Tarde de conversa com diáconos

18 junho, 2020

A tarde dessa quarta-feira, 17, foi marcada por um agradável bate-papo entre o Arcebispo e os seis diáconos transitórios da Arquidiocese de Vitória. Eles fizeram exame de jurisdição, que segundo Dom Dario nada mais é do que “recapitular um pouco do que estudou e conversar um pouco sobre a vida pastoral”. O exame é uma rotina para aqueles que são candidatos a presbíteros e faz parte da lei Canônica, segundo o Arcebispo.

Além de Dom Dario, também estiveram presentes ao encontro o Reitor do seminário, Pe Jorge Campos; Coordenador do Instituto Interdiocesano e Vice-reitor do seminário, Pe Arthur Juliatti; Coordenador de Pastoral, Pe Renato Criste e o Vigário Episcopal da Comunicação, Pe Anderson Gomes. Todos eles também fizeram perguntas aos diáconos. Este foi o primeiro encontro do bispo com os seis após eles terem participado de missões na Amazônia.

A primeira pergunta feita aos candidatos ao presbiterado foi: “Vocês querem ser padres, mesmo? Todos respondem que sim à pergunta de Dom Dario, que na sequência fez outras perguntas, tais como: “A igreja nunca saiu das catacumbas, porque lá nunca esteve. Certo ou errado e por que?”

Já o Pe Renato Criste tratou do tema família, Pe Jorge de questões pastorais, Pe Arthur perguntou sobre Bíblia e a espiritualidade do padre diocesano e Pe Anderson pediu para que eles atualizassem a Koynonia para os dias de hoje.

Alexandre Ferreira, Zaelton Costa, Rodrigo chagas, Ricardo Passamani, Rafael Martins e Tarcio Siqueira foram ordenados diáconos no final do ano passado. Diaconato é o primeiro grau da ordem, que é seguido do presbiterado (padre) e episcopal (bispo). No caso dos diáconos transitórios, eles estão em preparação para receberem a ordenação presbiteral, ou seja, para serem ordenados padres. Já os diáconos permanentes, são homens casados e não podem ascender ao segundo grau, isto é, não podem ser padres.

Diáconos são ordenados desde a Igreja primitiva e têm a função de chegar onde os presbíteros e bispos não conseguem chegar. Em ambos os casos, eles são ligados diretamente ao bispo e têm a função de servir o altar, ministrar a palavra e a caridade, como por exemplo, levar a eucaristia aos doentes e visitar hospitais.

Curiosidade

Ao final da conversa Dom Dario soltou um enigma: “Sem ter culpa morreu! Seu pai não nasceu! Sua mãe também não! O neto foi enterrado no ventre da vó! A sua vó ficou Virgem até que o neto morreu.”

E você sabe a resposta? Dica: Está nos primeiros livros do Gênesis. 

Responde lá no Face ou no insta: @arquivitoria

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook