Viva Nossa Senhora Aparecida!

12 outubro, 2020

Dia 12 de outubro é dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Conta a história que em 1717 três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedrosa, haviam trabalhado muito, mas não tinham conseguido pescar nada naquele dia, decidiram, então, lançar as redes mais uma vez e trouxeram de dentro do rio Paraíba uma imagem de Nossa Senhora da Conceição.

 

Depois que a imagem apareceu a pescaria foi farta ao ponto de encherem os barcos. Eles entenderam que foram abençoados por Nossa Senhora e levaram a Imagem para a capela do vilarejo, onde começaram a venerá-la. Desde aquela época a devoção à Nossa Senhora Aparecida só faz crescer.

 

Na Arquidiocese de Vitória existe uma paróquia dedicada à padroeira do Brasil, ela está localizada em Cobilândia, Vila Velha, onde, na década de 50, foi criada uma comunidade de fiéis que se reuniam para celebrar na casa da família Borin.

 

Segundo dados históricos da paróquia “em 1964 deu-se início a construção de uma nova igreja no terreno doado pelo Sr. Benício Gonçalves e sua esposa. A planta destacava a construção da igreja sobre a pedra, onde havia um cruzeiro. No ano de 1966 a comunidade passou a fazer parte da paróquia Santa Mãe de Deus no Ibes e em 1972 o terreno com a igreja em construção passou para a Cesan e a comunidade recebeu o terreno e a construção da igreja atual”.

 

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi criada em 12 de outubro de 1981, e teve como o seu primeiro pároco Pe. Antônio Rocha de Araújo, mais conhecido como Pe Toninho.

 

Para o atual pároco, Pe Abel de Andrade, “Celebrar a festa da Padroeira é sempre um momento importante para os fiéis e as comunidades, pois além de viverem a devoção a Nossa Senhora Aparecida, é também uma oportunidade para criar gestos de comunhão e unidade. A festa de Nossa Senhora Aparecida se torna lugar para refletir a presença da Mãe que intercede pelos pobres e humildes”.

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook