A campanha missionária deste ano de 2021 convida a uma identificação com Jesus Cristo e sua missão. Com tema “Jesus Cristo é missão “ é um convite a todos à vivência da compaixão e da esperança. Pela graça do Batismo, somos todos missionários é isso exige anúncio e denúncia. Eis o lema do ano missionário: “não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4, 20).
Com o olhar do coração, cheio de compaixão, ver as novas realidades pioradas pela pandemia que geram vítimas, sofrimentos, pobreza e um grande número de desalentados doentes em todas as suas dimensões. É deles que vem um clamor por justiça, pedido de ajuda para que a vida seja respeitada.
Motivados pela mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões, nosso apelo de missionários da esperança é de fazer ecoar profeticamente que ninguém se salva sozinho! Se faz urgente vencer a tentação da indiferença e a apatia e nos empenharmos em nos tornarmos próximos uns dos outros, cuidando e promovendo a cultura da solidariedade e fraternidade que geram consolo e esperança.
O chamado é para todos: “missionários e missionárias da compaixão e da esperança “ que cada um dê sua resposta e sua contribuição, a exemplo de Jesus que passou fazendo o bem! Sejamos promotores e defensores da vida e das iniciativas que defendem a vida! Na certeza de que não estamos sozinhos vamos com coragem! Ele prometeu estar conosco até o fim dos tempos. Que o Senhor conceda a todos, santas missões!
Padre João Marcelo dos Santos – Em missão no Estado do Pará