No quarto domingo de agosto, mês da vocações, a Igreja celebra a vida laical. A missão de “Ide pelo mundo inteiro, proclamai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15) é assumida por muitos leigos e leigas na Igreja e nas comunidades cristãs, que exercem suas funções, se doando com amor e alegria.
Também no último domingo de agosto, é comemorado o dia do catequista, homens e mulheres que com dedicação, conduzem crianças, jovens e adultos ao caminho de Deus. A seriedade dessa missão fez com que Papa Francisco, em 2021, por meio da carta apostólica “Antiquum ministerium“, instituísse o Ministério de Catequista, afirmando que “é digno de elogio aquele exército com tantos méritos na obra das missões entre pagãos, o exército dos catequistas, homens e mulheres, que, cheios do espírito apostólico, prestam com grandes trabalhos uma ajuda singular e absolutamente necessária à expansão da fé e da Igreja”.
O Santo Padre reforça ainda que “sem diminuir a missão” dos sacerdotes, que são os primeiros catequistas em suas paróquias, e sem retirar a responsabilidade dos pais na formação cristã de seus filhos, o papel do Catequista “é antes de mais nada, exprimir a sua competência no serviço pastoral da transmissão da fé que se desenvolve nas suas diferentes etapas: desde o primeiro anúncio que introduz no querigma, passando pela instrução que torna conscientes da vida nova em Cristo”.
Como forma de homenagear e ressaltar o trabalho das catequistas da área pastoral de Vitória, entrevistamos a senhora Maria José Gomes Ribeiro, catequista da paróquia São Francisco de Assis, em Jardim da Penha.