Vigília Pascal: a noite da Luz

8 abril, 2023

Podemos dizer que a Vigília Pascal é uma Celebração repleta de sinais: escuridão e luz / silêncio e canto / água e fogo. Todos estes sinais foram realizados na Catedral de Vitória que hoje, além da vigília que antecede o Dia da Ressurreição, com a bênção do fogo, o acendimento do círio pascal e a recordação da história da salvação, também acolheu oito catecúmenos que foram batizados e crismados, juntamente com outros dois que também receberam o sacramento do crisma.

Dom Dario Campos, arcebispo de Vitória, presidiu a Celebração que foi concelebrada pelos padres Renato Criste e Ruan Coutinho, pároco e vigário, respectivamente. Com a igreja no escuro foi feita a bênção do fogo e acendido o círio pascal. Deste todas as pessoas receberam a luz que acendeu suas velas, iluminando a Catedral e preparando a assembleia para o acender das luzes, enquanto se entoava o canto da ressurreição.

Durante a homilia dom Dario explicou os diferentes momentos que caracterizam a vigília pascal: a Liturgia da Luz -, que é composta pela bênção do fogo, acendimento do círio pascal e das velas e a iluminação da igreja – A Liturgia da Palavra, composta por leituras do Antigo e do Novo Testamento que recordam a história da salvação – O Batismo, momento em que os fiéis renovam as promessas de fé – A Eucaristia, momento em que o pão é novamente consagrado (este gesto não é feita na Sexta-feira santa) e a Sagrada Eucaristia é distribuída aos fiéis.

Compartilhe:

VÍDEOS

segunda-feira 24 junho
quarta-feira 26 junho
quinta-feira 27 junho
sexta-feira 28 junho
Nenhum evento encontrado!

Facebook