Sínodo: orientações para sínteses diocesanas

18 maio, 2022

Estão disponíveis as orientações para elaboração das sínteses diocesanas da etapa de escuta. A Arquidiocese de Vitória deu prazo para as paróquias enviarem suas sínteses até final de maio e as respostas estão chegando. Para quem ainda não enviou pode encaminhar para o email: [email protected] Para a equipe que fará a síntese arquidiocesana seguem abaixo as orientações publicadas no site da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

A Equipe de Animação do Sínodo 2023 no Brasil divulgou nesta terça-feira, 5 de maio, os encaminhamos e as principais orientações para a padronização do formato da síntese diocesana. Trata-se, segundo informe da Equipe, de um material não para padronizar conteúdos, mas para oferecer um suporte tanto às Equipes Diocesanas quanto ao processo subsequente de elaboração da síntese nacional.

As orientações foram elaboradas tendo em conta os materiais indicados pela Secretaria Geral do Sínodo. A Equipe Nacional reforça que a síntese não é o ponto final do processo sinodal na (arqui) diocese, mas uma comunicação de tal processo, que também ajudará a vislumbrar possibilidades futuras advindas de tal experiência sinodal. Como parte do processo sinodal, a Equipe Nacional recomenda que a síntese final da Igreja Local seja tornada pública.

Recomendações para a elaboração da síntese:

“É importante, portanto, que a síntese seja objetiva, mas abranja a diversidade de opiniões e vozes expressas. Também é interessante recordar que a síntese visa colher e expressar os frutos do processo sinodal de modo que sejam compreensíveis mesmo àqueles que não participaram dele, indicando como o chamamento do Espírito Santo para a Igreja foi compreendido no contexto local”.

Prazo para o envio da síntese

O documento oferece ainda orientações sobre a formatação da síntese, a estrutura e o conteúdo (introdução, corpo da síntese e conclusões) e informações úteis como quem deve produzir a sistematização final do documento. O prazo para envio da síntese diocesana é até o dia 31 de julho deste ano e o material deverá ser  enviado para a Equipe Nacional de Animação do Sínodo de 2023, no e-mail: [email protected]

Para acessar o material clique aqui: Sínodo 2023 – Orientações para as sínteses diocesanas

Fonte: matéria publicada no site da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

terça-feira 5 julho
quarta-feira 6 julho
quinta-feira 7 julho
sexta-feira 8 julho
domingo 10 julho
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por