Sonhos precisam de planejamento para serem alcançados!

Vania Reis

Início de ano sempre queremos renovar, mudar de vida, ter o foco certo e superar, de alguma maneira, as nossas deficiências ou necessidades.

Difícil achar uma pessoa que não pense assim. Claro que há os pessimistas que não acreditam que podem mudar algo e nem tentam. Nós que ou somos otimistas ou acreditamos que após ter muita clareza do que queremos e porque queremos podemos alcançar nossos objetivos, usualmente arregaçamos a manga e nos colocamos em movimento atrás destas mudanças, destes objetivos.

Por vezes o desafio é grande porque temos hábitos arraigados, que com dois ou três dias  de resolução de Ano Novo,  esses hábitos teimam em retomar as rédeas de nosso cotidiano e, quando você vê seus objetivos estão indo por água abaixo. Olhamos a meta que queremos alcançar e achamos que isto é suficiente, que basta querer e pouco ou nada fazemos de concreto.

Claro que não vamos conseguir. Sem estratégias eficazes, não chego aonde quero. Vou dar um exemplo: quero equilibrar as minhas finanças, mas não anoto meus gastos, não tenho agenda para me lembrar de pendências, não planejo os gastos futuros já devidos (IPTU em março, Imposto de Renda em abril ou maio, emplacamento do carro conforme a placa em julho, agosto…), enfim, são tantos! Se não me preparo, não consigo chegar lá, vou me descontrolar financeiramente e, adeus meta!

O nosso cérebro é super eficiente em nos proteger de ameaças, por isso quando nos deparamos com um conflito (continuando no exemplo escolhido), quero fazer tal coisa e meu dinheiro não dá para assumir esse gasto e, para resolver o conflito, “esqueço” a parte do problema que me impede de realizar meu desejo (e esquece mesmo). Assim o problema fica “resolvido” na minha cabeça e me desfaço do conflito. Ao esquecer que aquele dinheiro não podia ser gasto pois já havia uma despesa já prevista, e gastei no que não podia, o problema se instala. Mas se anoto todos os meus gastos e ponho a cabeça para funcionar vou descobrir onde posso diminuir minhas despesas ou, se já estou no limite, que estratégias preciso buscar para aumentar minha renda/receita para enfrentar o problema.

Qual é o nosso foco aqui? Mostrar a engenhosidade do nosso cérebro, que se deixarmos agir sozinho, anda na mesma trilha de sempre. Se quero mudar de vida, tenho que mudar meus hábitos relacionados ao problema.  Outro exemplo de estratégias concretas, práticas para alcançar metas. Trabalhar em casa na pandemia trouxe inúmeras mudanças e a facilidade de beliscar algo enquanto se está trabalhando é fácil de acontecer e, lá vem os quilos extras. Quero emagrecer, mas aqui não dá muito para esquecer que estou gordo(a). Preciso mudar meu hábito alimentar. Estratégias concretas que poderiam ser adotadas: não comprar petiscos que engordam, comer em prato menor que o habitual para diminuir a quantidade a ser ingerida, não segurar o garfo enquanto mastiga (deixa descansando no prato) para espaçar mais a comida, ou algo mais drástico como por exemplo por uma foto sua bem “ruim” na frente do armário de alimentos ou da geladeira.  Então, ao ter uma meta pessoal eu preciso mudar concretamente meu cotidiano e preciso me lembrar constantemente deste desejo. Preciso de algo físico concreto que vai me lembrar do meu compromisso comigo mesmo, para tirar os hábitos “do trilho”. Mas não é só em estratégias que você precisa focar. Antes de tudo preciso ter clareza do que estou buscando. Esse é o ponto central.

Nossos anseios por uma vida melhor precisam ser bem pensados. Em minhas palestras ensino um modo de fazer um mini planejamento estratégico pessoal simples, e convido você a fazê-lo. Você vai gostar!

Primeiro encontre um lugar calmo, coloque uma música instrumental e procure um relaxamento gostoso. Então vá se perguntando:

* Qual o meu sonho/desejo/meta? O que quero para meu futuro?

* Porque desejo/quero isso? Qual meu objetivo íntimo? O que espero alcançar com isso?

*  É só com esse sonho que alcançarei esse objetivo? Se não, de que outra forma posso atingir meu objetivo?

* Quando quero que se realize meu desejo?

* Se acontecesse hoje a realização desse desejo estaria pronta para receber?

*  Como posso conseguir alcançar o que desejo (que estratégias precisarei)?

Sabendo o que busca, porque busca e de que forma buscar você amplia muito as suas chances de alcançar o que você deseja! Então, agora pode ir em frente!

[email protected]

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
domingo 18 abril
sexta-feira 23 abril
terça-feira 27 abril
quarta-feira 28 abril
Nenhum evento encontrado!