Tempo Comum

26 setembro, 2020

O tempo Comum ocupa a maior parte do Ano litúrgico, tem 34 semanas e é identificado pela cor verde, que simboliza a esperança. Nesse período os mistérios de Cristo são celebrados na sua plenitude, portanto ele não é um tempo mais fraco ou mais forte, pois isso não existe, afinal continuamos festejando a Páscoa de Jesus.

Esse tempo é dividido em duas etapas, a primeira começa depois do Natal e segue até a Quaresma e a segunda vai do final do Tempo da Páscoa até o Tempo do Advento. Nesses dois períodos acontecem as festas das comunidades, seus padroeiros e outras solenidades.

É tempo de vivenciar e experimentar o Cristo na vida cotidiana da Igreja e no mundo.

Segundo o Frei José Moacyr Cadenassi (OFMCap) em artigo escrito para a Revista Vitória, “o Tempo Comum pode ser considerado uma novidade na reforma pós-conciliar (Vaticano II)”. Segundo ele, “antes, os domingos que compõe esse período eram chamados de ‘domingos depois da epifania’ e ‘domingos depois de pentecostes’”.

Ao considerarmos os ciclos dominicais dos anos A, B e C, Candenassi explica que enquanto liturgia da Palavra existe uma “certa unidade do Tempo Comum”, porém “os dias da semana (segunda-feira à sábado) são chamados de dias feriais, e levam a denominação do domingo, de forma ordinal e progressiva (por ex.: 5º Domingo – 5ª Semana), contando do 2º domingo até o 34º. Neste último celebra-se a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. A 1ª semana tem início com o Domingo do Batismo do Senhor, ao mesmo tempo que este Domingo é a conclusão do tempo do Natal.”

O tempo comum é um período que nos é dado pela Igreja para celebrarmos os mistérios nos acontecimentos e nas pequenas e grandes coisas da vida. Ele nos ajuda a interpretar os dias como dias de bênção e salvação, pois o Senhor se coloca nas nossas vidas e nos mostra a sua fidelidade, se fazendo Páscoa em todos os nossos dias.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

sexta-feira 1 outubro
domingo 3 outubro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por