Vocação: uma comunicação de amor

19 maio, 2021

O Catecismo da Igreja Católica nos diz que a fé é a resposta adequada ao convite que Deus nos faz para que sejamos seus amigos, recebendo-nos na comunhão consigo. Trata-se, portanto, de um chamamento feito por amor e que não cabe em si mesmo, mas é chamado a comunicar-se.

Comunhão é experimentar das mesmas ações, possuir os mesmos sentimentos e pensamentos, é identificar-se com outro. A comunhão desejada por Deus não é diferente: “Tende em vós, os mesmos sentimentos da Cristo” (Fl 2, 5). Assim, somos atraídos à mais íntima relação com o Senhor a fim de encontrar a verdade e a felicidade, desejo de todo coração. É o Coração que fala ao coração.

Aqueles que sentiram-se de tal modo atraídos por Deus e desejam consagrar sua vida ao serviço do Evangelho, na vida sacerdotal ou religiosa, devem, portanto, serem conscientes da responsabilidade e da necessidade de que este amor seja comunicado à toda criatura (cf. Mt 16, 15). O “Ide” recebido pelos discípulos para a missão de pregar o Evangelho e batizar em todo o mundo é parte desse plano amoroso que quer que todos sejam inseridos na família de Deus, comungando dos mais altos dons celestes e experimentando, já aqui, uma pequena centelha do Reino preparado para nós desde toda eternidade.

O amor experimentado e vivido por um vocacionado tem o dever de comunicar-se, ir em direção, transbordar, jamais combinará com a ociosidade, com o egoísmo e com a acomodação. Quem ama verdadeiramente quer levar a todos aquele que ama, para que possuam os mesmos sentimentos de estima e alegria.

Celebramos no último domingo mais um Dia Mundial das Comunicações Sociais e neste tempo em que tantos se tornaram “comunicadores”, faz-se necessário falar a respeito de qual notícia a humanidade anseia mais profundamente. A notícia que todos desejam no profundo do seu coração é o chamado de Deus para compartilhar sua casa, seu banquete, seu amor.

Somos todos vocacionados a anunciar esse amor convidativo, para que tantos quantos nos seja possível alcançar, percebam naquele que nos amou, o sentido e a esperança de suas vidas. Devemos anunciar a todos a beleza de servir, amar, viver na presença de Deus e assim, nosso testemunho fale da fé que professamos e do Deus que adoramos no íntimo do coração.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quarta-feira 16 junho
sábado 19 junho
segunda-feira 21 junho
quinta-feira 24 junho
Nenhum evento encontrado!

Facebook