Seminaristas retornam ao Seminário

Os 15 seminaristas do Seminário Nossa Senhora da Penha da Arquidiocese de Vitória que cursam Filosofia retornaram ao Seminário depois de seis meses junto a suas famílias por conta da Covid-19.

O retorno aconteceu no sábado, 12 de setembro e foi marcado por um dia espiritualidade orientado pelo pe. Kremerson Giestas Dias, pároco na paróquia Bom Pastor em Campo Grande, Cariacica.

A razão que orientou a volta ao Seminário foi a situação do momento que famílias e trabalhadores tentam retomar a rotina, disse pe. Jorge Campos, reitor do Seminário e acrescentou “eles não poderiam continuar isolados como uma elite enquanto famílias e trabalhadores retomam suas atividades”.

Assim como nas famílias e nas empresas foram estabelecidos alguns acordos para que a vida em comunidade seja retomada com segurança. Nos momentos de oração, reuniões, formação e pastoral é necessário usar máscara e sempre higienizar as mãos com álcool em gel. Além disso os seminaristas têm quartos individuais o que também favorece o estudo individual e a distância quando não existem atividades em comum.

O clima era de descontração e a sensação de que estavam voltando para casa hoje, 14 de setembro, durante a 1ª reunião com o reitor e vice-reitor (pe. Arthur Juliatti dos Santos). “eles estavam com saudade da convivência e não param de contar as histórias e vivências deste período. é um momento de muita partilha”, disse pe. Jorge.

Dois dos seminaristas foram contagiados pela Covid-19, mas os sintomas foram leves e estão recuperados.

Ainda não há previsão do retorno das aulas no Salesiano, onde estudam os seminaristas, por isso, os horários foram adequados para um novo ritmo de retomada e autorizada a visita à família na segunda-feira para aqueles que moram mais próximo.

O estágio pastoral no final de semana também está sendo retomado. A forma está sendo conversada entre o seminarista, o pároco e o reitor tendo as opções de ir a pé, de uber, com a ajuda de leigos das paróquias ou outras possibilidades que surjam de maneira a evitar a exposição em transporte público.

Durante este tempo de ausência dos seminaristas foi iniciada uma reforma para melhorar o espaço da cozinha, copa e área de serviço que precisavam de adequações. Como a reforma não está terminada a lavanderia foi adequada para servir de cozinha e a quadra de lazer virou varal para colocar em ordem as roupas.

Os 12 seminaristas que cursam Teologia ainda não retornaram. A previsão é para dia 26 de setembro, uma forma de fazer a readaptação aos poucos e também porque as aulas deverão retornar em outubro.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
segunda-feira 5 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Segundo Dia Oitavário
terça-feira 6 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Terceiro Dia Oitavário
quarta-feira 7 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Quarto Dia Oitavário
quinta-feira 8 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Quinto Dia Oitavário
sexta-feira 9 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Sexto Dia Oitavário
sábado 10 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Sétimo Dia Oitavário
domingo 11 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Oitavo Dia Oitavário
Nenhum evento encontrado!