Turismo Religioso: Vila Velha

12 janeiro, 2021

O Espírito Santo tem uma forte vocação para o turismo religioso. Além dos momentos, as manifestações acontecem durante o ano todo e são responsáveis por grande parte da movimentação turística desse segmento no Estado. A maior delas é a Festa da Penha, uma homenagem à padroeira do Estado, que recebe cerca de 1,5 milhão de turistas e visitantes durante oito dias de celebrações que acontecem na Grande Vitória, especialmente no Convento da Penha.

Em Vila Velha fica a Igreja do Rosário, a mais antiga do Brasil em atividade, com sua construção iniciada em 1535, logo após a chegada do donatário, sob a forma de capela. Recebeu naquela época o acréscimo de uma nave maior e o nome de Igreja Santa Catarina, sendo posteriormente denominada de Igreja do Rosário. A Igreja do Rosário é um bem tombado pelo “IPHAN” (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). 

Convento da Penha

Num penhasco de 154 metros de altitude e localização privilegiada a 500 metros do mar que ostenta no seu entorno imponente fragmento da mata atlântica, está edificado o Santuário de Nossa Senhora da Penha, fundado por Frei Pedro Palácios, que aqui chegou em 1558, trazendo consigo o Painel de Nossa Senhora das Alegrias.

O monumento arquitetônico, peculiar na singeleza e sobriedade, apresenta em sua trajetória histórica muitas reconstruções como a excepcional concepção arquitetônica do Convento, incrustado na rocha do morro, abrindo as janelas de suas celas para o magnífico panorama da barra de Vitória e do oceano Atlântico, enquanto de sua fachada se tem bela vista panorâmica de Vila Velha.

Visitas ao Convento

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO 

  • ABERTURA DO PORTÃO: 6h (de segunda a sexta) | 7h (sábados e domingos).

 

  • ACESSO PERMITIDO aos primeiros quarenta (40) automóveis que chegam (de segunda a sexta) para a Missa das 7h. Após este horário (ou atingido o limite de automóveis) a subida só poderá ser feita a pé ou pelo serviço do transporte em vans.

 

  • Aos SÁBADOS, DOMINGOS e FERIADOS não há acesso com automóveis particulares, exceto os que transportarem idosos com dificuldade de locomoção ou pessoas portadoras de necessidades especiais.

 

  • ABERTURA DA CAPELA (varanda da Pietá): no mesmo horário do portão

 

  • FECHAMENTO DO PORTÃO: 16h.

 

  • FECHAMENTO DA CAPELA: 16h.

MISSAS PRESENCIAIS

  • De SEGUNDA a SEXTA, Missa no Campinho às 7h.

 

  • Aos SÁBADOS e DOMINGOS, a Missa ocorre às 9h.

MISSAS ONLINE

  • De SEGUNDA a SÁBADO, Missa pelas redes sociais às 15h.

 

  • Aos DOMINGOS, Missa pelas redes sociais às 9h.

Onde assistir as Missas:

 

 

ATENDIMENTOS E CONFISSÕES

Aos penitentes e confessores, o Convento possibilita condições seguras para a celebração do Sacramento da Reconciliação. Os atendimentos ocorrem nos seguintes horários:

  • De segunda a sábado: das 8h às 11h e das 14 às 16h.

 

  • Domingo: das 14h às 16h.

Igreja do Rosário

Mais conhecida como Igreja da Prainha, a Matriz leva o título de Nossa Senhora do Rosário. Provavelmente, a Igreja foi construída como alguns dizem, por Vasco Fernandes Coutinho, logo após sua chegada, em 23 de maio de 1535. Se assim o foi, sem dúvida, a mais antiga do Espírito Santo! Outros, asseguram que fora construída pelo dinâmico Padre Afonso Brás s. j. em 1551, auxiliado pelo seu confrade irmão-leigo Simão Gonçalves, pelo próprio Vasco Fernandes Coutinho e pelos colonos recém-chegados. Sabemos que desde o início existiu dentro dela ou, então, numa casa anexa, a Irmandade da Misericórdia que, em 1605, se transferiu para Vitória. Não se sabe a data certa, mas a Igreja do Rosário, de Vila Velha, tornou-se Freguesia (Paróquia), possivelmente, na segunda metade do século XVII. Foi uma das primeiras Freguesias do Espírito Santo.

Como chegar?

Rua Delmar Duarte, Prainha, Vila Velha-ES

Santuário de Vila Velha

O nosso estado tem o nome de Espírito Santo, porque foi no dia em que a Igreja celebrava a Festa de Pentecostes que, Vasco Fernandes Coutinho aportou na Prainha em 1535, para tomar posse da Capitania Hereditária do Espírito Santo. Em 1952, tomou posse na Diocese do Espírito Santo, Dom José Joaquim Gonçalves, que teve a inspiração divina de construir em Vila Velha um santuário em honra ao Divino Espírito Santo. D. José confiou a tarefa da construção ao Frei Aniceto Kroker que, por vários motivos, não conseguiu efetuar a compra do terreno. Em 1956, Frei Firmino Matuschek recebeu o encargo de vigário e deu impulso ao projeto traçado por Dom José, adquirindo o terreno da Rua Cabo Aylson Simões, onde foi construído o Santuário, sob sua orientação. A inauguração e consagração do templo foram realizadas pelo Arcebispo Dom João Batista da Motta e Albuquerque em 21.04.1967, em cerimônia festiva. As explicações das cerimônias ficaram a cargo do capelão da Marinha Pe. Hebert Victor Burns.

Missas no Santuário:

3ª a 6ª feira: 12h/18h

Sábado: 17:00h

Domingo: 7h/9h/11h e 19h

Confissões: (Não está acontecendo devido a Pandemia)

Missas na Matriz Nossa Senhora do Rosário:

Domingo: 8h

Como Chegar?

Rua Cabo Aylson Simões, 762

Vila Velha – ES

29100-320

Tel. (27) 3329-1266

E-mail: [email protected]

Site: paroquiadorosario.com/

Mirante Natural da Igrejinha Nossa Senhora dos Navegantes 

Ponta da Fruta é um povoado pertencente ao município da histórica Vila Velha, primeira capital e primeiro povoamento no Espírito Santo, distante 22 quilômetros, situada em um cabo que separa o litoral sul em dois conjuntos de praias. Conta a história do lugar que a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes foi erguida entre 1944 e 1945, em cumprimento a uma promessa de um imigrante italiano, que, saindo da suas terras nas serras do Espírito Santo, fugiu da hostilidade que acontecia durante a segunda guerra mundial, contra os alemães e italianos. Ele teria então se instalado em Ponta da Fruta. Sua promessa consistia na construção de uma Igreja para Nossa Senhora, caso fosse atendido seu pedido pelo fim da guerra e perseguições decorrentes do conflito.

Como chegar?

EndereçoR. Nossa Sra. dos Navegantes, 39-463 – Nova Ponta da Fruta, Vila Velha – ES, 29129-055

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quinta-feira 29 julho
sábado 31 julho
domingo 1 agosto
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por