Turismo Religioso: Benevente

14 janeiro, 2021

Na Área Pastoral Benevente que compreende os municípios de Guarapari, Anchieta e Alfredo Chaves existem Igrejas históricas com fundações no século XVI. A história missionária dos Jesuítas nesta área pastoral é intensa. Os primeiros a serem catequizados nesse tempo foram os índios da região e com a ajuda deles os Jesuítas construíram as Igrejas. Vale a pena conhecer um pouco dessa história.

 

Santuário Nacional de São José de Anchieta

Localizado numa encosta do morro do Rio Benevente, na cidade de Anchieta, litoral sul do Espírito Santo, a 80 km de Vitória, a Igreja de Nossa Senhora da Assunção foi construída entre os séculos XVI e XVII, por padre Anchieta com os indígenas da região. Os índios construíram a Igreja e a cela (quarto do padre Anchieta) onde ele morreu. 

O Conjunto Jesuítico de Anchieta destaca-se pela importância que teve no processo de inculturação religiosa dos índios puris e tupiniquins, conduzido pela Companhia de Jesus no tempo da Colônia, modelo considerado pioneiro no Brasil; mas também por ter sido o lugar onde o padre José de Anchieta passou os últimos anos de sua vida.

Em 1943, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, reconheceu sua relevância e importância do monumento para a Memória Nacional e promoveu seu tombamento.

Em 3 de abril de 2014, após 416 anos da morte do Apóstolo do Brasil, o Papa Francisco, primeiro Pontífice jesuíta da História, assinou no Vaticano, a canonização do padre José de Anchieta e o tornou oficialmente o terceiro santo brasileiro.  Em 2015, Anchieta é confirmado pela CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) Padroeiro do Brasil e também padroeiro de todos os catequistas.

 

Visitação (agende sua visita)

Templo: é aberto todos os dias para a visitação das 7 às 20 horas.

Museu: Atualmente o museu encontra-se fechado para a restauração.

Santuário: Aberto para visitação das 08h às 20h

Secretaria do Santuário

Telefone e whatsapp: (28) 99939-4243

E-mail: [email protected]

Endereço: Praça do Santuário, 240 – Morro da Penha – 29230-000 Anchieta

 

Todo dia 09 acontece a Missa Votiva a São José de Anchieta às 19h.

Capela de Nossa Senhora da Conceição

Localizada no centro de Guarapari, a 75 km do aeroporto de Vitória – ES, a Igreja Nossa Senhora da Conceição foi construída no século XVI na parte alta da cidade, em 1585, por Pe. Anchieta. Os índios Goitacazes e Tupiniquins, moradores da antiga aldeia do Rio Verde, como era chamada Guarapari, foram catequizados pelo Pe. José de Anchieta.

Em 1760, com a expulsão dos jesuítas do Brasil, a Igreja ficou abandonada, e o prédio entrou em decadência, servindo de cemitério. Em 1880, com a ajuda do governo do Estado, a Igreja da Matriz recebeu sua primeira restauração, tendo perdido um pouco das características iniciais. Os restos mortais ali sepultados permanecem no local.

Em 1970, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, como patrimônio nacional. Em 1972 a Igreja sofreu uma obra de restauração tendo sido recuperado cobertura, forros, pisos, alvenarias, esquadrias e pintura geral.

Além de toda história e cultura, a igreja também é conhecida pelo seu revestimento e detalhes. O altar recebe luz natural por meio de quatro óculos laterais. O contorno das janelas e metade da parede são cobertos por conchas, o que rendeu o apelido de “igreja das conchas”. A imagem de Nossa Senhora da Conceição foi esculpida no século XVII. 

Aproveite o tempo de férias e vá visitar a “Igreja das conchas” e também as ruínas da Igreja Nossa Senhora da Conceição, localizada há poucos metros da antiga matriz.

Visitação

As visitas podem ser feitas de segunda a sábado das 9h às 16h e no domingo no horário da missa às 9h

Telefone: (27) 3261-0881

Endereço: Ladeira Salvador Souza, 1588 – Centro, Guarapari – ES, 29200-090

E-mail: [email protected]

Facebook da paróquia

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quarta-feira 16 junho
sábado 19 junho
segunda-feira 21 junho
quinta-feira 24 junho
Nenhum evento encontrado!

Facebook