Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo

16 junho, 2022

Paulo Henrique| “Abençoado seja Abraão pelo Deus altíssimo” (Gn. 14, 19).

 

Nesta solenidade de Corpus Christi, celebramos a presença real de Cristo em meio a nós no sacramento da Eucaristia. É o próprio Cristo que se dá em alimento ao povo. Alimento eterno e supremo, a grande Eucaristia.

Na primeira leitura de hoje, vemos Melquisedec dizendo: “Abençoado seja Abraão pelo Deus altíssimo” (Gn. 14, 19). Os dizeres de Melquisedec se tornam benção. Ele abençoa Abraão em quem todos os povos da terra serão abençoados (Gl. 3, 8). É a partir da benção que as coisas tomam partido. A história gerada do bem parte de palavras de bem.

Por quê abençoar? Porque assim, a palavra se transforma em dom. Por que é algo feito para os outros, não para si. Não é somente dizer palavras bonitas, mas é transmitir o bem, é dizer com amor. E assim foi feito por Melquisedec a Abraão. Assim fez Jesus, no evangelho de hoje, que, ao erguer os olhos aos céus, tomando consigo os cinco pães e os dois peixes, proferiu sobre eles a benção. E após a benção, com a partilha e distribuição gratuita dos alimentos, Ele mostra o significado da benção.

A benção faz parte da nossa vida, nós a recebemos em muitos momentos. No dia do nosso batismo fomos abençoados, e em alguns contextos pedimos e recebemos a benção dos nossos pais, tios, padrinhos e madrinhas, etc. Ela compõe a nossa história.

A Eucaristia é fonte de benção para nós. É Deus que nos fortifica e nos encoraja a continuarmos a caminhada.  É Deus quem intervém na nossa história, cuidando de nós, como um pai que providencia o alimento para o filho quando este não o encontra. A Eucaristia é o único alimento que nos sacia e que nos nutre verdadeiramente e nos transforma em portadores da graça de Deus.

 

Paulo Henrique Innocente da Silva                                                                                                                              Seminarista do 2º ano de filosofia.

Paróquia de origem: Bom Jesus, Novo Horizonte, Cariacica – ES;

Paróquia de pastoral: São Francisco de Assis, São Francisco, Cariacica – ES.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

terça-feira 5 julho
quarta-feira 6 julho
quinta-feira 7 julho
sexta-feira 8 julho
domingo 10 julho
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por