Vigília Pascal na Catedral de Vitória

30 março, 2024

Após o acendimento do círio pascal realizado por dom Dario Campos, arcebispo de Vitória, acenderam-se os círios pascais de cada comunidade e com estes acesos a procissão de entrada da Vigília Pascal teve início na Catedral. As luzes da Catedral continuaram apagadas até ao canto do Glória.

O clima de oração foi beneficiado pelo ambiente escuro e a penumbra que foi diminuindo à medida que as velas  foram acendidas com o fogo vindo do círio pascal e distribuído pelo diácono e representantes das comunidades paroquiais. aos poucos a Catedral foi ficando iluminada, mesmo continuando com as luzes apagadas.

A Sequência Pascal, hino de exaltação pela ressurreição de Jesus e pela vitória da vida sobre a morte, foi cantado pelo pe. Renato Criste, pároco de Nossa Senhora da Vitória.
Resumidamente, podemos afirmar que a Celebração da Vigília Pascal é a memória da história da salvação.

Na homilia dom Dario iniciou desejando paz e bem a toda a assembleia. Depois disse que a procissão de entrada (feita com os círios pascais acesos) foi uma caminhada da luz em direção à luz.
A Páscoa nos fala da passagem da morte à vida, das trevas para a luz. Queremos seguir a Cristo e isso significa estar atento à sua palavra, a Palavra que nos corrige e nos renova. A Palavra de Deus é o verdadeiro maná, o pão do céu.

Após abençoar a água e mergulhar o círio pascal na mesma, ministros, padres e o arcebispo aspergiram os fiéis.

Compartilhe:

VÍDEOS

quinta-feira 18 abril
terça-feira 23 abril
quinta-feira 25 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook