Vocação sacerdotal além do altar

4 agosto, 2020

Para além do altar, os padres possuem uma vida agitada e corriqueira. São muitos os atendimentos, confissões, orientação espiritual, visitas aos enfermos, celebram missas, administram paróquias e levam a evangelização a tantos lugares. Porém, para exercerem este serviço do Amor a qual são chamados, o corpo e a mente precisam estar bem. Santo Agostinho descreve que a vocação sacerdotal é um serviço de amor (amoris officium) porque é um serviço de pastor, é gastar a vida no cuidado pelo fieis, pelo povo de Deus.

O Cura da Catedral Metropolitana de Vitória, padre Renato Criste, destaca que busca viver o seu ministério sacerdotal de modo que isso lhe torne também cada vez mais pessoa e mais humano. “ O Ministério ele tem que me humanizar, e ao mesmo tempo divinizar. Sendo assim eu busco valorizar as coisas mais simples e comuns do cotidiano e um dos meus hobbies preferidos é uma boa caminhada, uma corridinha no calçadão da praia de Camburi de preferência ou da Praia da Costa. Esse contato com a natureza me refaz e purifica também um pouco a mente. ”, afirma padre Renato Criste.

Além das caminhas matinais, padre Renato também busca fazer atividades físicas na academia, ele brinca que a academia se torna uma terapia. “Com o retorno a reabertura das academias também voltou voltei a frequentar academia, isso também me faz bastante bem eu costumo brincar que é como uma terapia possibilidade da gente gastar energia trabalhar o corpo, trabalhar a mente e ao mesmo tempo se socializar com pessoas de um ambiente diferente daqueles que habitualmente nós estamos acostumados a lidar no dia a dia.”, destaca.

Além do altar: uma vida regida por quatro pilares

O padre Adriano Francisco Souza, pároco na Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Vila Velha, é conhecido nas redes sociais como o “Padre Gente Boa”. Em sua vida ministerial, ele destaca que sua vocação ao sacerdócio é regida por quatro pilares fundamentais: Oração; Estudos; Trabalho; Hobbies.

“Eu vejo que são oportunidades que temos de evangelizar além do altar quando estamos praticando esportes. Seja em família, seja com amigos, ali nós temos uma oportunidade de usar uma linguagem mais acessível, uma linguagem mais íntima: a linguagem da amizade. O padre continua sendo padre, atrás do altar, sendo na frente do altar ou vivendo além do altar”, destaca padre Adriano.

Padre Adriano, ressalta que hoje muitas pessoas ainda não conseguem ver o padre além do altar, que existe um conflito entre vida pessoal com a vocação sacerdotal. Mas, que a linguagem é fundamental neste momento de evangelização. “Nesse momento de hobbie quando está sendo praticado com os amigos é o momento oportuno que o padre tem de se fazer mais próximo das pessoas e uma oportunidade também que as pessoas têm estarem mais próximas do padre. E aqui a gente consegue evangelizar de outro modo, as pessoas passa adquirindo uma confiança maior no padre. As pessoas acabam simpatizando com o padre. E aí a linguagem facilita: a linguagem do esporte, a linguagem da amizade, a linguagem da cumplicidade. Isso tudo evangeliza”, afirma.

Lazer e criatividade: dons além da vocação

Assim, como os padres Renato Criste Adriano Francisco, o padre Fernando de Souza, pároco na paróquia Nossa Senhora das Graças, em Jucutuquara, é adepto de atividades físicas e alguns hobbies além do altar.

Padre Fernando brinca que muitas pessoas não acreditam que ele pratica jiu-jítsu. “Além do altar, sempre que possível eu faço jiu-jítsu. Tem feito muito bem para mim. Gosto de correr, e canto também como uma forma de hobby”, destaca padre Fernando Souza.

Fiel à sua vocação, cada presbítero, cada consagrado e cada consagrada transmite a alegria de servir Cristo, e convida todos os cristãos a responderem à vocação universal à santidade.

“A alegria cristã é o respiro do cristão, um cristão que não é alegre no coração não é um bom cristão. É o respiro, o modo de se expressar do cristão, a alegria. Não é algo que se compra ou que faço com esforço, não: é um fruto do Espírito Santo. Quem faz a alegria no coração é o Espírito Santo”, Papa Francisco. 

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

segunda-feira 18 outubro
terça-feira 19 outubro
quarta-feira 20 outubro
segunda-feira 25 outubro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por