XVIII Congresso Eucarístico Nacional

28 abril, 2022

Adiado desde 2020, por conta da pandemia da covid-19, o XVIII Congresso Eucarístico Nacional vai acontecer em Recife de 11 a 15 de novembro de 2022. Leia o convite de dom Fernando Saburido, arcebispo de Recife no texto publicado no site da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Na contagem regressiva, 197 dias nos separam do início do 18º Congresso Eucarístico Nacional. O encontro, esperado desde 2020, foi um dos temas da terceira Coletiva de Imprensa da 59ª Assembleia da CNBB na tarde desta quarta-feira (27), apresentado pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido.

Dom Fernando explicou que o tema do CEN  “Pão em Todas as Mesas” foi escolhido a partir da inspiração na música do cantor Zé Vicente. Para o lema, a iluminação é de Atos dos Apóstolos (2,46): “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles”.

Para acolher o Congresso, já estão confirmados dois locais: o Centro de Convenções de Pernambuco e a Praça do Marco Zero. “Toda a cidade vai estar envolvida com o Congresso”, destaca dom Fernando. Segundo ele, a programação contempla o Simpósio Teológico com 3 conferências e 9 oficinas, Catequeses Públicas, Feira Católica, apresentações culturais, além das exposições Servos de Deus e das Pastorais Sociais do Brasil.

Um legado de solidariedade aos pobres, a “Casa do Pão”

O arcebispo anunciou a criação da Casa do Pão, no centro de Recife, como um legado importante e um marco do do Congresso Eucarístico.

Um espaço que é fruto de uma parceria com a Santa Casa de Misericórdia que permitirá a oferta de alimentos, o atendimento à pessoas em situação de vulnerabilidade e o acompanhamento  assistencial de cada caso específico. “Um movimento que ajude os pobres a realmente reencontrarem a sua dignidade”, pontou.

A inauguração da Casa do Pão, durante o Congresso, no dia 15 de novembro, prevê um almoço partilhado entre os bispos participantes do encontro e as pessoas em situação de rua atendidas pela instituição.

Para finalizar, dom Fernando ressaltou a importância da Eucaristia como compromisso comunitário: “Precisamos levar as pessoas a receber a Eucaristia para fazer comunhão com os irmãos e irmãs. Que a Eucaristia nos leve à uma vida espiritual mais intensa, nesta perspectiva da sensibilidade social, da preocupação com os irmãos, sobretudo os mais fragilizados”, concluiu.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quarta-feira 5 outubro
sábado 8 outubro
domingo 9 outubro
segunda-feira 10 outubro
Nenhum evento encontrado!

Facebook