Um ano de Ordenação Sacerdotal

24 julho, 2021

No dia 25 de julho de 2020 a Arquidiocese de Vitória ordenava seis novos padres, dentre eles o padre Alexandre Ferreira de Souza e o padre Rafael Martins Nascimento, que já tinham endereço certo: paróquias da área Benevente. O envio desses dois novos padres foi uma grande bênção, mais especificamente para as paróquia São José e para a paróquia São Pedro.

O padre Alexandre foi acolhido no dia 09 de agosto de 2020, como Vigário Paroquial na paróquia São José em uma missa celebrada pelo padre Jorge Campos, tornando-se assim o auxílio necessário na condução da paróquia com suas 26 comunidades. Já o padre Rafael, continuou na paróquia São Pedro, onde exerceu seu ministério diaconal até a sua ordenação, iniciando sua caminhada no ministério sacerdotal também como vigário e após cinco meses, assumiu como pároco solidário ao lado do padre José Moraes.

Para padre Alexandre, um dos fatos mais marcantes foi ter sido ordenado durante a pandemia, numa cerimônia a portas fechadas com a participação de pequeno número de convidados. “Fato esse que não diminuiu a beleza e a graça desse dia, ao contrário disso, as pessoas que acompanhavam a ordenação pelas redes sociais estavam vibrando e rezando junto com os presentes”, relatou o padre Alexandre.

Ambos contaram suas experiências no decorrer de um ano tão atípico e desafiador, enfrentando o desafio da pandemia, com a realização de celebrações e solenidades com igrejas fechadas, com número mínimo de pessoas e com a ajuda da internet para alcançar aos fiéis que não podiam estar presentes. Lembrando que no seminário não foram preparados para tal situação.

Mas que mesmo diante dessa nova realidade, em momento nenhum se afastaram do povo, atendendo aos anseios com muita naturalidade e cuidados necessários, visitando os doentes, levando o sacramento da Unção dos enfermos, celebrando exéquias e Santas Missas. “Os médicos estão na linha de frente para salvar o corpo e eu, para salvar as almas”, relata padre Rafael.

“Para mim a pandemia foi importante no sentido de fazer ressaltar as urgências dentro do coração de quem não podemos perder tempo, fazendo-nos acreditar que temos o dia de hoje e que o momento para Deus é agora.” Pe. Alexandre. Hoje completando um ano de ordenados, Padre Alexandre resume seu primeiro ano como sacerdote com três palavras: Caminho, conhecimento e certeza. Certeza da sua vocação e ministério como resposta ao chamado de Deus para servir em sua Igreja.

E completam que a Gratidão faz parte de seus dias. Gratidão pela certeza de que Deus está sempre com eles. Gratidão pelas pessoas que puderam conhecer no caminho de evangelização. Gratidão por Deus tê-los conduzidos através do Espirito Santo permitindo a realização de tantos momentos bonitos e importantes que jamais serão esquecidos.

Para as paróquias São José e São Pedro, comemorar essa data é comemorar também tudo aquilo que o padre Alexandre e padre Rafael plantaram durante esses 12 meses. É muito gratificante ver como ambos tem crescido, quanto podemos ver Deus presente em suas vidas. Eles tem a facilidade de amar sem julgamento. Não temos dúvidas que foi Deus quem os escolheu para serem padres.

E no domingo dia 25 de julho, as paróquias São José e São Pedro, convidam a toda a arquidiocese de Vitória a colocar suas intenções por cada padre de nossas paróquias e de maneira especial pela vida sacerdotal do Padre Alexandre, Padre Rafael, Padre Ricardo, Padre Rodrigo, Padre Tárcio e Padre Zaelton que mesmo tão jovens na caminhada sacerdotal trazem o melhor de Deus para a Igreja.

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook