Tirol tem paróquia fundada há 123 anos

26 abril, 2021

Localizada em Santa Leopoldina, na região serrana do Estado do Espírito Santo, cidade em que os primeiros Verbitas se instalaram em nosso país, em 1895. A Paróquia Divino Espírito Santo foi fundada em 04 de Março de 1898 para atender aos colonos de língua alemã. Naquele tempo, o Centro Religioso da Congregação do Verbo Divino, foi construído na região do Tirol, atualmente zona rural do município de Santa Leopoldina.

A História

A colônia de Santa Leopoldina, antes denominada Porto de Cachoeiro, foi uma das quais recebeu no final no século XIX, um grande número de imigrantes que ajudaram a formar pequenos núcleos populacionais. O maior contingente veio da Alemanha, porém também da Holanda, Suíça, Luxemburgo, Pomerânia, Áustria, entre outros.

Após cinco anos sem a presença de um religioso, os imigrantes alemães católicos solicitaram ao Papa que enviassem sacerdotes que falasse alemão, para dar assistência religiosa. Foram enviados os Pe. Francisco Donald e Francisco Tollinger, missionários da Congregação do Verbo Divino.

Na chegada em 19 de Março de 1895, dia de São José, celebraram duas Missas na colônia do Tirol e oficializaram a fundação do primeiro apostolado da Congregação do Verbo Divino no Brasil.

Nossos Principais Templos

IGREJA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO – TIROL

Marco da colonização, é datada de 1895 e foi construída em estilo neogótico pelos primeiros imigrantes austríacos que se instalaram na Comunidade do Tirol. Eles eram artesãos, o que pode ser observado nos detalhes da Igreja. A torre na parte dos fundos também é outra característica cultural desses imigrantes.

IGREJA MATRIZ SAGRADA FAMÍLIA – SEDE

A Igreja Matriz situa-se em um morro com altitude aproximadamente de 100 metros acima do nível do mar. De lá pode-se avistar o morro do hospital, com o Monumento ao Imigrante, o conjunto de montanhas que circunda a cidade, o rio Santa Maria da Vitória e o casario que compõe o sítio histórico. A edificação começou a ser construída em 1901, pelo padre Leopoldo Pfad, o irmão Ângelo (Peter Kiefer) e o irmão Germano (Franz Speckmeier). A obra foi concluída em 1902 e a primeira missa celebrada em 25 de dezembro de 1903 pelo padre Paulo Gruber. Em sua construção há traços do estilo neogótico. O altar-mor é de cedro e foi esculpido por  um artista da região de Tirol, na Áustria, entre os anos de 1920 e 1922. O altar lateral é de mármore e foi doado à igreja por J. Reisen, em 1923. Na igreja há ainda vários objetos, dentre eles a Via Sacra feita em madeira.

A Congregação

A Congregação dos Missionários do Verbo Divino foi fundada por Santo Arnaldo Janssen no dia 8 de setembro de 1875, em Steyl, Holanda. Os verbitas, como são chamados, desenvolvem diversas ações missionárias diante da realidade onde se encontram se fazendo presente na vida do povo e com o povo. Fazemos de nosso carisma e dimensões parte de nossa vida. A Congregação atua em quatro dimensões: Justiça, Paz e Integridade da Criação (Jupic); Comunicação; Animação Missionária; Bíblia.

Santo Arnaldo Janssen fundou a Congregação do Verbo Divino – SVD, como uma comunidade, em Steyl, na Holanda. Os primeiros missionários chegaram ao Brasil. Foi em 12 de março de 1895 que o pequeno transatlântico aportou em Vitória-ES. Com a autorização e as provisões do bispo de Petrópolis, os dois missionários se prepararam para visitar as colônias de língua alemã. Viajando em canoa e subindo os rios, chegaram às comunidades. Foram convidados pelos colonos do Tirol, nas pitorescas montanhas do Estado do Espírito Santo e na festa de São José, no dia 19 de março, tiveram como data da fundação verbita no Brasil.

De acordo com sua Constituição, os Verbitas consideram como dever o anúncio da Palavra de Deus a todos os povos, a criação de novas comunidades do Povo de Deus e a promoção do crescimento e a união entre si e com a Igreja inteira. Os verbitas trabalham, primeiro e antes de mais nada, onde o Evangelho ainda não foi anunciado, ou  foi insuficientemente, e onde a Igreja Local ainda não é auto-suficiente. Apresentando este Deus Uno e Trino das diversas formas e realidades da sociedade Brasileira, respeitando suas culturas e vivencias , humanizando o ser como parte  importante da Criação. Nos fazemos presente na  vida de cada ser da forma mais simples, justa e fraterna.

Eventos Sociais e Religiosos

Tradicionalmente conhecida, a Festa de São Sebastião é um dos maiores eventos religiosos e social de Santa Leopoldina, celebrada todos os anos, no último final de semana de Janeiro, o evento reúne todas as 30 comunidades da Paróquia.

Festa de São João, Pedro e Paulo – Dando início aos eventos sociais juninos, a nossa comunidade celebra em Julho os tradicionais festejos julinos, com muita alegria, danças, comidas típicas da região. O evento reúne católicos e também luteranos, em algumas ocasiões a tradicional Missa Caipira sendo em de forma Ecumênica.

Além disso, praticamente todos os meses  uma de nossas comunidades em todo o Município de Santa Leopoldina realiza algum evento em Honra ao Padroeira (a) da comunidade. Ainda no decorrer do ano, são realizadas procissões  teatros e encontros feitos pelos diversos grupos de nossa Paróquia.

Símbolos do Espírito Santo

O principal elemento que representa essa celebração é a pomba branca, que simboliza a ave mensageira que tem os sete dons do Espírito Santo – sabedoria, entendimento, ciência, conselho, fortaleza, piedade e temor de Deus. Por isso, ela é representada com fitas coloridas em seu bico, uma para cada dom.

Outro item importante é a bandeira vermelha, símbolo do fogo, elemento no qual o Espírito Santo se manifestou. No centro da bandeira há uma pomba branca com raios de luz.

Oração de invocação do Espírito Santo

“Vinde, Espírito Santo! Enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito, e tudo será criado. E renovareis a face da Terra.

Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da Sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso.

Amém”.

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook