No mês dedicado às vocações, especialmente neste terceiro domingo de agosto, 16, é celebrada a vocação para a vida consagrada: religiosos e consagrados seculares. Dentro da temática vocacional, damos evidência para a “vida religiosa”. Na Igreja Católica é chamado de “religioso” todo cristão que, na sua escolha vocacional, opta por pertencer a uma entidade, a um Instituto ou Congregação Religiosa. A vocação é fruto de uma escolha na vida com proposta de ação entendida como vontade divina.
O Papa Francisco desafia os religiosos a uma “Igreja em saída”. É preciso que os consagrados, estejam presentes no mundo de hoje, dando testemunho de que, seguir a Jesus Cristo, é viver a fraternidade, acolher a vontade de Deus e caminhar juntos em união, na comunidade de fé.
“A vida consagrada é uma doação total de si a Cristo, a partir da inspiração de um carisma de um fundador ou fundadora. Está ligado ao batismo, mas com o propósito de uma vivência radical, testemunham através dos votos de pobreza, castidade e obediência, que somente Deus pode preencher a vida de sentido e de alegria”, afirma Anete Affonso Motta, irmã Miliciana de Cristo e Coordenadora do CRB Vitória.
A resposta da vida consagrada está na prática alegre, como testemunho da força do amor de Deus que os chamou e consagrou para doar sua vida em favor dos irmãos, vivendo a consagração na alegria e na certeza de que Deus completa a obra que é Dele. Na gratidão a Deus pelo Chamado e pela graça do Sim buscam fidelidade como proposta de servi-lo. A Palavra de Deus, a Eucaristia e a missão apostólica são o sustento da Vida Religiosa Consagrada.
Em nossa Arquidiocese de Vitória, há inúmeras Congregações Religiosas com carismas diversos. Todas nascidas do Espírito Santo e confirmadas pela comunidade de fé. Somos convidados a dizermos a todos eles muito obrigado, pelo que são e pelo bem que realizam. Agradecemos a Deus o carisma dos nossos Religiosos (as) e seu imenso trabalho na história de nosso povo. Invocamos a força do Senhor por novas vocações e a graça da santidade a todos os consagrados.
Você deseja conhecê-las? O Serviço de Animação Vocacional e a Pastoral Vocacional são espaços que podem ajudar você em seu discernimento. Veja quais as Congregações Masculinas e Femininas estão presente em nosso território arquidiocesano:
CONGREGAÇÕES FEMININAS
1. Filhas da Caridade – Vila Velha
2. Filhas do Coração de Maria – Vitória
3. Religiosas do Sagrado Coração de Maria – Vitória
4. Missionárias Agostinianas Recoletas- Vitória – Cariacica
5. Irs Dimesse – Filhas de Maria Imaculada – Vila velha
6. Milicianas de Cristo – Vitória- Serra
7. Missionárias da Caridade – Vitória
8. Fraternidade Missionária O Caminho – Vila Velha
9. Irs de Jesus Bom Pastor – Vitória
10. Missionárias Combonianas – Vitória
11. Irs de Jesus na Eucaristia – Vitória- Cariacica- Vila Velha
12. Carmelo de Nazaré – Cariacica
13. Irmãs Franciscanas do Senhor- Serra
14. Irs de Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Castres – Cariacica
15. Missionárias de Cristo – Vila Velha
16. Missionárias de Nossa Senhora de Fátima – Guarapari
17. Irmãs Carmelitas da Divina Providência – Anchieta
18. Irs Catequistas Franciscanas – Serra
19. Instituto Servidoras do Senhor e da Virgem de Matara – Serra
20. Irs de Nossa Senhora da Consolação – Guarapari
21. Franciscanas da Imaculada Conceição de Maria – Serra
22. Missionárias do Sacro Costato e de Nossa Senhora das Dores – Cariacica
CONGREGAÇÕES MASCULINAS
1. Redentoristas – Cariacica
2. Fraternidade Missionária O Caminho – Vila velha
3. Ordem Franciscanos Menores –OFM – Vila Velha
4. Missionários Combonianos – Serra
5. Verbo Divino – Marechal Floriano – Santa Leopoldina
6. Ordem dos Capuchinhos – Viana
7. Agostinianos Recoletos – Vitória
8. Milicianos de Cristo – Vitória
9. Passionistas – Cariacica
10. Pavonianos – Vitória
11. Maristas – Vila velha
12. Orionitas – Vila velha
13. Missionários do Sagrado Coração – Vila Velha
14. Escolápios – Serra
15. Irmãos do Santíssimo Sacramento – Cariacica
“Os consagrados são homens e mulheres que podem acordar o mundo. A vida consagrada é uma profecia. Profecia no sentido de transformar todas as realidades estéreis e áridas sob o olhar fecundo e terno de Deus”. A frase dita pelo Papa Francisco na promulgação do Ano da Vida Consagrada expressa, de forma clara, a missão dos religiosos e religiosas na Igreja.