Terço dos Homens inicia atividades dedicadas ao Ano de São José

Por meio da Carta Apostólica “Patris corde – Com coração de Pai”, o papa Francisco faz um convite especial a todos os católicos. A Igreja começa a viver um ano dedicado a São José. Trata-se de um presente especial do Santo Padre e um convite para que conheçamos mais o pai adotivo de Jesus. A iniciativa acontece por ocasião dos 150 anos de declaração do Esposo de Maria como Padroeiro da Igreja Católica. O Ano Josefino começou oficialmente no dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, e se concluirá na mesma solenidade, em 2021.

O movimento do Terço dos Homens na Arquidiocese de Vitória, realizará no próximo sábado a partir das 16h30 pelas redes sociais do Convento da Penha mais uma edição da reza do Terço. De acordo com a coordenação, estará presente diversos homens das paróquias da Arquidiocese que possuem São José como padroeiro. O encontro será restrito apenas para os participantes que irão conduzir o terço, nas intenções os fieis estarão rezando pelo fim da pandemia, pelas famílias enlutadas, entre outras intenções.

Como a proclamação deste Ano Santo de São José, pelo Papa Francisco, se deu muito recentemente já estamos desenvolvendo algumas ações como esse primeiro Terço no Convento no sábado. Na semana que vem teremos a nossa primeira reunião da Coordenação Estadual em 2021 e trataremos do assunto”, destacou o coordenador da comunicação do movimento, Glayson Lozzer.

Acompanhe pelas Redes Sociais do Convento da Penha

Canal no youtube (clique aqui)

Facebook (clique aqui)

Durante o Ano de São José, as indulgências plenárias serão concedidas aos fiéis que, além das condições habituais previstas pela Igreja, praticarem cinco atos particulares de piedade ou obras de caridade ligadas ao modelo representado pelo pai de Jesus.

Condições habituais

– Confissão Sacramental

– Comunhão Eucarística

– Oração nas intenções do Santo Padre, o papa

Atos de piedade ou Obras de Caridade

– Abrir-se à vontade de Deus

– Meditar ou participar de um retiro espiritual

– Fazer-se instrumento de justiça e misericórdia do Pai através da realização de obras de misericórdia corporais e espirituais, como José, o “homem justo” (Mt 1, 19).

– Recitar o Santo Terço

– Santificar o próprio trabalho confiando-o à intercessão de São José ou rezar por aqueles que são privados de uma ocupação digna. Rezar pelos que sofrem formas de perseguição através da oração das ladainhas a São José ou outras fórmulas de oração próprias dos ritos das Igrejas Orientais.

São José e os “Josés” dos nossos dias

Conhecer São José no plano salvífico de Deus é imprescindível. Por meio deste ano especial que começa, a Igreja quer chegar ao coração de todos os católicos. Celebrar o Ano de São José é dar atenção especial ao sim do pai adotivo de Jesus, que muitas vezes não é reconhecido, como o sim de Maria. Com o sim de José, o plano salvífico foi levado adiante e a palavra de Deus deixa claro as dificuldades que ele enfrentou ao receber o anúncio de que sua futura esposa estava grávida, embora não tivesse tido contato algum com homem. Essa foi apenas a primeira dificuldade. Mas como homem justo, José aceitou todos os percalços e seguiu adiante, obedecendo a Deus. A propósito, o termo “homem justo”, raríssimo na Bíblia, quer dizer “santo”. Trata-se de um atributo reservado somente a Deus (Ecle 7,20). Isso revela muito sobre a integridade, os valores e a santidade de vida de José, que era fiel à lei, observador dos mandamentos e preceitos da Torah.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
segunda-feira 5 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Segundo Dia Oitavário
terça-feira 6 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Terceiro Dia Oitavário
quarta-feira 7 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Quarto Dia Oitavário
quinta-feira 8 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Quinto Dia Oitavário
sexta-feira 9 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Sexto Dia Oitavário
sábado 10 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Sétimo Dia Oitavário
domingo 11 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Oitavo Dia Oitavário
Nenhum evento encontrado!