Turismo religioso: Área Serrana

18 janeiro, 2021

Na região Serrana do Espírito Santo existem duas paróquias que chamam a atenção dos turistas por sua história e beleza. Localizadas em municípios do interior do Estado a matriz São Sebastião, em Afonso Cláudio, carrega belíssimas pinturas em seu interior e a Igreja Nossa Senhora de Fátima revela os encantos da Pedra Azul em seu altar. Conheça um pouco mais desses dois templos que atraem a curiosidade dos turistas.   

São Sebastião do Alto Guandú

No final de Século XIX o então bispo de Rio de Janeiro, Dom Pedro de Maria de Lacerda, visitou Afonso Cláudio, que naquela época ainda não existia como cidade, e levou consigo uma imagem de São Sebastião. Também naquela ocasião o bispo celebraria os sacramentos e por isso houve a necessidade de se construir uma capela.

Segundo o seminarista César, que faz estágio pastoral na paróquia, depois da primeira capela construída, o templo passou por mais duas ampliações até estar na edificação atual. O idealizador do atual templo, inaugurado em 1949, foi o Monsenhor Paulo de Tarso Rautenstrauch.

A construção é neoclássica e conta com pinturas do espanhol Perez Valdez nas paredes e no teto. Já os vitrais e os sinos foram encomendados de São Paulo. Hoje a paróquia São Sebastião conta com 52 comunidades, algumas delas com mais de uma hora de distância da Matriz, que fica na Praça Aderbal Galvão, próximo à rodoviária, no Centro da Cidade.

Telefone: (27) 3735-1004

E-mail: [email protected]

Endereço: Praça Aderbal Galvão, nº 286, Centro / Afonso Cláudio – ES. CEP: 29.600-000

Horários de missa: Segunda à sexta às 7h15

Sábados às 7h30

Domingos às 8h e 19h30

Paróquia Nossa Senhora De Fátima – Aracê

A Pedra Azul é um dos cartões postais do Espírito Santo e localizada no distrito de Aracê, em Domingos Martins, a Igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora de Fátima tem uma vista privilegiada do local. Ao fundo do altar está uma grande janela que revela a todos que se encontram dentro do templo as belezas naturais da região. 

Fundada em 30 de julho de 2006, a Paróquia faz parte da área pastoral Serrana e contempla 19 comunidades no entorno do distrito de Aracê. Padre Rohan Walter Menezes, que é seu administrador paroquial, conta que antes de se tornar paróquia a Igreja de Nossa Senhora de Fátima era uma comunidade que pertencia a Santa Isabel, Domingos Martins. Devido a uma necessidade pastoral a paróquia Santa Isabel – que tinha quase 85 comunidades – foi desmembrada. 

O vitral foi feito para que os visitantes possam contemplar a natureza e as maravilhas das criações de Deus. A Igreja matriz é muito procurada pelos apaixonados que desejam sacramentar seu amor. Somente neste ano de 2021, 38 casamentos estão agendados. Muitos casais vêm de outros estados e até mesmo de outros países para se casarem no local e padre Walter acredita que a beleza da Igreja e o vitral chamam muita atenção dos turistas. A época em que recebem mais visitantes é no fim de ano e nos meses de janeiro e fevereiro, em que muitas pessoas estão de férias.

 

Horário de visitação: Segunda a sábado – 07h30 às 11h e 12h30 às 17h. 

Telefone: (27) 3248-1695

E-mail: [email protected]

Site: https://www.paroquianossasradefatima.com.br/

Endereço: Rua Uliana, s/n, distrito de Aracê. Pedra Azul / Domingos Martins – ES

29.278-000

Horário de Missa: Domingo – 1º e 5º do mês às 8h. Nos restantes às 19h.  

Terça-feira às 19h. 

 

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook