2023 é o ano para redescobrir as quatro Constituições do Concílio Vaticano II: Lumen Gentium – Sacrosanctum Concilium – Dei Verbum – Gaudium et Spes. O pedido foi feito pelo Papa Francisco para comemorar o jubileu de 60 anos do Concílio, que acontece em 2025.
Para tornar acessível e compreensível a proposta das Constituições conciliares, o Dicastério para a Evangelização coordenou a publicação da coletânea composta de 34 cadernos, escritos de maneira simples, fácil e “linguagem cativante” para “suscitar interesse para que o Concílio Vaticano II se torne atual na vida das pessoas”, disse arcebispo dom Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério. Para dom Fisichella, os cadernos são, também, “fonte de inspiração para as homilias e catequeses dos sacerdotes, já que são temas fundamentais para a Igreja hoje”. Os cadernos foram escritos por teólogos, estudiosos da Bíblia e jornalistas.
Foi realizada uma competição para composição do hino e já chegaram ao Dicastério dezenas de partituras de todas as partes do mundo.
Os cadernos foram escritos em Italiano, mas serão traduzidos para outras línguas.
A Arquidiocese de Vitória também escolheu para aprofundamento, oração e reflexão as quatro Constituições, dando continuidade ao Projeto Formando Discípulos Missionários de Jesus. O primeiro caderno já foi enviado às paróquias e deve ser utilizado pelos Conselhos e grupos de pastoral e de serviço até final do mês de maio. Na sequência, a cada dois meses serão enviados os novos cadernos: junho e julho: Sacrosanctum Concilium – agosto e setembro: Dei Verbum – novembro e dezembro: Gaudium et Spes.
A explicação para o primeiro material foi gravada com dom Andherson Franklin Lustoza de Souza, bispo auxiliar de Vitória e está disponível no you tube da Arquidiocese. Acesse aqui.