Tempos litúrgicos e o Ano Litúrgico

23 novembro, 2022

O ano litúrgico da Igreja Católica começa no 1º domingo do Advento, que este ano será dia 27 de novembro, e se encerra no último sábado do Tempo Comum. Diferente do ano civil – que começa em 1º de janeiro e se encerra em 31 de dezembro – o ano litúrgico é o tempo em que segundo consta no Capítulo V do SACROSANCTUM CONCILIUM “a santa Mãe Igreja considera seu dever celebrar, em determinados dias do ano, a memória sagrada da obra de salvação do seu divino Esposo. Em cada semana, no dia a que chamou domingo, celebra a da Ressurreição do Senhor, como a celebra também uma vez no ano na Páscoa, a maior das solenidades, unida à memória da sua Paixão”.

Durante todo o ano litúrgico é “distribuído todo o mistério de Cristo, da encarnação e Nascimento à Ascensão, ao Pentecostes, à expectativa da feliz esperança e da vinda do Senhor. Com esta recordação dos mistérios da Redenção, a Igreja oferece aos fiéis as riquezas das obras e merecimentos do seu Senhor, a ponto de os tornar como que presentes a todo o tempo, para que os fiéis, em contato com eles, se encham de graça”.

Na Solenidade de Cristo Rei celebrada no último domingo, 20 de novembro, ficou marcado o fim do Ano Litúrgico de 2022. A data instituída em 1925 pelo Papa Pio XI é um dia de celebrar Jesus Cristo como o rei bondoso, amoroso, pastor, diferente dos reis deste mundo. A Festa é a forma que a Igreja encontrou para mostrar que Jesus Cristo, o Rei, é a meta para todos os cristãos católicos. Neste dia também foi celebrado o dia do leigo, pessoas que ocupam importantes ministérios na vida da Igreja e assumem vocação missionária, sendo pedras vivas da Igreja, trabalhadores do reino de Cristo.

Assista o vídeo abaixo e conheça todos os detalhes sobre o que é o Ano Litúrgico e quais são os tempos litúrgicos.

Compartilhe:

VÍDEOS

terça-feira 29 novembro
quarta-feira 30 novembro
Nenhum evento encontrado!

Facebook