Trabalho evangelizador do secretário paroquial

28 setembro, 2020

O Dia dos secretários e secretárias paroquiais é comemorado na próxima quarta-feira, dia 30 de setembro, data em que a Igreja celebra São Jerônimo. O santo foi secretário do Papa São Dâmaso e o auxiliou na tradução da Bíblia para o latim.

A função do secretário ou secretária paroquial é primordial na vida da Igreja. Sobretudo, porque eles são responsáveis por auxiliar ao padre no dinamismo pastoral e no funcionamento da paróquia. Dessa maneira, os secretários e secretárias são homens e mulheres de Deus, não só funcionários, mas evangelizadores.

Na secretaria paroquial é percebido o grau de organização de uma comunidade, pois o trabalho precede os conhecimentos da doutrina da Igreja. As secretárias atuam como “cartões de visitas” e muitas vezes são responsáveis pelo primeiro contato com os sacramentos e a vida pastoral. O trabalho dos secretários devem ser o prolongamento do trabalho pastoral, pois, não é simplesmente um trabalho burocrático, mas deve ser alguém que saiba acolher da mesma forma que Cristo acolhe, pois ela é o braço direito do pároco.

Para o secretário Alexandre Vittorazzi da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Vila Velha, é preciso ter sensibilidade com as necessidades do próximo e escutar as dificuldades do dia a dia. “Através do meu trabalho fui buscando aprimorar ainda mais o conhecimento na área. Fiz diversos cursos, participei de formações dentro deste contexto pastoral. Tive que me preparar para aquilo que me foi oferecido. Ser secretário paroquial é uma honra”, destaca.

Alexandre ressalta que ser secretário é ser o elo entre os fiéis e a paróquia. “Atuar neste papel se revela cada vez mais ser uma verdadeira missão. Direcionamos as atividades de acordo com as demandas. É um trabalho que não pode ser realizado de forma individual, mas em conjunto também com as coordenações pastorais da paróquia”.

A secretária ou o secretário possuem em suas tarefas a hospitalidade, o acolhimento. Exercem o diálogo entre fieis e padre, tornam-se o rosto da comunidade paroquial, sendo evangelizadoras. Devido a pandemia do coronavírus, este ano não será a realizado o encontro com os secretários e secretárias das 90 paróquias que ocorre todos os anos.

A Arquidiocese de Vitória parabeniza e agradece o empenho de todos vocês secretários (as), que diariamente dedicam sua sabedoria em prol de nossa Igreja, e também carrega consigo a Fé e a Sabedoria da Palavra de Deus.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quinta-feira 29 julho
sábado 31 julho
domingo 1 agosto
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por