Foram 8 dias de festejos e hoje o ponto alto da Festa de Nossa Senhora da Vitória aconteceu na missa das 9h, presidida pelo arcebispo, dom Dario Campos, e concelebrada pelo bispo auxiliar, dom Andherson Franklin Lustoza de Souza, o cura da Catedral, pe. Renato Criste e muitos padres da Arquidiocese de Vitória. Os bispos de Cachoeiro de Itapemirim, dom Luiz Lisboa; de Colatina, dom Lauro Versiani e os bispos eméritos, dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo emérito de Mariana e dom Décio Zandonade, bispo emérito de Colatina, também marcaram presença e saudaram o povo ao final da celebração.
Os fiéis e devotos de Nossa Senhora compareceram nos diversos momentos: carreata com a imagem, shows musicais, momentos de oração e devocionais, projeção na fachada da Catedral e barraquinhas com quitutes.
Hoje não foi diferente. A Catedral ficou lotada para a missa festiva. O grupo de canto da Catedral proporcionou momentos de interioridade e provocou os fiéis a louvar a padroeira da Arquidiocese de Vitória. No ofertório as pastorais sociais apresentaram simbolicamente as ações pastorais que desenvolvem juntamente com o pão e o vinho.
A homenagem foi feita por um grupo do Apostolado de Oração que entrou em procissão e depositou rosas vermelhas aos pés de Nossa Senhora
Dom Andherson Franklin Lustoza de Souza, bispo auxiliar, durante a homilia, destacou três pontos: a certeza de que Deus está conosco, conforme o anuncio do anjo a Nossa Senhora; a confiança em Deus que é o Bom Pastor e nos acolhe com amor compassivo e misericordioso e a afirmação de São Paulo de que “seremos conformes à imagem de Jesus”.
Ao término da missa foi feita a entrega dos ganhadores do Prêmio Palma da Vitória, uma iniciativa da Arquidiocese para valorizar e apoiar destaques nas áreas de música, vídeo, projetos pastorais e sociais e ainda uma personalidade que tenha realizado algo em prol do bem social, escolhida pelo Arcebispo.
As comemorações continuam ao longo do dia:
18h – missa de encerramento
19h30 – carreata com a imagem de Nossa Senhora
19h30 – 20h – 20h30 e 21h – projeção mapeada na fachada da Catedral.