
Jacob Firme I “…vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu” (Mc 10, 21b).
Neste 28º domingo do Tempo Comum, somos postos frente a uma situação que muitos nos representaria. Pela boca deste jovem rico também nós elevamos ao Bom Mestre a pergunta que norteia a nossa caminhada enquanto cristãos desejosos de alcançar a verdadeira vida em Cristo: “Bom Mestre, o que devo fazer para alcançar a vida eterna?” (Mc 10,17).
A resposta é aparentemente simples, tanto para o jovem que dialoga com Jesus na cena evangélica, quanto para nós que muitas vezes nos colocamos diante d’Ele com o intuito de alcançarmos a salvação que vem de Deus. Para tanto, o Divino Mestre evoca a lei mosaica dizendo-lhe da importância do cumprimento dos mandamentos, que como nos diz o Evangelho, já são observados pelo jovem, contudo, sua atitude virtuosa é apenas um passo em direção a vida eterna. Além disso, Cristo acrescenta o ensinamento que virá a ser a chave de leitura para a liturgia que hoje meditamos.
“Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!” (Mc 10, 21). Com estas palavras o Bom Mestre exige de nós um verdadeiro desprendimento das “riquezas” do tempo presente que nos escravizam, impedindo-nos de alcançar o fim último para o qual fomos criados.
Muitas vezes nos colocamos diante de Jesus, desejosos da salvação como este jovem, mas sem a disposição necessária para o seu seguimento. Queremos fazê-lo ao nosso modo “pondo Jesus no nosso caminho” o que seria fácil, pois não exigiria nada de nós, entretanto, para alcançarmos a vida eterna, precisamos nos dispor a seguir Jesus nos colocando no caminho d’Ele, seguindo os seus conselhos e buscando estar disponíveis a tê-lo como único bem de nossas vidas.
Jacob Mariano Pimentel Firme
Seminarista do 1º ano de Teologia.
Paróquia de origem: N. Sra. da Conceição – Sede – Viana.
Paróquia de estágio Pastoral: N. Sra. das Graças – Coqueiral de Itaparica – Vila Velha.