#SOS Bahia e Minas

5 janeiro, 2022

“Na comunidade de Banco da Vitória, em Ilhéus (BA), muitos moradores perderam tudo”, relataram membros da Cáritas Brasileira. “As moradias se reduziram a ruínas e lembranças. O campo de futebol aparenta ter se tornado um manguezal. Quem não tem mais um teto para morar conseguiu abrigo na casa de parentes e na escola municipal Herval Soledade”, apontam os relatos da Cáritas Brasileira.

Em Itajuípe, nas comunidades de Beira Rio e Novo Itajuípe, atendidas pela diocese de Ilhéus, os próprios moradores se engajaram na limpeza de suas casas e ruas. De acordo com membros da Cáritas Brasileira será necessário uma reforma em muitas residências para que tenham novamente condições de receber de volta seus moradores.

O cenário descrito acima foi o que os olhos da comitiva composta por representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da Cáritas Brasileira , do especialista para Emergências Rápidas da ECHO/União Europeia para as Américas, Roman Maicher, da gestora do Programa Brasil da Cáritas Suíça, Valquíria Lima, viram no primeiro dia visitas em Ilhéus e Itajuípe, cidade onde teve início uma agenda que se estende até o dia 8 à cidades afetadas pelas chuvas no Sul da Bahia.

Na segunda-feira, 3, o grupo foi acompanhado pelo bispo de Ilhéus, dom Giovanni Crippa, por diáconos da diocese e pelos párocos da paróquia  Sagrado  Coração de Jesus, em Itajuípe (BA). Além de dialogar diretamente com as pessoas atingidas, os membros  da comitiva conversaram com o prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, e com a secretária de saúde do município, Lucimara Santos da Anunciação Hage.

Em vídeo, divulgado pela Cáritas Brasileira, o bispo de Ilhéus, dom Giovanni Crippa, descreve a calamidade vivida pelas famílias e fala do papel que as dioceses locais estão desenvolvendo em solidariedade ao povo e em parceria com o poder público e com organizações da sociedade civil nacional e internacionais.

#SOS Bahia e Minas Gerais

Fase de reconstrução de vidas das famílias

Moradora aponta o nível que a enchente atingiu.

Na manhã da segunda-feira, 3, a comitiva se encontrou, em reunião realizada na paróquia São João Batista, em Ilhéus, com o vice-prefeito da cidade, Bebeto Galvão, e o secretário de Desenvolvimento Social Social do município, Rubenilton Santos da Silva. A partir deste dia 4 de dezembro segue com sua agenda de visita, programadas para se encerrarem no 8 de dezembro, nas cidades de Itabuna, Ibicarí, Floresta Azul, Teixeira de Freitas, Medeiros Neto e Itamaraju.

O objetivo da visitas desta comitiva, composta por representantes de organismos internacionais,  junto às dioceses e paróquias, entidades parceiras e ao Poder Público, é identificar as principais necessidades da população atingida pelas chuvas para que, de forma articulada com o poder público, garanta a correta aplicação dos recursos arrecadados com a mobilização da campanha emergencial #SOS Bahia e Minas Gerais: Solidariedade de transbora, lançada pela CNBB e pela Cáritas Brasileira, em dezembro de 2021.

Primeiras reuniões de diálogos e escuta promovidas pela comitiva. Fotos: Paula Lanza/Ascom Cáritas Brasileira.

Cronograma de visitas

As chuvas deram uma trégua nas cidades mais afetadas pelas chuvas no sul da Bahia. O nível das águas das enchentes baixou. Agora, de acordo com os representantes da Cáritas Brasileira, as comunidades se deparam com os estragos causados  e iniciam a reconstrução de suas vidas. A partir deste dia 4 de dezembro, a comitiva segue com sua agenda de visita às cidades de Itabuna, Ibicarí, Floresta Azul, Teixeira de Freitas, Medeiros Neto e Itamaraju. Conheça 0 Roteiro da visita de representantes da UE à Bahia.

Ajude a solidariedade a transbordar:

A Campanha #SOS Bahia e Minas Gerais: Solidariedade Que Transborda foi lançada dia 11 de dezembro de 2021 pela Cáritas Brasileira e pela CNBB. Os recursos arrecadados serão destinados ao apoio às pessoas afetadas pelas fortes chuvas na Bahia e em Minas Gerais. Colabore com a campanha emergencial #SOS Bahia e Minas Gerais e seja mais um a fazer a solidariedade  transbordar. No card abaixo as informações das contas e pix para depósito.

 

 

 

Anexos

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook