Três paróquias de Vila Velha anunciam retomada de missas com fiéis

20 julho, 2020

Seguindo todas as recomendações da Secretaria de Saúde e as orientações do arcebispo de Vitória, dom Dario Campos, as paróquias seguem avaliando o painel da covid no Espírito Santo e tomando as decisões sobre celebração de missas com participação dos fiéis.

Na Grande Vitória, 3 municípios estão com risco moderado (Vitória, Serra e Vila Velha). Os três municípios compõem três das Áreas Pastorais da Arquidiocese que conta ainda com outras três em seu território geográfico: Benevente, Cariacica/Viana e Serrana.

A Área Benevente continua com Celebrações sem público, transmitida pelas redes sociais, obedecendo às restrições propostas pelo município de Guarapari. A Área Serra/Fundão fará uma avaliação da situação no próximo encontro virtual dos padres da Área agendado par o próximo dia 7 de agosto. Cariacica /Viana ainda está com risco alto e, portanto, as Celebrações continuam sem a presença de fiéis. Já na Área Pastoral Vila Velha, algumas paróquias, entre elas Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Bom Pastor e Nossa Senhora da Glória  já estão anunciando a retomada de missas com fiéis para o próximo final de semana, obedecendo às orientações enviadas pelo Arcebispo:

·     Equipes para orientar os fiéis na entrada da igreja;

·     Uso de máscaras;

·     Higienização dos ambientes;

·     Álcool em gel na entrada das igrejas;

·     Utilização de termômetros para aferição de temperatura;

·     Manter distanciamento seguro de acordo com normas sanitárias.

A partir das orientações gerais cada paróquia está criando sua forma de organização e comunicação com os fiéis. A paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro estabeleceu um limite máximo de 200 pessoas por Celebração e com agendamento pelo site e aplicativo da paróquia.

Na paróquia Nossa Senhora da Glória, o pároco, pe. Sandro fez orientações às equipes quanto ao uso de vestes, distanciamento e orientação aos fiéis na chegada à igreja. E, assim como Perpétuo Socorro e Bom Pastor, recomendou aos fiéis de grupos de risco que continuem participando pelas redes sociais com a possibilidade de Comungar nos horários estabelecidos pela paróquia.

Na paróquia Bom Pastor, aferidor de temperatura e totens de álcool já estão disponíveis na entrada da igreja, o distanciamento é de 2m, no lugar de ar condicionado estão funcionando ventiladores. Na igreja foram separados os lugares nos bancos para que a distância necessária seja mantida e o número de pessoas é controlado pelas equipes de serviço. Especificamente na paróquia Bom Pastor, a retomada vem acontecendo aos poucos.

Aos poucos e com atenção ao painel covid as paróquias irão fazendo as adequações necessárias sempre atentas aos cuidados com as pessoas e com a vida. 

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook