Sobrepeso e Obesidade: a verdadeira epidemia do século

10 novembro, 2020

Roger Bongestab

Médico Cirurgião Geral e Nutrólogo

(CRM-ES:9827, RQE:7324 / 7889)

 

É alarmante o número de obesos no mundo. A velocidade com que a população vem se tornado mais pesada é alta. Preocupante. Isso porquê junto do ganho de peso aparecem as consequências fisiológicas e metabólicas que geram outras doenças, reduzindo a qualidade de vida e o tempo de vida do portador desta condição corporal.

 

Para se definir obesidade, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aderiu ao “índice de massa corporal (IMC)” como método. Esse índice se baseia em uma simples conta matemática calculada com a divisão do peso (em quilogramas) pelo quadrado da altura (em metros). Simples e prático, o IMC nos oferece um número que, estratificando em uma tabela prévia, pode-se classificar a composição corporal (tabela abaixo).

 

 

No Brasil, 60% da população encontra-se com sobrepeso ou obesidade. Ao se analisar apenas a obesidade, encontra-se que 25% de toda população do país está já com obesidade propriamente dita. E isso também é possível de se encontrar na população de crianças e adolescentes, na qual 15% encontra-se com obesidade. Logo, o futuro será marcado por um país mais gordo, menos saudável. Por isso, medidas de saúde pública precisam de imediato serem implementadas no tratamento dos que já estão com peso elevado, bem como na prevenção desta ocorrência.

 

Diversas são as possibilidades terapêuticas, sendo a base de todas a mudança no estilo de vida: dieta e atividade física rotineiras. Em muitos casos, faz-se necessário, sob acompanhamento médico especializado, a inclusão de medicações que atuam no controle da fome e da saciedade. Quando esta associação não consegue reverter o quadro da obesidade grau 2 ou grau 3 em dois anos de tratamento, faz-se necessário indicar a cirurgia bariátrica e metabólica. Sobre esta cirurgia, discutiremos em um publicação nesta coluna especificamente.

 

E você, como está de composição corporal? Já calculou seu IMC? Faça esta conta matemática e, caso haja identificação de alterações, busque profissional médico para ajustes.

Até a semana que vem!

 

 

 

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quinta-feira 29 julho
sábado 31 julho
domingo 1 agosto
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por