NOTÍCIAS PARÓQUIAS / ÁREAS

Na noite do último domingo (23), a Paróquia Nossa Senhora das Graças – Coqueiral de Itaparica/Vila Velha, iniciou a “Semana de Despertar na Graça”.

Na noite do último domingo (23), a Paróquia Nossa Senhora das Graças – Coqueiral de Itaparica/Vila Velha, iniciou a “Semana de Despertar na Graça”. A programação conta louvor, missa, adoração e benção do Santíssimo. 

De acordo com o pároco, Padre Abel de Andrade, a semana foi pensada pelos grupos de RCC da paróquia. Ele destacou ainda que ‘O despertar na Graça’ é um momento de olhar para a própria paróquia, tendo como inspiração o Ano Vocacional e o tema do Vinde e Vede deste ano de 2023.

Com o tema central “O despertar na Graça”, cada dia da semana tem uma palavra. São elas:

1° DIA – 23/04 | Domingo

Porei em vós um Espírito, então sabereis que eu sou o Senhor. 

Ezequiel 37, 3-7

 

2º DIA – 24/04 | Segunda-feira 

O Amor de Deus foi derramado em nossos corações. 

Romanos 5, 1-5

 

3º DIA – 25/04 | Terça-feira

 Sede firmes e inabaláveis. 

1Coríntios 15,58

 

4º DIA – 26/04 | Quarta-feira 

Volta para o Senhor teu Deus! 

Oseias 14, 2-10

 

5º DIA – 27/04 | Quinta-feira 

O nosso refúgio é o Senhor. 

Salmo 140, 1-4

 

6º DIA – 28/04 | Sexta-feira 

Fica conosco, Senhor. 

Lucas 24, 28-29

 

7º DIA – 29/04 | Sábado 

Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta. 

João 14, 6-8

 

Além do pároco, Padre Abel, e do Vigário Paroquial, Padre Osmar Braido, a programação contará com a presença de outros padres, dentre eles estão Pe. Jones e Pe. Hugo. O encerramento da semana ficará por conta da Banda Sementes. A apresentação acontecerá após a missa de encerramento, no próximo sábado, dia 29 de abril. 

 

INFORMAÇÃO

Semana de Despertar na Graça

(Louvor, Missa , Adoração e  Benção do Santíssimo)

Tema: “Despertar na Graça”

Data: de 23 a 29 de abril

Local: Comunidade Matriz – Paróquia Nossa Senhora das Graças | R. Treze, 1317 –

Coqueiral de Itaparica, Vila Velha – ES, 29105-163

Horário:  Segunda a Sexta – 19h30 / Sábado – 18h 

Encerramento com a Banda Sementes.

A Comunidade São Jorge – Paróquia São José de Calazans – Serra homenageia nosso Santo Guerreiro Padroeiro e aproveita para iniciar comemorações de seus

A Comunidade São Jorge – Paróquia São José de Calazans – Serra homenageia nosso Santo Guerreiro Padroeiro e aproveita para iniciar comemorações de seus 42 anos de fundação. Desta maneira, acontecerá um tríduo nos dias 21, 22 e 23 de abril, conforme programação abaixo.

Programação:

Sexta feira – Missa às 19h30 + cantina + confraternização.

Sábado – Missa às 19h30 + cantina + confraternização.

Domingo – Dia de São Jorge – Concentração 19h00 – Procissão com andor, coroinhas, padres, religiosos Escolápios com saída e chegada na comunidade, onde também acontecerá Santa missa, depois cantina com música ao vivo e confraternização.

Lanche partilhado, ambiente de confraternização amplo.

Local: Comunidade São Jorge – Rua Irineu Florestini 121 Nova Zelândia Serra – ES.

Referência: Rua lateral do Supermercado Atacado Vem.

Conheça agora um pouco história da Comunidade São Jorge.

Em maio de 1981 um grupo de leigos começou a participar da Comunidade que já estava construída em Nova Zelândia na Serra. Um pequeno templo que era frequentado por algumas famílias como por exemplo; família Anacleto, Andrade, Souza e Bonifácio, juntamente com as irmãs Carmelitas que por sua vez, foram as fundadoras da Comunidade São Jorge.

Em junho de 1981 teve início a catequese sendo que desse grupo, foi realizado a primeira celebração de Primeira eucaristia. Era o ano de 1987.

A comunidade seguia seu curso normal, mas como as coisas de Deus nem sempre são fáceis, aconteceram perseguições por parte de pessoas que queriam invadir o templo, onde infelizmente acabou acontecendo

Apesar disso continuamos nossas celebrações, só que dessa vez de casa em casa e essa situação perdurou por anos, mais precisamente por 11 anos, contudo a palavra de Deus manteve-se viva. Nesta época, integrávamos a Paróquia São José Operário de Carapina, Serra.

O primeiro padre que celebrou conosco, foi o Padre Carlos. Logo em seguida nos deu de presente um terreno que é onde nos encontramos agora.  Com a passagem de outros padres, ganhamos a construção de um pequeno templo.

Em seguida, tornamo-nos parte da Paróquia de São Francisco de Assis em Laranjeiras com direção do pároco Pe. Arlindo, um grande pastor que também colaborou na construção do atual templo. Nessa construção contamos ainda com a colaboração de diversas famílias e dos fiéis dos bairros Vila Nova de Colares, Feu Rosa e Alterosa.

No campo espiritual, pudemos contar com grande e valiosa ajuda das Irmãs religiosas de São José, irmã Helena, irmã Waleska e Irmã Terezinha.

Nós, da atual Comunidade São Jorge agradecemos a todas as famílias, fiéis, religiosos e amigos que contribuíram e continuam contribuindo nesta permanente caminhada e agradecemos ainda, o nascimento da Paróquia São José de Calasanz a qual fazemos parte, que com seu carisma “oração e ação” só nos trouxe grande alegria.

Nosso agradecimento fraterno, aos nossos Padres Escolápios que se fazem e fizeram disponíveis, atentos e presentes em nosso meio, com palavras de incentivo e orientações pelo bom andamento da Comunidade que busca caminhar seguindo o Evangelho, assim como, nunca poderíamos esquecer do nosso Diácono Vanderson e, dos apoios de todas pastorais paroquiais e também, das Irmãs de São José de Chambéry que também nos apoiaram no início.

Também exaltamos nosso padroeiro São José de Calasanz que nos motiva seguir seus passos, com vários ensinamentos voltados para fé e ações “Piedade e Letras” e que, daqui alguns dias, 10 de maio, estará aniversariando, ou seja, nossa amada paróquia completará 15 anos conosco aqui em Serra-ES.

Desta forma vamos seguindo, no aprendizado, ações, colheitas e crescendo na fé e obras, mesmo que conscientes que como São Jorge, possuímos dragões internos para derrotar na condição de pecadores.

Um grande abraço! E Viva São Jorge!

Durante a Semana Santa é de costume as comunidades realizarem o tríduo Pascal e também encenações e celebrações nas ruas, na Paróquia Epifania do

Durante a Semana Santa é de costume as comunidades realizarem o tríduo Pascal e também encenações e celebrações nas ruas, na Paróquia Epifania do Senhor aos Reis Magos em Nova Almeida-Serra não foi diferente, mesmo com a Comunidade Matriz em reformas, a programação foi repleta para toda a comunidade.

Os jovens da Paróquia administrada por Pe. André de Paiva Oliveira, localizada nos bairros de Nova Almeida/Serra e Praia Grande/Fundão realizaram na sexta-feira Santa o Musical Auto da Paixão. A apresentação foi realizada na comunidade Divino Espírito Santo, foram meses de ensaios para que nada desse errado, os jovens se dedicaram e deram o seu melhor, a comunidade ficou repleta de pessoas que desejaram assistir os últimos momentos de Jesus.

Já no domingo da Ressurreição a Santa Missa paroquial foi realizada no mirante aos fundos da Igreja Matriz Reis Magos, às 04:30 da manhã, e mesmo pelo horário muitas pessoas participaram deste lindo momento de nossa vida de cristão Católico, ao final da celebração eucarística aconteceu um delicioso café da manhã para todos os paroquianos.

No último domingo (09/04) a paróquia São José, de Guarapari, reuniu as suas 26 comunidades para celebrar a Missa da Ressurreição. A missa, que

No último domingo (09/04) a paróquia São José, de Guarapari, reuniu as suas 26 comunidades para celebrar a Missa da Ressurreição. A missa, que desde 2022 passou a ser celebrada em Buenos Aires, região de montanhas, este ano foi presidida por Dom Andherson Franklin, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Vitória. No ano passado o evento contou com a presença de cerca de 1.300 pessoas e esse ano foram quase 2000 fieis.

Para que tudo acontecesse as 26 comunidades foram mobilizadas. Tudo foi muito bem organizado e sempre acompanhado pelo Padre Alexandre Ferreira. A estrutura foi montada no sábado (08) e por volta das 3h da madrugada de domingo (09), a comunidade Santo Antônio e a equipe de liturgia paroquial cuidavam dos últimos detalhes para que tudo ficasse conforme planejado.

Às 3h30min os primeiros paroquianos começavam a chegar no local indicado como ponto de encontro, em frente ao Condomínio Vila Country.  Às 4h30min deu-se início à Procissão Luminosa, seguindo até o campo de futebol em frente à Comunidade local, onde foi Celebrada a Santa Missa da Ressurreição por Dom Andherson Franklin e concelebrada pelo Pe. Alexandre Ferreira.

Para os paroquianos esse evento foi sem dúvida um presente de Deus, pois se prepararam desde o começo da Semana Santa e seguiram por toda a trajetória de Jesus até o dia da Ressurreição, agradecendo e pedindo remissão dos pecados.

O sentimento de dever cumprido e a satisfação de tudo ter acontecido tão perfeitamente, apesar do mal tempo, além de contar com a presença de Dom Andherson, encheu o coração do Padre Alexandre de gratidão e para os paroquianos que puderam participar, o sentimento não era diferente.

“É muito gratificante participar de perto desses momentos tão cheios de Espiritualidade. Eu vivi intensamente toda programação da Semana Santa. Em toda minha vida nunca havia vivido de perto na igreja, principalmente na Páscoa. Às vezes me parece que nem é real. Agradeço a Deus todos os dias por me colocar na paróquia São José, principalmente com um pastor que se preocupa com cada detalhe da Igreja e com seu rebanho. Para finalizar a semana maior, vivenciamos, na madrugada de domingo, a Procissão Luminosa com toda a Paróquia, e a Santa Missa presidida por Dom Andherson Franklin. Que alegria! Era percebível o brilho nos olhos do nosso pároco, Padre Alexandre, ao ver o seu rebanho ali reunidos para celebrarmos a Ressurreição de Cristo. Obrigada pelo eu trabalho para com toda a Paróquia, Padre Alexandre.

Cada momento vivido é um aprendizado para a Vida e o nosso crescimento espiritual.” Maura – Comunidade Santa Bárbara

“O Sentimento é de alegria. Muito gratificante ver nas pessoas a Fé no ressuscitado. Viver o momento mais importante de nossa igreja em unidade com a Missa na madrugada foi simplesmente lindo. Porque Ele vive, eu posso crer no amanhã!” Carlos Arpini – Comunidade Santo Antônio

“Ressuscitei com Cristo! Durante toda semana Santa, foi nos oferecido os melhores dos banquetes! Cada filho de Deus pode beber de graças imensuráveis em cada dia de oração. No domingo de Ressurreição, sentimos que parecia ser ano novo. Sentia-me no último dia do ano, 31 de dezembro, na expectativa de um ano melhor, cheio das graças de Deus. Foi isso que senti. Nunca havia sentido nada parecido antes. Então hoje louvo e agradeço a este Deus extremamente maravilhoso que nos concedeu inúmeras graças, permitindo-nos ressuscitar com Ele também dia 09/04/2023. Estou muito feliz e grata a Deus pela nossa paróquia, que a cada dia se renova e cresce na graça de Deus. Ao nosso querido Pároco Alexandre Ferreira, a nossa mais sincera gratidão e amor. Agradecemos também a todos os nossos irmãos, que com amor trabalharam com afinco para que toda a vontade de Deus fosse realizada da melhor maneira possível, estou encantada até agora, minha família agradece por tudo.” Viviane – Comunidade Santa Rita de Cássia

Acesse as redes sociais da paróquia São José e veja mais registros de toda a semana Santa:

Instagram: https://www.instagram.com/paroquiasaojosedeguarapari/

Facebook: https://www.facebook.com/paroquiasaojosedeguarapari

Veja alguns registros:

Assista ao vídeo da procissão:

 

Com este tema e nessa confirmação, a Paróquia Santa Maria Goretti, de Jardim América – Cariacica/ES, celebrou no último domingo (09) a 33ª Assembleia

Com este tema e nessa confirmação, a Paróquia Santa Maria Goretti, de Jardim América – Cariacica/ES, celebrou no último domingo (09) a 33ª Assembleia de Páscoa, que aconteceu na Comunidade São João Batista, em Boa Sorte – Cariacica/ES. Com estimativa de 2.000 fieis participando do momento, toda a paróquia se reuniu, saindo de madrugada, a partir das 3h da manhã, para seguir rumo a comunidade anfitriã e juntos celebrarem a Missa, que aconteceu às 5h.

Tradicionalmente a paróquia se organiza com um rodízio a cada ano, onde uma nova comunidade recebe as demais para celebrarem a Ressurreição de Cristo. Com a organização do local, ornamentação, desde o ano anterior, contando com as pastorais e movimentos da paróquia, bem como a Pastoral Litúrgica e presença do Postulantado Passionista, o evento se tornou tradição e já acontece há 33 anos.

Em um gesto concreto englobando a Campanha da Fraternidade 2023, com o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!”, a comunidade anfitriã promoveu a doação 78 de cestas básicas, que serão destinadas as 13 comunidades da Paróquia, e que serão repassadas a famílias carentes das comunidades. A Paróquia agradece a todos os paroquianos, as comunidades, as pessoas de boa fé e a todos os parceiros que auxiliaram a fazer isso possível.

Na certeza da Ressurreição de Cristo e que, todos os dias, Ele caminha conosco, deixamos a nossa parabenização pelo evento e grande abraço a toda a Paróquia Santa Maria Goretti e, em especial, a Comunidade São João Batista, que recebeu a Assembleia de Páscoa no ano de 2023, e a Comunidade São Paulo da Cruz, que receberá em 2024 a 34ª Assembleia de Páscoa.

Juntos, em união sinodal, dizemos:
“Ressuscitado, Ele caminha conosco”.

(PASCOM Paroquial)
Texto: Karoline das Graças Amancio
Fotos: Eliza Ribetti e Leonardo Torezani

Confira os registros:

 

Prestes a iniciar os festejos da Festa da Penha, no próximo dia 09 de abril, fiéis e devotos da Área Pastoral Vila Velha estão

Prestes a iniciar os festejos da Festa da Penha, no próximo dia 09 de abril, fiéis e devotos da Área Pastoral Vila Velha estão se organizando para participar de toda a programação, bem como da missa de abertura que será preparada pela área.

Com o tema “Batismo, fonte de todas as Vocações”, o primeiro dia do oitavário contará com uma programação diversa a partir das 05h. A missa de abertura acontecerá às 16h, no Campinho do Convento. Sobre a Festa, Padre Abel de Andrade, coordenador da Área Pastoral Vila Velha, comentou: “A Festa da Penha sempre foi marcada pela presença das Áreas Pastorais. Um momento de unidade, comunhão pastoral e alegria Pascal”. Em relação a abertura oficial da Festa, ele destacou: “A abertura da festa é feita pela Área Pastoral de Vila Velha por ser o local da festa e, por acontecer no dia de Páscoa, facilita para as paróquias da área celebrarem as alegrias de Nossa Senhora na Festa da Ressurreição.

Diversos devotos também estão animados e engajados para este momento celebrativo, como é o caso do Gabriel de Sousa Ladeira, de 20 anos, que pertence à paróquia Nossa Senhora do Rosário. No ano de 2009, o pai de Gabriel, o senhor Nelio de Pinho Ladeira, sofreu um acidente e quebrou o pé. O senhor Nelio é devoto de Nossa Senhora da Penha e participava todos os anos da Romaria dos Homens. Porém, devido ao acidente, ele não conseguiu estar presente naquele ano. 

Gabriel, ao acompanhar, pela janela de casa, a romaria passar, se deparou com o pai emocionado diante da homenagem que a comunidade deles havia preparado para Nelio. Então, Gabriel se comprometeu a ir com ele no próximo ano.

Quando se aproximava a Festa da Penha de 2010, Gabriel lembrou o pai sobre a promessa que havia feito no ano anterior. No sábado pela manhã, dia da romaria, Gabriel recebeu o telefonema de uma amiga do pai dele pedindo que, ao chegar na Catedral, fizesse dois pedidos à Nossa Senhora da Penha. O primeiro pela recuperação do pé do senhor Nelio, que ainda não podia usar calçados fechados e não estava andando direito. O segundo pela saúde da filha dela, que é amiga de Gabriel, e não se alimentava direito, além de sofrer com uma depressão infantil. Ao chegar na Catedral, Gabriel pediu ao pai que o levantasse para enxergar a imagem. Ao avistá-la, ele fez os dois pedidos. Uma semana após a festa, o pai voltava a usar os calçados fechados e a amiga de Gabriel, que hoje é sua madrinha de Crisma, se alimentava normalmente.

São histórias como a de Gabriel que faz o povo capixaba externar tamanha fé e devoção à Nossa Senhora das Alegrias.

Nossa Senhora da Penha, Mãe das Alegrias: Rogai por nós!

INFORMAÇÃO

MISSA DE ABERTURA DA FESTA DA PENHA

Tema Do Dia: Batismo, Fonte De Todas As Vocações

Data: 09 de abril

Local: Campinho do Convento

Horário: A partir das 16h – Transmissão Ao Vivo (TVs, Rádios, Internet)

Área Pastoral: Vila Velha

 

Clique aqui e confira a programação completa!

 

Texto: Renann Siqueira

Fotos: Pascom – Área Vila Velha

No próximo dia 07 de abril (sexta-feira), atores, dançarinos, cantores e agentes das equipes de serviço da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes/Vila Velha, apresentarão

No próximo dia 07 de abril (sexta-feira), atores, dançarinos, cantores e agentes das equipes de serviço da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes/Vila Velha, apresentarão o espetáculo “Teatro da Paixão de Cristo”, a partir das 19h, na Rua Vasco Coutinho – Barra do Jucu – Vila Velha, próximo à comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

O evento é imperdível para os fiéis que querem se sentir mais próximos dos passos de Jesus rumo à crucificação, uma vez que conta com uma narrativa que busca retratar o cenário onde Cristo andou rumo a nossa salvação. Além de todo o cuidado com o figurino, a peça também dispõe de músicas e coreografias que vão encantar os espectadores. O evento é realizado há nove anos e há uma estimativa de público de aproximadamente oitocentas pessoas.

INFORMAÇÃO

TEATRO DA PAIXÃO DE CRISTO

Data: 07 de abril

Local: Rua Vasco Coutinho – Barra do Jucu/Vila Velha (próximo à comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro)

Horário: 19h

Texto: Nossa Senhora dos Navegantes – Adaptado

“…Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo tua Palavra.” (Lc 1, 38) Sempre a serviço e com a alegria do Senhor,

“…Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo tua Palavra.” (Lc 1, 38)

Sempre a serviço e com a alegria do Senhor, a Coordenação do Terço dos Homens da Área Pastoral de Vitória não para. No dia 18 de março, que a Igreja celebrou a Memória Litúrgica de São José, os representantes Gustavo e Ronan foram ao Conselho de Área e se apresentaram, pontuando a importância do movimento e que, na medida do possível, buscariam reunir todos os grupos e, por conseguinte, Paróquias. No atual momento, 13 das 14 Paróquia possuem Grupo do Terço dos Homens regularmente rezando em vossos seios eclesiais.

No mesmo dia, às 14h, reuniram-se na Paróquia São José, com os representantes de outras 08 Paróquias para refletirem sobre o Movimento e outras considerações.

O encontro foi conduzido pelo Coordenador Gustavo, que aproveitou o ensejo informando a necessidade de buscar essa unicidade e centralidade cristã rezando sob intercessão de vossa Santa e Amada Mãe.

Foram definidos os formatos das reuniões, que serão itinerantes (cada mês em uma paroquia), sempre ás 14h. O 1° Encontro Municipal do TH dos Homens da Área Pastoral de Vitória, será realizado no dia 13 de Maio, a partir das 14h, no Santuário-Basílica de Santo Antônio, no bairro homônimo. Todos são animadores para esse encontro de Fé e que em breve serão passados detalhes da programação! Rezemos juntos!