“Tríduo Pascal é o ápice da nossa Fé”

14 abril, 2022

Hoje a Igreja inicia o Tríduo Pascal, momento de mergulhar no mistério da morte e ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo e que segundo padre Tárcio Rosa Siqueira, é o momento em que o cristão, católico não deveria faltar. Em entrevista no programa Papo Cabeça, da Rádio América, nesta quarta-feira (13) o sacerdote afirmou que “se há uma liturgia em todo ano litúrgico, em toda vida da Igreja, em que nós não poderíamos faltar – salve por alguma razão importante e que impossibilite o fiel de participar – essa deveria ser o Tríduo Pascal e sobretudo a liturgia das liturgias que é a do Sábado Santo”.

Padre Tárcio é administrador Paroquial na paróquia Bom Pastor, em Nova Carapina I; Coordenador da Comissão para Animação Bíblico Catequética da Arquidiocese de Vitória, Professor de Sagrada Escritura na Casa de Formação Bom Pastor (Propedêutico), além de Diretor do Instituto Pastoral Catequética e Assessor da Pastoral do Batismo. Durante a conversa ele orientou que os fiéis participem destes 3 dias se deixando inebriar pela relação de morte e vida. Da vida que vence a morte e não meramente uma vida física, mas a vida eterna que todos desejamos alcançar e só poderemos com o Cristo.

“Como diz Santo Agostinho o Sábado Santo é a solenidade das solenidades, ou seja, viver o Tríduo Pascal é viver o ápice da expressão celebrativa e vivencial da nossa Fé. Tríduo Pascal é querigmático e mistagógico por natureza.  Querigmático porque ele anuncia a paixão, morte e ressurreição de nosso senhor Jesus Cristo e mistagógico porque é nosso testemunho e experiência que fazemos com Cristo morto e ressuscitado. ”

E diante de um mundo tão barulhento em que vivemos atualmente o sacerdote recomenda para viver melhor esse tempo o cristão deve buscar viver no silêncio, num silêncio alegre e não num silêncio triste e doloroso – ainda que nós vivamos o Tríduo Pascal sentindo as dores do Cristo – mas por outro lado e ao mesmo tempo sentindo a alegria da Páscoa em nosso meio. “Deve-se viver em oração, recolhimento, na partilha dos dons e dos bons e sobretudo experimentando e vivendo cada celebração que a Igreja propõe e as paraliturgias que a igreja também nos dispõe ao longo desta semana”.

Ainda durante a entrevista com Rodrigo Moutinho o presbítero falou sobre o significado de cada missa ou celebração do Tríduo Pascal. Você pode ouvir todo o bate papo clicando nos áudios abaixo!

Entrevista Papo Cabeça – Padre Tárcio Siqueira – Tríduo Pascal – Parte 1

Entrevista Papo Cabeça – Padre Tárcio Siqueira – Tríduo Pascal – Parte 2

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quinta-feira 29 setembro
sexta-feira 30 setembro
sábado 1 outubro
Nenhum evento encontrado!

Facebook