As atividades do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Penha em Vitória- ES, iniciaram-se na segunda-feira, dia 01 de fevereiro, com a Santa Missa de abertura do retiro espiritual, a fim de que os seminaristas voltem com mais força e ânimo para dar seguimento em seu processo formativo. Esse ano não tem um tema específico, a cada dia o pregador Padre Hadeleon Santana, pároco da paróquia Virgem Maria em Itacibá – Cariacica, usa de uma temática diferente.
“O retiro difere-se de um encontro ou simpósio, onde nós vamos para aprender temas específicos, abordagem específicas. No retiro às vezes nem trabalhamos um tema específico porque o tema do retiro é sempre a minha vida diante de Deus. o retiro é esse tempo oportuno com Deus. À luz do Espírito de Deus, revisitar as páginas da minha vida, e poder revisar a caminhada que foi feita, ver os acertos, reconhecer os erros, saber onde devemos melhorar, agradecer a Deus e no retiro experimentar a força de Deus, o encorajamento de Deus através de uma escuta profunda e íntima de sua palavra. Além de ser também um tempo de renovar a nossa comunhão com os irmãos, com a Igreja. É um tempo oportuno de renovar as forças do nosso espírito, porque a formação acontece nessa dimensão humana, intelectual, espiritual e pastoral”, explica Pe. Hadelon Santana.
No primeiro dia, na festa da Apresentação do Menino Jesus ao Templo e também memória da Purificação de Nossa Senhora, que ocorreu na terça-feira, dia 02 de fevereiro, padre Hadeleon refletiu com os seminaristas a questão do chamado, como Jesus chamou a cada um para segui-Lo. Já o segundo dia foi penitencial, pois a conversão precisa ser diária. Segundo o seminarista Wellington, coordenador da comunicação do seminário, para que a conversão ocorra “é necessário que cada um esteja aberto à graça de Deus para que Deus possa agir e realizar a obra necessária, pois converte-se é estar em graça com Deus”.
Para o Seminarista Vinícius Leite de Oliveira, 2° Ano de filosofia, natural da paróquia São Sebastião em Afonso Cláudio e que faz pastoral na paróquia Nossa Senhora da Glória, a dinâmica adotada pelo pregador tem contribuído para uma melhor intimidade com Deus.
“O ponto que me chamou a atenção é a dinâmica do pregador, que nos faz refletir um pouco sobre a nossa experiência vocacional e até mesmo nossa experiência com Deus, conversão e diálogo. Está sendo muito agradável a forma que o padre está conduzindo o retiro, interagindo e estando próximo de cada seminarista. É sempre válido sair da rotina para buscar um equilíbrio junto à voz de Deus. Desejo ao término deste tempo forte crescer na vida espiritual e comunitária”, comenta Vinícius Leite.
Padre Hadeleon Santana, afirma que “se faz necessário iniciar o ano assim. Os nossos seminaristas vêm do período de visitas e antes de começar os estudos, a formação sistematizada no seminário, eles começam o ano ouvindo a palavra de Deus porque é de Deus que parte nossa ação. Ouvindo a Deus, encontramo-nos fortalecidos para agora continuar a formação pastoral, a vida de comunhão com a Igreja e unidade com os irmãos. Começar o ano com retiro espiritual é um presente, é um privilégio, é a oportunidade de começar bem, começando em Deus”.