Tríduo Pascal

29 março, 2021

O Tríduo Pascal são os três últimos dias da Semana Santa, nestes dias recordamos e celebramos momentos importantes da caminhada de Cristo aqui na terra. Este é o período mais forte do tempo litúrgico, é nele que estão revelados o mistério pascal e o mistério eucarístico.

Infelizmente ainda tem muita gente que encara o Tríduo Pascal apenas como um feriado, tempo para viajar, descansar e fazer outras coisas, mas na verdade o momento é de alimentarmos a nossa fé recordando cada passo de Jesus até à ressurreição.

Cada um dos três dias do Tríduo Pascal possui um tema e ritos próprios, mas trata-se de uma única missa. Ela começa na quinta-feira e vai até o sábado, quando o sacerdote dará a benção final.

Vamos entender melhor:

Quinta-feira: É primeiro dia da solenidade, é nele que se faz memória da instituição da Eucaristia, do sacerdócio e se reproduz o ato em que Jesus lavou os pés dos discípulos.

Neste ano de 2021, devido à pandemia, não haverá o ato do lava pés.

Sexta-feira: A data marca o momento culminante do amor, ou seja, a morte de Jesus na Cruz. Este é um dia de jejum e às 15h os católicos rememoram e celebram a Paixão e morte de Cristo.

Sábado: É um dia de silêncio e vigília. Na celebração noturna, na hora do glória, depois de um longo silêncio quaresmal ascendem-se as luzes e passa-se do luto para a alegria da ressurreição.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

sexta-feira 1 outubro
domingo 3 outubro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por