Turismo religioso: Área Cariacica/Viana

15 janeiro, 2021

Vizinhas e ambas pertencentes à Região Metropolitana da Grande Vitória, Cariacica e Viana tem como principal ligação a BR 262. A estrada que corta os dois municípios leva a diversos pontos turísticos, entre eles alguns que são roteiros de fé. Confira.

Igreja Nossa Senhora da Conceição

Começando por Viana, destacamos a imponente Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Por estar situada num ponto alto da Sede da Cidade ela pode ser avistada ainda da estrada que leva ao centro administrativo do município. Além das torres irmãs é possível ver as duas imponentes palmeiras imperiais que completam a paisagem na frente da Igreja.

O monumento, construído entre 1815 e 1817 pelos colonos açorianos, tem arquitetura barroca e é tombado pelo Conselho Estadual de Cultura desde 1983.

 

Uma curiosidade sobre a Igreja é que as torres são diferentes uma da outra, fato que não é comum. Ocorre que um raio atingiu uma delas e causou um incêndio que destruiu parte da edificação. Quando reconstruída, a torre nova não ficou com o mesmo formato da anterior. Conta a história que foi Dom Pedro II que durante uma visita ao local doou recursos para a reforma da parte atingida pelo raio.

A imagem de Nossa Senhora da Conceição foi trazida de Portugal e chegou à Viana no dia 05 de janeiro de 1846, dia em que foi celebrada uma missa para recepcionar a santa.

Telefone

(27) 3255-1237

E-mail

[email protected]

Endereço

Rua Alvimar Silva nº 76 Centro / Viana – ES – 29.130-172

Igreja de São João Batista

Localizada na Sede da cidade de Cariacica, a Igreja foi construída na praça Marechal Deodoro da Fonseca, bem no centro de um local bucólico e com ares de cidade do interior. Considerada uma importante obra religiosa e cultural, a igreja tornou-se um ponto turístico do local.

Por decreto do Imperador do Brasil, Dom Pedro I, a construção do templo começou em 1839. A ideia central era urbanizar a região, por isso construir uma igreja naquela localidade era estratégico.

A edificação é feita de pedra, óleo de baleia e cal e o altar mor original era todo em madeira, mas ao longo dos anos foi sofrendo modificações até perder a sua originalidade.

A Igreja foi inaugurada em 1851, porém a torre do sino só foi construída em 1948.

Telefone

(27) 3254-1533

E-mail

[email protected]

Endereço

Praça Marechal Deodoro s/nº Cariacica Sede / Cariacica – ES – 29.156-080

Santuário do Bom Pastor

Ao chegar ao centro comercial de Campo Grande, em Cariacica, bem próximo da praça do bairro está o Santuário Bom Pastor, o único da cidade. Construído numa elevação, a torre da igreja pode ser vista de vários bairros.

Uma obra moderna e adaptada aos padrões de construção da atualidade, a então matriz da paróquia do Bom Pastor foi eleva à santuário em 07 de maio de 2017.

O nome do Padroeiro Bom Pastor, foi uma escolha dos próprios moradores, quando as obras da fundação da Igreja Matriz começaram, em 10 de Março de 1964. A primeira missa celebrada no novo templo, aconteceu no dia 12 de setembro de 1965 e foi presidida pelo Pe. José Carlos Barbosa, que concluiu a obra antes de deixar a paróquia, em 1969.

Antes da pandemia as missas chegaram a comportar em torno de 5 mil pessoas.

Telefone

(27) 3343-6588

E-mail

[email protected] [email protected]

Endereço

Rua Dom Luis Scortegagna s/nº Campo Grande / Cariacica – ES – 29.146-400

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook