Colegiada relembra atividades de 2023

7 dezembro, 2023

Na reunião da colegiada (departamento de pastoral, vigários episcopais, coordenadores de área pastoral e de comissões, convocados pelo arcebispo, dom Dario Campos e na presença de dom Andherson Franklin Lustoza de Souza, bispo auxiliar), reuniu-se na manhã de hoje para uma síntese das atividades realizadas ao longo do ano, a entrega das avaliações feitas pelos mesmos após reuniões individuais com o coordenador de pastoral, pe. Claudio Moreira e a proposta a ser analisada em preparação ao ano jubilar 2025. Celebraremos os 2025 anos do nascimento de Jesus, e, por isso, a Igreja declara que este é um ano santo.

As avaliações e proposta serão retomadas na primeira reunião de 2024 e orientarão a organização pastoral. Como recomendação, dom Dario, em suas palavras iniciais, sugeriu: resgatar os Círculos Bíblicos nas comunidades – Firmar o Regional Leste 3 – Fortalecer as pastorais do dízimo e da acolhida – Cuidar das pastorais e incluir na formação dos seminaristas experiências pastorais nos hospitais e presídios.

Das atividades realizadas e apresentadas destacam-se: Formação em todos as dimensões em níveis nacional, regional e local (catequese, liturgia, canto litúrgico, agentes do dízimo, missão e comunicação, coroinhas e cerimoniários e círculos bíblicos):

Cursos de liturgia, catequese, fé e política;

Ações de assistência aos pobres, principalmente as atividades relacionadas aos projetos sociais (26 projetos sociais que atingem 6 mil famílias), Campanha Paz e Pão que distribuiu mais de um milhão de alimentos, ajuda com o barco-hospital na Igreja de Lábrea, envolvimento de voluntários nas ações de solidariedade com destaque para o Dia do Pobre, avanços na representação da Igreja nos conselhos de segurança alimentar e conselhos de controle social;

Valorização das festas dos padroeiros

Expressões públicas da fé com Festa da Penha, abertura da Campanha da Fraternidade, Semana da família e da vida, Marcha pela vida e cidadania e romarias;

Trabalhos com a juventude, investindo em formação para lideranças, atividades como vigílias e via-sacra;

Assistência a doentes nos hospitais e parentes que perderam entes da família com visitas aos hospitais e atividades no cemitério (atendimentos, confissões e celebrações);

Espiritualidade e oração aconteceram em diversas ocasiões, em forma de retiro e seguindo a propostas dos livros, Formando Discípulos Missionários.

Reorganização de estrutura, fortalecimentos dos conselhos de área pastoral com leigos e presbíteros

Algumas dificuldades também foram apontadas como a caminhada ecumênica, falta de recursos humanos e financeiros, mas sempre apontando para a esperança da fé.

Após as apresentações, foi feita uma releitura da história da Arquidiocese de Vitória por épocas, contextualizando as opções com o momento histórico religioso e social. A pesquisa e organização foi feita pela coordenadora do Cedoc, Centro de Documentação da Arquidiocese, Giovanna Valfré. Leia no anexo clicando aqui.

A sugestão é de que esta apresentação seja colocada à disposição das áreas pastorais e que entre na formação dos seminaristas.

Anexos

Compartilhe:

VÍDEOS

quarta-feira 19 junho
quinta-feira 20 junho
sexta-feira 21 junho
segunda-feira 24 junho
Nenhum evento encontrado!

Facebook