No último dia 25 de Julho aconteceu na Comunidade Matriz São José, na Paróquia São José, em Fundão, a Santa Missa que marcou o último domingo da Campanha do dízimo de 2021, a qual neste ano teve como tema: “Dízimo Sementes de Amor”. Durante todo o mês, as comunidades da Paróquia São José promoveram momentos de conscientização sobre a importância do dízimo na vida da Igreja.
O último dia 25 também ficou marcado pela entrega, feita pelos participantes do Movimento Encontro de Jovens com Cristo (EJC) da Paróquia São José – Fundão, de mais de 5 toneladas de alimentos, totalizando mais de 290 cestas básicas que serão posteriormente distribuídas para as famílias carentes das Comunidades.
A Pastoral da Comunicação conversou com um dos integrantes do EJC, Régis Borges Scaquetti, o qual contou um pouco de como surgiu a ideia da arrecadação de alimentos. De acordo com o jovem, a motivação se deu em razão da impossibilidade de realização dos encontros anuais, por dois anos consecutivos, por conta da Pandemia. E sendo assim, neste ano de 2021, os integrantes do EJC – Paróquia São José de Fundão resolverem de uma maneira diferente promover a união dos jovens, de forma alternativa à presencial. Em atitude fraternal a comunidade promoveu entre todos a solidariedade.
A ideia a princípio consistia em promover uma gincana, recebendo o grupo vencedor um prêmio. Graças a Deus os participantes abraçaram a ideia e durante todo o mês seguiram em busca de alimentos. As formas de receber as doações foram diversas e ao longo desta ação solidária receberam os jovens, até mesmo, testemunhos de pessoas que se sentiram tocadas por Deus para realizar a doação!
O jovem Régis contou, ainda, que o sentimento que fica é o de amor e de gratidão a Deus: “Ao doar, quem ganha não é somente quem recebe, mas, sim, quem de bom grado doou. Tudo isso ficou muito forte nos corações dos jovens que participaram da ação solidária. E existe a previsão do EJC – Paróquia São José Fundão promover outras ações similares para ajudar, cada vez mais, as famílias carentes da nossa comunidade”.
Ao final da Santa Missa do último dia 25, o Padre Lúcio, pároco desta paróquia, destacou a importância dos jovens realizarem ações como tal e demonstrou seu sentimento de gratidão, recebendo os jovens até o altar para, assim, dar-lhes a benção final, enviando os Jovens e toda Comunidade presente para a ação .