Renovação das promessas na Epifania

17 janeiro, 2022

Neste domingo, dia 16 de janeiro, a Comunidade Epifania se reuniu na Chácara Vila de Nazaré, em uma missa presidida pelo padre Hadeleon Santana para renovar livremente o seu sim à aliança de bondade e compaixão com Deus. Nesta mesma ocasião o casal Diego de Amorim Borges e Belcristi Gurgel de Amorim fizeram suas primeiras promessas em ofertar suas vidas à Deus no carisma Epifania e de acordo com seu estado de vida.

Doris Almeida é membro fundadora da Comunidade que completa neste ano 28 anos de existência. Ela conta que o momento vivido ontem foi e é uma grande alegria para todos: “Com a liturgia deste domingo experimentamos a manifestação do Senhor, no ordinário da Vida, através das bodas de Caná, renovamos a graça deste carisma que nos leva a contemplar a beleza e o comprometimento da encarnação do verbo entre nós. A vocação é uma resposta humana do chamado de Deus.  Ficamos muito felizes com o sim dos nossos irmãos. Muitos são chamados a viver essa mesma vocação tão simples de glorificar a Deus, principalmente no cuidado com os pobres e pequenos”.

Todos os anos os membros internos, externos e celibatários da Epifania passam por essa renovação das promessas e ontem 25 deles participaram do momento, alguns presencial e outros de forma online devido a pandemia. Para se tornar um membro da Comunidade, Dóris explica que três passos precisam ser cumpridos. O primeiro é manifestar o desejo através de pedido verbal e por escrito; o segundo é realizar o caminho formativo da Comunidade Epifania com fidelidade e o terceiro é engajamento nas missões.

Apesar de existirem diferenças entre os membros, todos tem o mesmo comprometimento segundo seu estado de vida, ou seja, podem ser casados, celibatários ou solteiros. Existem membros das mais variadas idades. Os internos são aqueles que residem em espaço comunitário em função da missão e existem os membros externos ou membros de aliança que moram fora do espaço comunitário, em suas próprias residências.

A Comunidade Epifania trabalha muito com formação, dando retiros e encontros de espiritualidade e entre as Ações desenvolvidas estão a Casa Sagrada Família, que atende crianças de 0 a 2 anos em vulnerabilidade social, junto com o Juizado da Infância e Juventude. Elas ficam abrigadas no local até ser concluído o processo de retorno às famílias ou adoção.

Além disso, tem o Programa Viver que atende crianças e adolescentes com Aids e suas famílias. Há mais de 20 anos realizam um trabalho mensal de distribuição de cestas básicas, fralda, leite, além de motivarem para o tratamento da doença. Este trabalho é realizado em parceria com a Secretaria de Saúde e hospitais da Grande Vitória.

E barco hospital Laguna Negra, que está localizado na Prelazia de Lábrea e também tem um trabalho realizado pela Epifania com arrecadação de medicamentos e de material humano, com o envio dos profissionais da saúde para atender a população ribeirinha. Desde o início da pandemia as atividades tinham sido paralisadas, mas serão retomadas a partir de maio deste ano.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quarta-feira 18 maio
quinta-feira 19 maio
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por