Notícias

Na reabertura do restaurante popular de Vitória , pe. Jorge Campos, vigário geral da Arquidiocese de Vitória, que representou o arcebispo, dom Ângelo Mezzari,

Na reabertura do restaurante popular de Vitória , pe. Jorge Campos, vigário geral da Arquidiocese de Vitória, que representou o arcebispo, dom Ângelo Mezzari, conduziu um momento de oração e abençoou o espaço. Pe. Jorge iniciou com a leitura do salmo 103 que diz: “Deus quer abençoar o seu povo”. “Que o povo que busca alimento encontre também Jesus que é alimento que sacia a fome de justiça e paz. Que este espaço, que esta cidade de Vitória, sejam lugares de paz”, disse pe. Jorge que também rezou pelas autoridades e parabenizou o Prefeito pela iniciativa.

Após a cerimônia de Abertura foi servido o almoço a todos os presentes. O restaurante vai abrir todos os dias e servir refeições no almoço e jantar, ao todo cerca de 2100 refeições diariamente.

Pessoas em situação de rua cadastradas no CadÚnico terão subsídio de 100%. Crianças até 12 anos, acompanhadas de um adulto, também terão acesso gratuito. Moradores de Vitória cadastrados no CadÚnico pagarão R$ 3,00 pelo almoço e R$ 1,50 pelo jantar.

Outras pessoas que queiram almoçar e possam pagar, o valor por refeição será de R$ 14,00.

A rede de oração pelas intenções do Papa no mês de setembro tem como tema A interdependência com todas as criaturas. A inspiração vem

A rede de oração pelas intenções do Papa no mês de setembro tem como tema A interdependência com todas as criaturas. A inspiração vem de São Francisco de Assis. Rezemos junto com o Papa para que a humanidade aprenda a se relacionar com toda a criação e a respeitar os limites da natureza.

 

 

 

 

 

Na tarde de hoje (03/09), o Seminário Nossa Senhora da Penha realizou sua peregrinação jubilar ao Santuário Nacional de São José de Anchieta, em

Na tarde de hoje (03/09), o Seminário Nossa Senhora da Penha realizou sua peregrinação jubilar ao Santuário Nacional de São José de Anchieta, em Anchieta/ES. O momento foi vivido como parte do caminho espiritual do Jubileu 2025, proposto pela Igreja, e teve como finalidade fortalecer a fé, a vida comunitária e a vocação de cada seminarista.

Além dos momentos de visita monitorada, oração e reflexão, a peregrinação também foi uma oportunidade de conhecer a história dos Jesuítas naquele local e de aprofundar a espiritualidade a partir do testemunho de São José de Anchieta, padroeiro do Brasil e grande missionário.

A jornada jubilar foi concluída com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Padre Álvaro Augusto Negromonte Pereira, reitor do Santuário, e concelebrada pelo Padre Jorge Campos, reitor do Seminário Nossa Senhora da Penha. A experiência foi marcada por profundo espírito de comunhão e devoção, recordando que a peregrinação é sempre um caminho de conversão e de encontro com Cristo.

 

No dia 13 de setembro, a Arquidiocese de Vitória promove mais uma edição do Encontro de Arquitetura e Arte Sacra, um espaço de reflexão

No dia 13 de setembro, a Arquidiocese de Vitória promove mais uma edição do Encontro de Arquitetura e Arte Sacra, um espaço de reflexão sobre a beleza e a força da arte como expressão da fé cristã. O encontro contará com a assessoria do artista cristão Sérgio Ceron, referência nacional na área.

O tema deste ano é a linguagem simbólica: como ela se manifesta na experiência humana, de que forma se expressa na arte sacra e na arquitetura, e como continua sendo um caminho privilegiado para falar de Deus em nossos tempos. Em sua reflexão, Ceron recorda que a modernidade trouxe consigo um esvaziamento espiritual e um distanciamento da linguagem simbólica, essencial para o encontro do ser humano com o Mistério.

Você pode fazer sua inscrição clicando aqui, ela é gratuita.

Programa do Encontro

  • Manhã: Linguagem simbólica e símbolos essenciais

  • Tarde: Exemplos na arte e na arquitetura

Quem é Sérgio Ceron

Natural de São João do Ivaí (PR), Sérgio Ceron nasceu em 1969 e dedica-se à Arte Sacra desde 1996. É formado em Filosofia e Letras, e realizou sua formação especializada em Arte Sacra e Bens Culturais da Igreja na Itália, onde estudou afresco, iconografia e patrimônio cultural na Pontifícia Universidade Gregoriana e no Instituto Oriental, em Roma. Atuou em diversas obras na Europa e, desde 2003, desenvolve no Brasil projetos de decoração e edificação de igrejas, monumentos e arranjos litúrgicos, além de exposições e cursos.

O encontro é uma oportunidade para arquitetos, artistas, agentes de pastoral e todos os interessados em compreender como a beleza e a arte continuam sendo instrumentos de evangelização e esperança.

O Papa Leão XIV pediu, na Audiência de hoje, oração para que crianças e jovens tenham fé. O motivo é a volta às aulas
O Papa Leão XIV pediu, na Audiência de hoje, oração para que crianças e jovens tenham fé. O motivo é a volta às aulas na Europa após as férias de Verão. Leia a matéria publicada no site vaticannews.va.
“Que setembro seja um mês de oração pelas crianças e jovens que voltam às aulas e por aqueles que cuidam da sua educação. Peçam por eles, pela intercessão dos Beatos, e em breve Santos, Pier Giorgio Frassati e Carlo Acutis, o dom de uma fé profunda em seu caminho de amadurecimento”, disse Leão XIV durante a saudação aos fiéis de língua polonesa na Audiência Geral. A canonização dos futuros santos está marcada para domingo, 7 de setembro.

O Papa Leão XIV, na Audiência Geral desta quarta-feira (03/09), de volta à Praça São Pedro, refletiu sobre a humanidade de Cristo nos últimos momentos antes da sua morte, quando na cruz ele diz ter sede e lhe é oferecida uma esponja embebida em vinagre. “Na sede de Cristo podemos reconhecer toda a nossa sede”, disse o Pontífice, “não há nada de mais humano, nada de mais divino, do que saber dizer: eu preciso”. A sede do Senhor na cruz, recordou o Pontífice durante as saudações aos peregrinos vindos de diferentes partes do mundo, como do Brasil e de Portugal, ensina que pedir não é indigno, mas libertador:

“Saúdo cordialmente os fiéis de língua portuguesa, de modo especial os grupos vindos de Portugal e do Brasil. Jamais devemos nos envergonhar de pedir: todos nós temos necessidade do Senhor e da sua graça. Peçamos a Ele a água viva que sacia a nossa sede de Deus. Deus os abençoe!”

Entregar a fraqueza a Deus sem vergonha

Aprender “a arte de pedir sem vergonha e de oferecer sem cálculo”, também foi enaltecido pelo Papa ao se dirigir aos fiéis de língua francesa, em especial, os provenientes de Luxemburgo e da França: “assim construiremos relações fraternas, verdadeiras e autênticas, portadoras de uma alegria que o mundo não conhece”, acrescentou o Pontífice. Aos peregrinos de língua áraba, Leão XIV reforçou:

“O cristão é chamado a entregar a sua fraqueza a Deus sem vergonha nem medo, porque só Ele é capaz de transformá-la numa ponte que conduz ao céu.”

Por intercessão dos futuros santos, Acutis e Frassati

Quando o Papa se dirigiu aos fiéis de língua polonesa, recordou que, passadas as férias de verão, o período é para retomar o ano escolar na Europa. Em véspera de duas importantes canonizações no próximo domingo, 7 de setembro, no Vaticano, Leão XIV também disse para pedir a intercessão dos futuros santos, os italianos Carlo Acutis e Pior Giorgio Frassati, o dom da fé. São dois jovens, que faleceram aos 15 e 24 anos respectivamente, que seguiam os valores do Evangelho e até hoje inspiram as famílias e irradiam a luz de Jesus a todos:

“Que setembro seja um mês de oração pelas crianças e jovens que voltam às aulas e por aqueles que cuidam da sua educação. Peçam por eles, pela intercessão dos Beatos, e em breve Santos, Pier Giorgio Frassati e Carlo Acutis, o dom de uma fé profunda em seu caminho de amadurecimento.”

Hoje, (02/09), o Seminário Nossa Senhora da Penha vivenciou mais um momento especial de alegria e comunhão. Em celebração presidida por Dom Ângelo Ademir

Hoje, (02/09), o Seminário Nossa Senhora da Penha vivenciou mais um momento especial de alegria e comunhão. Em celebração presidida por Dom Ângelo Ademir Mezzari, Arcebispo da Arquidiocese de Vitória, os seminaristas receberam os Ministérios de Leitor e de Acólito, etapas importantes no caminho de preparação ao sacerdócio. A celebração contou com a presença dos Padres Formadores, Diretores Espirituais do Seminário e sacerdotes convidados, que concelebraram junto ao Arcebispo.

Foram instituídos ao Ministério de Leitor os seminaristas do segundo ano de Teologia: Daniel Tonini Demuner, Jeferson Klippel, Rhandeo Rigo Chagas e Victor Hugo Nogueira da Gama Andrade. Já aos seminaristas do quarto ano de Teologia, Arthur Henrique Silva Varanda e Jardel Martins Ferreira, foi confiado o Ministério de Acólito.

O rito marcou um passo significativo no itinerário vocacional de cada seminarista: O Ministério de Leitor os configura servidores da Palavra de Deus, chamados a proclamá-la com fidelidade e a aprofundar cada vez mais o amor pela Sagrada Escritura. Já o Ministério de Acólito os aproxima do serviço ao altar, preparando-os para uma vida entregue à Eucaristia e ao cuidado do povo de Deus.

Rezemos por nossos seminaristas que, a cada etapa, se configuram mais intensamente a Cristo, o Bom Pastor, e se preparam para o exercício do Presbiterato.

 

 

Entre os dias 9 e 11 de setembro de 2025, o Instituto Interdiocesano de Filosofia e Teologia promove a XIII Semana Teológica, evento que

Entre os dias 9 e 11 de setembro de 2025, o Instituto Interdiocesano de Filosofia e Teologia promove a XIII Semana Teológica, evento que marca os 40 anos de sua primeira edição e acontece dentro das celebrações do 60.ª aniversário do encerramento do Concílio Vaticano II, no contexto do Ano da Esperança, convocado pelo Papa Francisco, de saudosa memória.

O encontro terá como lema “Vaticano II: Legado de Esperança e Renovação para o Nosso Tempo” e será realizado no Centro Católico de Estudos (CECATES), em Vitória, com atividades em dois turnos: das 8h às 11h e das 19h às 21h30.

Desde 1985, quando promoveu a primeira Semana Teológica com o tema “O cristão no mundo contemporâneo”, o Interdiocesano vem oferecendo às Igrejas locais e à sociedade capixaba momentos de estudo e aprofundamento que buscam unir fé e vida. Nestes 40 anos, consolidou-se como espaço de formação de ministros ordenados, religiosos, religiosas, leigos e leigas, além de professores e agentes de pastoral.

Segundo o coordenador acadêmico do Interdiocesano, prof. dr. Pe. Arthur Francisco Juliatti dos Santos, a Semana Teológica é oportunidade de celebrar a caminhada já feita e renovar o compromisso com a missão da Igreja no Espírito Santo. “Será um tempo de escuta, reflexão e esperança, aberto a todos que desejam mergulhar no legado do Concílio Vaticano II e no chamado da Igreja para os dias de hoje”, destacou.

As inscrições podem ser feitas clicando aqui ou através do link (https://app.ciaticket.com.br/e/SEMANATEOLOGICA) e mais informações podem ser obtidas diretamente na secretaria do Instituto Interdiocesano, CECATES, localizado na Avenida João Batista Parra, 525 – Praia do Suá, em Vitória.

A programação está organizada em dois momentos:

• Manhãs acadêmicas: das 08h às 11h, voltadas para aprofundamento teológico e reflexão acadêmica.
• Noites abertas ao público: das 18h50 às 21h30, com conferências acessíveis a todos os interessados.

Programação:
09 de setembro (Terça-feira)
Tema: Igreja em saída nas rodovias digitais
Conferencista: Moisés Sbardelotto

• 10 de setembro (Quarta-feira)
Tema: O mistério humano revelado na arte
Conferencista: Pe. Anderson Antônio Pedroso

• 11 de setembro (quinta-feira)
Tema: Igreja, comunhão e participação: uma releitura de Puebla
Conferencista: Prof. Dr. Pe. Francisco das Chagas de Albuquerque

Um forte apelo por um cessar-fogo imediato no país do Leste Europeu, a tragédia no mar da Mauritânia, e o Dia Mundial de Oração
Um forte apelo por um cessar-fogo imediato no país do Leste Europeu, a tragédia no mar da Mauritânia, e o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação: estes são alguns dos temas abordados pelo Papa após o Angelus. Um apelo à acolhida, ao diálogo e ao cuidado com a terra

Ao final da oração do Angelus este domingo, 31 de agosto, XXII Domingo do Tempo Comum, o Pontífice se deteve sobre o sofrimento de um mundo abalado por conflitos e pela violência que atinge crianças e aqueles que buscam esperança e um futuro. Seus primeiros pensamentos foram para a Ucrânia, lembrando que “a morte e a destruição continuam a ser semeadas”, com cidades atingidas por bombardeios, incluindo a capital, Kiev. Esses ataques resultaram na morte de várias pessoas. Leão XIV nos exortou a “não ceder à indiferença”, mas a ir ao encontro delas por meio da oração e de atos de caridade.

Reitero com veemência meu urgente apelo por um cessar-fogo imediato e por um sério compromisso com o diálogo. É hora de os responsáveis ​​renunciarem à lógica das armas e embarcarem o caminho da negociação e da paz, com o apoio da comunidade internacional. A voz das armas deve silenciar, enquanto a voz da fraternidade e da justiça deve se elevar.

Uma “tragédia mortal”

O Papa também se refere ao naufrágio de 29 de agosto na costa atlântica da Mauritânia, no qual mais de 50 pessoas morreram e outras 100 estão desaparecidas. Esta é mais uma tragédia no mar, na viagem de esperança rumo às Ilhas Canárias. É um acontecimento interpelador que deve nos encorajar a acolher os estrangeiros.

Esta tragédia mortal se repete todos os dias no mundo inteiro. Rezemos para que o Senhor nos ensine, como indivíduos e como sociedade, a colocar plenamente em prática a sua palavra: “Eu era estrangeiro e me acolhestes” (Mt 25,35). Confiemos todos os nossos feridos, desaparecidos e mortos, em todos os lugares, ao abraço amoroso do nosso Salvador.

Cuidar da nossa casa comum

Concluindo a oração mariana, Leão XIV recorda o evento desta segunda-feira, 1º de setembro, em que se celebra o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. “Dez anos atrás – afirmou o Pontífice -, o Papa Francisco, em concordância com o Patriarca Ecumênico Bartolomeu I, instituiu este Dia para a Igreja católica. Ele é mais do que nunca importante e urgente, e este ano seu tema é “Sementes de Paz e Esperança”.

Unidos a todos os cristãos, celebramos este Dia e o prolongamos no “Tempo da Criação” até 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis. No espírito do Cântico do Irmão Sol, composto por ele há 800 anos, louvemos a Deus e renovemos nosso compromisso de não destruir seu dom, mas de cuidar de nossa casa comum.

Fonte: publicado no site vaticannews.va