encontrado!

Facebook