NOTÍCIAS PARÓQUIAS / ÁREAS

Nos dias 22 e 23 de julho, a cidade de Marechal Floriano, no estado do Espírito Santo, será palco de um evento transformador que

Nos dias 22 e 23 de julho, a cidade de Marechal Floriano, no estado do Espírito Santo, será palco de um evento transformador que promete levar os participantes a uma experiência única de intimidade com Deus. O Curso Nova Vida, que acontecerá no Sítio Cenáculo, promete pregação, dinâmicas, adoração, louvor, alegria e muitas graças preparadas especialmente para todos aqueles que desejam marcar suas vidas de forma significativa.

Com um investimento de apenas R$75,00, os participantes terão direito a uma alimentação completa durante os dois dias de curso, incluindo café da manhã, almoço, lanche e jantar. Essa é uma oportunidade imperdível para desfrutar de momentos de espiritualidade em um ambiente acolhedor.

O Curso Nova Vida tem um formato de retiro e busca proporcionar uma experiência pessoal e incondicional do amor de Deus a todos os presentes. Se você deseja se entregar completamente e sentir-se amado pelo Criador, essa é a sua chance de participar dessa jornada espiritual.

As inscrições para o curso já estão abertas, porém é importante ressaltar que as vagas são limitadas. Portanto, é recomendado que os interessados se apressem para garantir seu lugar nessa experiência enriquecedora.

Para reservar sua vaga e embarcar nessa jornada de encontro com Deus, basta clicar aqui e preencher os dados solicitados. Não perca essa oportunidade de vivenciar uma verdadeira transformação em sua vida.

Prepare-se para viver momentos de profunda conexão espiritual, descobrindo uma nova vida cheia de amor e gratidão. O Curso Nova Vida espera por você em Marechal Floriano, para desfrutar da presença divina e criar memórias que ficarão gravadas para sempre em seu coração.

Na tarde do último sábado (08), os coordenadores de pastorais da Área Vila Velha e alguns representantes das paróquias se reuniram com o Coordenador

Na tarde do último sábado (08), os coordenadores de pastorais da Área Vila Velha e alguns representantes das paróquias se reuniram com o Coordenador da área Pastoral, Padre Abel de Andrade.

Durante o encontro, foram realizados alguns apontamentos relacionados ao calendário da área para cada pastoral. Houve ainda a explanação de algumas formações que acontecerão a nível de área, como por exemplo a que será realizada no próximo dia 26 de julho, na comunidade Matriz da Paróquia Nossa Senhora das Graças, destinada a todos os coordenadores de grupo do Círculo Bíblico da Arquidiocese.

A reunião contou ainda com uma formação, ministrada pelo Padre Abel de Andrade, sobre os subsídios do projeto “Formando Discípulos Missionários de Jesus”. Ele realizou um apanhado sobre o que foi abordado no primeiro livro e fez um aprofundamento sobre o segundo livro, a luz da Sacrosanctum Concilium. Este momento de partilha foi considerado, pelos coordenadores, muito produtivo, pois há paróquias e pastorais que ainda desconhecem os subsídios. Além dos exemplares físicos que estão disponíveis nas paróquias, os fiéis podem ter acesso às publicações acessando o site da Arquidiocese, indo até a aba “Publicações” e, em seguida, clicando em “Subsídios Pastorias”. Acesse também os subsídios clicando aqui.

Confira alguns registros da formação:

 

Na noite de hoje (06), inicia-se a Festa do Divino Pai Eterno em Cobilândia – Vila Velha.  Com o tema “O Pai Eterno nos

Na noite de hoje (06), inicia-se a Festa do Divino Pai Eterno em Cobilândia – Vila Velha. 

Com o tema “O Pai Eterno nos chama e nos envia!”, a Comunidade que pertence à Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida celebrará os festejos de seu padroeiro com a seguinte programação: 

PROGRAMAÇÃO

1º Dia 06/07 (Qui) – 19h30

Celebração da Palavra com o Diácono João    

2º Dia 07/07 (Sex) – 19h30 

Missa presidida pelo Padre Hugo Pereira  

3º Dia 08/07 (Sáb) – 19h30

Missa presidida pelo Padre Ivan Artur Faria Lima    

Festa do Padroeiro – 09/07 (Dom) – 18h

Missa presidida pelo pároco, Padre Gudialace

CONHEÇA A HISTÓRIA DA DEVOÇÃO AO DIVINO PAI ETERNO

A devoção ao Divino Pai Eterno tem sua origem no interior do estado de Goiás por volta de 1840, quando, segundo relatos, o lavrador Constantino Xavier Maria, do povoado do córrego do Barro Preto, encontrou, durante sua lida com a terra, um pequeno medalhão com a imagem da Santíssima Trindade coroando Nossa Senhora. 

Surpreso com o achado, o agricultor levou o medalhão para sua casa e mostrou a sua mulher, que logo providenciou um pequeno altar, onde Constantino, sua família e seus vizinhos passaram a se reunir todos os sábados para rezar. 

Com o passar do tempo, relatos de graças alcançadas começaram a ser noticiados e a fama do medalhão milagroso se espalhou pelas cidades vizinhas. Assim, com o aumento do fluxo de pessoas, o casal, Constantino e Ana Rosa, decidiu construir uma pequena capela de palha, para onde foi levado o medalhão. Tempos depois, um artista fez uma réplica da imagem, que foi colocada agora em uma nova capela, desta vez um pouco maior que a primeira. A devoção só foi aumentando, e, a cada ano, aumentava sempre mais o número de pessoas que visitavam a capela.

Em 1894, chegaram a Goiás os primeiros Missionários Redentoristas vindos da Alemanha. Com o incentivo dos missionários, foi construído em 1912 o Santuário do Divino Pai Eterno. No decorrer da primeira metade do século XX, a devoção ao Pai Eterno foi cada vez mais propagada. Muitas Romarias, provenientes principalmente da região centro-oeste, mas também de outras localidades do país, começaram a afluir até o Santuário. 

Nos anos de 1970, começaram as obras do atual Santuário Basílica do Divino Pai Eterno em Trindade (GO), que foram concluídas nos anos de 1990. Nos últimos anos, principalmente a partir das transmissões televisivas, a devoção ao Divino Pai Eterno tem ganhado cada vez mais o Brasil. A devoção ao Divino Pai Eterno é o único caso no mundo de uma devoção dedicada exclusivamente à primeira pessoa da Trindade Santa. Assim, rezemos ao Pai de amor e misericórdia, para que Ele possa nos socorrer em nossas necessidades de filhos.
Fonte: www.a12.com

Hoje (06), a Comunidade Nossa Senhora da Paz inicia a celebração da Festa de sua Padroeira. A Comunidade pertence à Paróquia Nossa Senhora das

Hoje (06), a Comunidade Nossa Senhora da Paz inicia a celebração da Festa de sua Padroeira. A Comunidade pertence à Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Coqueiral de Itaparica – Vila Velha.

Durante os dias de festejo, haverá Missa e Celebração da Palavra. Para Elenice, coordenadora da comunidade, este será um momento de agradecer pela intercessão da Mãe junto a Jesus, por todos nós. Um dos convidados para celebrar durante a festa é o Seminarista Jacob Firme. Sobre a festa ele afirmou: “Celebrar a padroeira de uma comunidade é um momento ímpar para os fiéis que ali se reúnem. É tempo de muito trabalho, mas de muita alegria, pois em todas as preparações e esforços, vemos a ação de Deus na vida do povo que se espelha na vida e testemunho de seu padroeiro”. Ele ainda completou dizendo: “Celebrar o Tríduo e Festa de Nossa Senhora se torna ainda mais especial, visto que a Mãe de Deus nos convida a sermos servidores fiéis no nosso sim autêntico e desprendido para seguirmos o seu Filho Jesus, Nosso Senhor”. 

Jacob, que até o fim do ano passado realizou estágio pastoral na Paróquia Nossa Senhora das Graças, citou como se sente ao retornar à antiga paróquia de pastoral: “De modo particular, sinto-me honrado em poder retornar a esta paróquia que tanto estimo para celebrar com a comunidade Nossa Senhora da Paz. Estar junto a este povo de Deus, nos dias em que celebram sua festa, me faz recordar os bons momentos que vivemos enquanto servíamos juntos a Paróquia Nossa Senhora das Graças”. O seminarista encerrou dizendo: “Desejo que a exemplo de Nossa Senhora todos nós alcancemos de Deus as virtudes necessárias para lucrar a vida eterna”.

A Comunidade Nossa Senhora da Paz está localizada na Rua Itaperuna, 200 – Coqueiral de Itaparica, Vila Velha – ES, 29102-350. O encerramento da Festa será no próximo domingo, dia 09 de julho, com Missa Solene presidida pelo pároco, Padre Abel de Andrade. 

Confira a programação abaixo:

INFORMAÇÃO

FESTA DE NOSSA SENHORA DA PAZ

1º Dia do Tríduo – 06/07 | 19h30
Celebração da Palavra com o Diácono Emanuel Souza Duarte

2º Dia do Tríduo – 07/07 | 19h30

Celebração da Palavra com Seminarista Jacob Firme

3º Dia do Tríduo – 08/07 | 19h

Santa Missa presidida pelo Padre Osmar Braido (Vigário Paroquial)

Solenidade de Nossa Senhora da Paz – 09/07 | 18h

Missa presidida pelo Padre Abel de Andrade (Pároco)

A HISTÓRIA DE DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA DA PAZ

A devoção a Nossa Senhora da Paz nasceu na cidade de Toledo, Espanha, no século XI. Durante a invasão dos mouros à Espanha, eles tomaram na cidade um templo dedicado a Nossa Senhora, transformando-o em mesquita. Quando os espanhóis retomaram Toledo, o rei da Espanha fez um acordo pelo qual garantiu que a mesquita continuaria a existir como templo muçulmano. A população, na sua maioria cristã, liderada pela rainha e pelo arcebispo saiu às ruas vestida de luto para protestar contra a decisão do rei. Indignado com a desobediência dos súditos à sua decisão, Afonso VI prometeu punir os responsáveis pela revolta. Vendo a fúria com que o rei partiria para a vingança contra sua esposa e o religioso, a população ajoelhou-se para pedir à Virgem Santíssima que abrandasse o coração do rei. Os mouros, receosos da atitude que o povo teria para com eles, pediram ao monarca que os perdoasse. Afonso VI acatou o pedido dos mouros, e perdoou a rainha e o arcebispo. Numa procissão triunfante, a Virgem voltou para seu templo e instaurou a paz na cidade. A partir desta data ela foi venerada como Nossa Senhora da Paz. Existe uma outra versão para a devoção a Nossa Senhora da Paz, padroeira de El Salvador.

Nossa Senhora da Paz e seu mistério começaram no ano de 1682, na Vila do Mar do Sul de El Salvador, quando alguns comerciantes encontraram uma caixa de madeira bem trabalhada e muito bem fechada. 

Passavam alguns comerciantes por uma praia do Oceano Pacífico, na América Central, onde está localizada atualmente El Salvador, e viram uma grande caixa fechada. Ficaram muito surpresos e tentaram abri-la, mas não conseguiram. Devem ter avaliado que, como a caixa era pesada, seria difícil transportá-la, naqueles tempos sem estradas nem caminhões, por veredas nas quais muitas vezes os ladrões atacavam. E concluíram que era melhor deixá-la jogada onde estava. Além do mais, a justiça exigia que comunicasse às autoridades o que encontraram, para estas verificarem se pertencia a alguma vítima de naufrágio. Tanto trabalho redundaria em benefício de alguma outra pessoa, e não deles mesmos… Decidiram pois dar mais importância aos próprios interesses, e perderam uma oportunidade de ouro. Pouco depois, passaram outros comerciantes por ali. Viram a mesma caixa jogada na areia, e também tentaram abri-la, sem êxito. Vendo que a caixa era pesada, que estava bem fechada, e nada indicava sua procedência ou a quem era dirigida, chegaram à conclusão de que devia conter algo valioso, algo a ser transportado com muito cuidado e vigilância. Certamente alguém seria lesado se a deixassem ali — talvez alguma pobre vítima de naufrágio, talvez algum comerciante que a teria abandonado ao ser perseguido por piratas ingleses… Quem poderia saber? Pensando no bem do próximo, conseguiram emprestado um burro e sobre ele colocaram a caixa, dirigindo-se à cidadezinha de San Miguel, aonde chegaram no dia 21 de novembro. Diante da igreja da localidade, o burro jogou-se no chão. Ao movimentarem a caixa, os mercadores verificaram com surpresa que podiam abri-la agora sem dificuldade. Uma vez aberta, encontraram nela uma imagem de Nossa Senhora com o Menino Jesus. As autoridades civis e religiosas procederam à procura dos possíveis donos da imagem. Entretanto, até hoje não se conseguiu saber com certeza a quem pertencia, ou a quem estava dirigida, ou se o barco que a transportava afundou, ou se foi lançada ao mar para evitar que piratas anglicanos a profanassem. Seja como for, não deixou de chamar a atenção o fato, ao que tudo indica sobrenatural, de que a caixa poder ser aberta somente diante da igreja, motivo pelo qual a imagem foi deixada ali, onde permanece até hoje, no interior do templo religioso de San Miguel. Um século depois, exatamente no dia 21 de setembro de 1787, os habitantes da cidade observavam consternados a erupção do vulcão Chaparrastique. Com mais de mil metros de altura, encontrando-se a uns 50 km da cidade, ele poderia ser mortal não só pelos gases que emitia e as pedras que lançava nas suas explosões, mas especialmente pela lava que soltava, a qual destruía tudo por onde passava. Não havia nenhum obstáculo natural para evitar a destruição da cidade pela lava que avançava. Nessa trágica situação, os habitantes e o clero local decidiram retirar a imagem do interior da igreja e colocá-la na porta, pedindo sua proteção. No momento em que o fizeram, a lava mudou de rumo. Apesar de ter destruído muitas terras férteis, a cidade foi salva. Nesse momento, as nuvens sobre o vulcão formaram uma folha de palma, motivo pelo qual os fiéis, para agradecer à Virgem Santíssima sua proteção, mandaram fazer uma palma de ouro, que colocaram na mão da imagem. 

Mas o que tem a ver o nome PAZ com toda essa história? Na realidade, o nome foi dado à imagem muito tempo depois dos acontecimentos acima descritos. Após ficarem independentes da Espanha, começaram em todos os países hispano-americanos lutas entre conservadores e liberais que, em diversas circunstâncias, se transformaram em cruentas guerras civis. Numa dessas ocasiões, em 1833, um dos partidos dominou a cidade, e todos esperavam uma sangrenta revanche contra os perdedores. Contudo, os líderes vitoriosos julgaram melhor evitar tal tragédia. E para mostrar que não tinham intenção de promover mortes entre irmãos, mandaram colocar a imagem de Nossa Senhora no meio da igreja. Diante dela, comprometeram-se a deixar de lado todo propósito de vingança e buscar a reconciliação. A partir desse momento, a imagem começou a ser chamada Nossa Senhora da Paz. Em 23 de novembro de 1966 ela foi proclamada Padroeira de EI Salvador, pelo Papa Paulo VI. Sua festa oficial acontece no dia 9 de julho. [Fonte: www.a12.com]

No próximo dia 6 de julho será celebrada a Festa de Santa Maria Goretti, uma virgem, mártir, que alcançou muitos milagres a seus devotos

No próximo dia 6 de julho será celebrada a Festa de Santa Maria Goretti, uma virgem, mártir, que alcançou muitos milagres a seus devotos após a sua morte.

Santa Maria Goretti nasceu na cidade de Corinaldo, Itália, no ano de 1890. Era filha de Luigi Goretti e de Assunta Carlini e morreu ainda menina ao resistir as tentativas de sedução de Alexandre, filho de um fazendeiro, que a golpeou com 14 facadas.

Mesmo em suas últimas horas de vida ela perdoou o seu assassino e confidenciou a sua mãe:

“Sim, o perdoo… Lá no céu, rogarei para que ele se arrependa… Quero que ele esteja junto comigo na glória eterna”. (Santa Maria Goretti)

Alexandre foi sentenciado a prisão, onde se converteu após ter uma visão de Maria Goretti apanhando flores e oferecendo-as a ele.

Em 1947, Santa Maria Goretti foi beatificada pelo Papa Pio XII, que apareceu no “Balcão de São Pedro” com a mãe de Maria, três das suas irmãs e irmãos. Em 1950 ela foi canonizada pela sua pureza e uma grande multidão compareceu a cerimonia. Alexandre estava ainda vivo e também participou. Na época de sua canonização já haviam sido verificados e certificados cerca de 40 milagres resultados de sua intercessão. Santa Maria Goretti é considerada padroeira das adolescentes e da castidade.

Na Arquidiocese de Vitória, no bairro Jardim América, em Cariacica, existe uma paróquia dedicada a Santa Maria Goretti há 69 anos. Com 13 comunidades, a paróquia tem como pároco padre Roberto Moreira. A festa em honra a Santa acontecerá do dia 06 de julho até dia 16 de julho de 2023, onde neste dia daremos abertura ao Ano Jubilar, em comemoração aos 70 anos de existência da paróquia. Os festejos estão sendo planejados com muito empenho e alegria.

Perguntando a alguns coordenadores paroquiais das pastorais e das comunidades, sobre o que significa a festa de Santa Maria Goretti para cada um deles, responderam:

“A festa de Santa Maria Goretti para nós é a alegria do encontro entre irmãos para render graças a Deus pelo testemunho de vida e intercessão de nossa padroeira; e especialmente nesses dias de festa que se aproximam entoaremos juntos um grande louvor pela graça de iniciarmos o ano jubilar rumo aos 70 anos de nossa paróquia, que em suas 13 comunidades, testemunham o carisma da Paixão de Jesus Cristo.”

Karoline Amancio e Kleber Moreira Coordenação Paroquial de Música

“A Festa de Santa Maria Goretti em sua honra é uma ocasião especial para lembrar e celebrar sua vida e seu testemunho de virtude. É um momento de reflexão sobre a importância da pureza, da santidade e do perdão, que são aspectos centrais da vida da Santa.

Além disso, a Festa de Santa Maria Goretti também pode servir como um lembrete inspirador para todas as pessoas, independentemente de sua fé, sobre a importância de buscar a virtude, a honestidade e a resiliência em face das adversidades.  É exemplo de coragem diante da violência e do perdão, o que pode servir como uma fonte de inspiração e encorajamento para superar desafios pessoais e cultivar relacionamentos saudáveis.

No entanto, é importante ressaltar que o significado específico da festa de Santa Maria Goretti pode variar de acordo com as crenças e experiências individuais de cada pessoa.”

Stael Deorce Coordenação Comunidade Matriz

“A Festa de Santa Maria Goretti, nossa doce padroeira, representa um momento de graça para todos nós. Momento de pedirmos a Deus que possamos resistir à tentação do mundo e abrir nosso coração para o perdão.

Momento favorável para rezarmos pelos nossos jovens, que como nossa padroeira tão menina testemunhou seu sim a Deus.

Que a exemplo de Santa Maria Goretti possamos ter sempre a pureza de coração e do perdão.

Santa Maria Goretti, rogai por nós!”

Margareth Rozendo, Liturgia Paroquial

Todos os dias um celebrante diferente participa da festa da padroeira Santa Maria Goretti. Diariamente terão quitutes preparados por pessoas devidamente equipadas e shows com diversos cantores.

Toda a arrecadação será destinada para a reconstrução da Igreja Matriz, que passa por reforma.

Texto por:  Leonardo Torezani Cesconeti / Eliza Ribett – Coordenação Paroquial da Pastoral da Comunicação

Na manhã desse sábado, dia 01/07/2023, os Diáconos Permanentes da Área Pastoral de Vila Velha se reuniram no Santuário do Divino Espírito Santo, no

Na manhã desse sábado, dia 01/07/2023, os Diáconos Permanentes da Área Pastoral de Vila Velha se reuniram no Santuário do Divino Espírito Santo, no mesmo município. Foram recepcionados por um delicioso lanche e em seguida foram acolhidos pelo pároco, frei Vanderlei, OFM.

Os trabalhos começaram com a fala do Diác Romário Folador, presidente da CAD Vitória-ES, que trouxe aos presentes informações arquidiocesanas.

O Diác Marcos Rezende, presidente da Comissão dos Diáconos do Regional Leste 3, não pode estar presente e em seu nome falou o Diác Carlos da Silva. Ele discorreu acerca do trabalho de atendimento à saúde mental dos diáconos e familiares. Um trabalho desempenhado a nível nacional que tem levado apoio profissional gratuito no campo psico-social. O Diác Carlos lembrou também do primeiro encontro dos Diáconos Permanentes e esposas de todo Regional, com Dom Anderson Franklin, que acontecerá dia 22/07, das 8:00 às 12:00, em Ponta Formosa.

Após as falas iniciais o Diác Alberes seguiu com o tema formativo do dia: “Os desafios da família no mundo contemporâneo, considerando os princípios éticos de Aristóteles.”

Foi um ótimo encontro, todos saíram felizes e ansiosos pelo próximo momento de estar juntos novamente, e sob a bênção de Nossa Senhora do Rosário, todos voltaram para a missão de cada dia.

por: Diác Wander, com a colaboração do Diác Carlos da Silva

As paróquias da área pastoral Serra/Fundão se preparam para a realização da tradicional Festa de São Pedro, que promete ser um momento de grande

As paróquias da área pastoral Serra/Fundão se preparam para a realização da tradicional Festa de São Pedro, que promete ser um momento de grande importância para as comunidades que tem o santo como padroeiro.

A programação nas paróquias promete ser bem acolhedora, oferecendo momentos de espiritualidade e entretenimento para todos. Santa Missas, onde os fiéis poderão expressar sua fé e louvor, serão um ponto alto da programação. Além disso, procissões, danças juninas, comidas típicas, shows e muito mais.

São Pedro, o primeiro Papa da Igreja Católica, é um santo de grande importância para a Igreja Católica. Reconhecido como o guardião dos pescadores e protetor da Igreja, São Pedro é celebrado e venerado em diversas partes do mundo.

Ele foi um dos apóstolos escolhidos por Jesus Cristo e desempenhou um papel fundamental na propagação da fé em Jesus Cristo. Apesar de suas fraquezas e dúvidas, São Pedro demonstrou coragem e determinação em sua missão, tornando-se um exemplo de conversão e perseverança.

Confira a programação de cada Paróquia:

No domingo dia 18/06, a fé, a emoção e muitas lágrimas tomaram conta  da CEB. São José Operário, no bairro Novo Horizonte em Cariacica,

No domingo dia 18/06, a fé, a emoção e muitas lágrimas tomaram conta  da CEB. São José Operário, no bairro Novo Horizonte em Cariacica, igreja matriz da paróquia Bom Jesus. Uma multidão de fiéis se reuniu para a missa de envio do querido padre Carlos Conceição, o “padre das crianças” como muito bem lembrou com bastante emoção a Flávia, representante da catequese paroquial, catequese essa que sempre teve atenção especial de Padre Carlos Conceição, sabendo ele que o futuro da nossa igreja está nas crianças, e nas suas  participações nas celebrações e missas. Uma imagem chamou a  atenção na Missa, o pequeno Elias de 4 anos, não se desgrudou de Padre Carlos durante a toda a missa deste domingo, num carinho que emocionou a todos os presentes. Cada criança da catequese fez questão de escrever uma cartinha e entregar ao padre Carlos Conceição, cada  uma com seu jeitinho pode expressar o sentimento de gratidão para com o padre.

Gratidão e poesia.

O diácono Jeremias, que se tornou o mestre de cerimônias da noite, comentou: “normalmente um pároco fica seis anos em uma paróquia, estar nove anos no mesmo lugar é uma prova da confiança e da aprovação do povo e do bispo no trabalho realizado pelo senhor em prol da igreja e do povo” disse. A representante dos acólitos lembrou da importância de padre Carlos para formação da equipe, ensinando a importância do zelo no serviço a Deus.

“Padre, tenho uma coisa para lhe confessar! Está difícil de superar que o Senhor vai nos deixar. É incrível como nos acostumamos com sua presença, o Senhor ensinou-nos, fez-nos rever valores e nos uniu como família” trecho da mensagem lida pela acólita emocionada”.

Durante os nove anos de trabalho do Padre Carlos naquela paróquia, muitas conquistas e avanços foram feitos, como por exemplo nos movimentos pastorais onde a igreja ficou mais forte e mais unida, também no engajamento da cultura de raiz através do Congo, patrimônio imaterial do nosso estado, que esteve  presente na missa fazendo uma breve homenagem ao Padre Carlos, uma das quatro canções compostas originalmente para o momento do envio, trouxe alegria daquele momento contagiando a todos os presentes com seu ritmo e sua poesia…

“Com Pe. Carlos eu vou, q’Ele não costuma faiá”, paródia da música “andar com fé” do compositor baiano Gilberto Gil que teve a sua adaptação feita pelo compositor Adilson Coelho.

Porque não falar da jovem Shayane, que completou 12 anos em maio, tinha apenas 3 anos quando Padre Carlos chegou a paróquia do Bom Jesus,

“O senhor é nosso amigo e nosso camarada. Muito obrigada pelo que o senhor fez, vai com Deus meu amigo, nós te amamos nunca esqueça…” assim diz a  letra da música composta por esse talento juvenil em homenagem ao Padre Carlos.

O compositor Carlos Oliveira criou para o amigo sacerdote os versos de MEU BOM PASTOR, uma canção que nos fala:

“FOI O SANTO ESPÍRITO DE DEUS

QUE TE TROUXE AQUI PRA NOS ENSINAR A DIVIDIR” e continua,

…FOI MEU BOM PASTOR FOI MEU CONDUTOR E SEMPRE SERÁ ONDE ESTIVER CONDUZIRÁ COM A SUA CRUZ NOSSO BOM JESUS TE ENSINARÁ, NOSSO BOM JESUS CONTIGO IRÁ.

Mais lágrimas saíram dos olhos de Padre Carlos Conceição e dos presentes na Santa Missa.

“Quero te agradecer, Sacerdote amigo. Pelo seu servir por ser de abrigo. Foram lutas e alegrias. Cantos, lives, caminhadas. Foram construções e vidas alcançadas”. Assim fala a composição de Jansen.

Muitas foram as mensagens, presentes, abraços e lágrimas, os coordenadores de  comunidades e pastorais em fila se despediram do padre que fez da paróquia do Bom Jesus uma família, e quem é família age como família como irmãos.

Muita trabalho com fé, e os pés  no chão.

Assim sendo, Padre Carlos Conceição, sempre sensível as mazelas  da população da sua região e sensibilizado com uma  ação do papa Francisco que estabeleceu o dia O Mundial dos Pobres, em 2017,  propôs uma ação concreta na paróquia do Bom Jesus e  com apoio do grupo “Fraternidade e Vida” da Paróquia nossa Senhora do Perpétuo Socorro na Praia da Costa/Vila Velha, foi realizada a construção de quatro casas populares, desde a fundação até a chave, e também a reforma de outras, em seis anos de projeto.

Hora de ir logo ali.

Voltando à missa, a mensagem lida em nome do  CPP e do CAP da paróquia, remeteu-se  ao Livro do Eclesiastes, “Tudo tem o seu tempo. Há um momento oportuno para cada coisa debaixo do céu.”  assim deixa claro a vocação missionária de padre Carlos, é chegada a hora de levar o Cristo a outros locais, e continuou no mesmo livro de Eclesiástico. 6. 14- 16, diz que: “Amigo fiel é proteção poderosa, e quem o encontrar, terá encontrado um tesouro. Amigo fiel não tem preço, e o seu valor é incalculável! Amigo fiel é remédio que cura, e os que temem ao Senhor o encontrarão”.  Sim o querido Padre Carlos, trata a amizade como  um tesouro, e assim terminou a emocionante mensagem “Não diremos adeus, mas até breve. Ou seria melhor: “Até uma próxima oportunidade… se Deus quiser!” até porque Flexal é logo ali”

Padre Carlos agradeceu o carinho dos fiéis ao seu trabalho, e  não podia deixar de citar ao fim de suas palavras: “Eu fico com a pureza da resposta das crianças, é a vida, é bonita e é bonita…”  afinal é o “padre das crianças”, ou será o “padre do futuro” porque as crianças são nosso futuro.

A partir do próximo dia 08/07/2023, o “padre das crianças” tem uma nova missão em seu dever missionário, ele estará à frente  da paróquia Nossa Senhora da Penha  no bairro Flexal, que já se prepara festiva para receber seu pastor, Missão dada por Jesus Cristo ao seu filho.

Na paróquia do Bom Jesus que será eternamente grata ao padre Carlos Conceição é grande a certeza que os filhos  de Bom Jesus irão continuar com Padre Carlos em seu coração.

Depois de tantas emoções foi dada a benção final para encerramento de uma noite inesquecível.

por Sérgio Renato, Pascom – PASCOM – área  Cariacica e Viana