Notícias

Está acontecendo no Santuário Nacional de Aparecida em SP, neste fim de semana de Agosto, (22,23 e 24), a Romaria Vocacional do SAV Brasil.

Está acontecendo no Santuário Nacional de Aparecida em SP, neste fim de semana de Agosto, (22,23 e 24), a Romaria Vocacional do SAV Brasil. O Regional Leste 3 se faz presente com uma expressiva delegação: membros dos Ministérios Leigo, Vida Consagrada e Religiosa, Seminaristas, um Diácono, Padres e o Arcebispo de Vitória, Dom Ângelo Mezzari R.C.J. Dom Ângelo é presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB.

O Seminário iniciou com a intervenção de Dom Ângelo, que aprofundou o tema do mês Vocacional deste ano: Peregrinos porque chamados. Em seguida foi lançado o 5º Congresso Vocacional do Brasil : Comunidades Vocacionais, Encontro, Testemunho e Missão – “perseverantes e bem unidos, partiam o pão pelas casas” (At 2,4. O Congresso será realizado no Santuário de Aparecida nos dias 4 a 6 de setembro de 2026.

O Encontro contou ainda com a reflexão de Ronnaldh Rebouças Oliveira, missionário digital, sobre Inteligência Artificial na Animação Vocacional. Nesta ocasião os participantes realizaram peregrinação vocacional no ano jubilar, e participaram da Celebração Eucarística, presidida por dom Ângelo, na Basílica de Aparecida, no sábado e de um Momento Mariano – Caminho do Rosário, para rezar pelas vocações.

O arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional do Bispos do Brasil, cardeal Jaime Spengler, enviou carta ao conjunto do episcopado brasileiro

O arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional do Bispos do Brasil, cardeal Jaime Spengler, enviou carta ao conjunto do episcopado brasileiro motivando o envolvimento de toda a Igreja no Brasil no Dia de Oração e Jejum pela paz convocado pelo Papa Leão XIV.

“Pedimos que este convite seja amplamente partilhado com nossas comunidades paroquiais, congregações religiosas, movimentos eclesiais, pastorais, de modo que o clamor pela paz se eleve unido ao coração da Igreja em todo o mundo”, escreveu dom Jaime.

O dia de oração e jejum será celebrado na data litúrgica da Virgem Maria Rainha. Invocada como Rainha da Paz, a mãe de Jesus “continua a interceder pela humanidade, ferida por tantas guerras, especialmente na Terra Santa, na Ucrânia e em tantas outras regiões marcadas pela violência”, lembrou dom Jaime, citando o Papa Leão XIV.

O que pode ser feito?

Dom Jaime exortou os irmãos no episcopado a organizar e incentivar o dia de oração e jejum pela paz, encontrando “formas mais adequadas de animar o povo de Deus”. São sugeridas celebrações eucarísticas, momentos de oração comunitária, adoração ao Santíssimo Sacramento, recitação do Santo Rosário, vias-sacras ou outros gestos significativos de penitência e solidariedade.

“Confiemos nossa súplica à intercessão de Maria Rainha da Paz para que nos ajude a acolher o dom do perdão e nos conduza pelos caminhos da reconciliação e da fraternidade”, motivou dom Jaime.

 

Leia a carta na íntegra.

Na conclusão da Audiência Geral desta quarta-feira, 20 de agosto, o Papa Leão XIV lançou um apelo aos fiéis, recordando a celebração litúrgica da

Na conclusão da Audiência Geral desta quarta-feira, 20 de agosto, o Papa Leão XIV lançou um apelo aos fiéis, recordando a celebração litúrgica da memória da Bem-Aventurada Virgem Maria Rainha, que será comemorada na próxima sexta-feira, 22 de agosto:

“Maria é Mãe dos que acreditam aqui na terra e é invocada também como Rainha da Paz, enquanto a nossa terra continua a ser ferida por guerras na Terra Santa, na Ucrânia e em muitas outras regiões do mundo. Convido todos os fiéis a viverem o dia 22 de agosto em jejum e oração, suplicando ao Senhor que nos conceda paz e justiça, e que enxugue as lágrimas daqueles que sofrem por causa dos conflitos armados em curso. Maria, Rainha da Paz, interceda para que os povos encontrem o caminho da paz.” 

Dirigindo-se aos fiéis de língua portuguesa, o Papa Leão, que dedicou sua catequese ao nobre gesto de perdoar, recordou o pressuposto fundamental da convivência pacífica entre os povos e entre as pessoas: “Sem perdão nunca haverá paz!”

Ao saudar os peregrinos poloneses presentes em Roma, bem como aqueles vindos do Santuário de Nossa Senhora de Jasna Góra, na Polônia, onde se conserva o ícone de Nossa Senhora de Częstochowa, pediu-lhes que “incluam em suas intenções a súplica pelo dom da paz – desarmada e desarmante – para todo o mundo, em particular para a Ucrânia e o Oriente Médio”.

Fonte: publicado no site vaticannews.va
A Unisales (Centro Universitário Salesiano) completou 25 anos em Vitória e a comemoração aconteceu em Sessão Solene  na ALES, Assembleia Legislativa do Espírito Santo,

A Unisales (Centro Universitário Salesiano) completou 25 anos em Vitória e a comemoração aconteceu em Sessão Solene  na ALES, Assembleia Legislativa do Espírito Santo, ontem, 20 de agosto de 2025.

Padres, professores, alunos, ex-alunos e ex-professores receberam homenagens e encheram o Plenário da ALES de emoção. Pe. Geraldo  e a deputada Camila Valadão, proponente da Sessão Solene, entregaram diplomas e acolheram cada homenageado após os discursos do diretor, deputada, pró-reitor, presidente da Associação de Educação Católica, professor e arcebispo de Vitória, dom Ângelo Mezzari que prestigiou o evento.

A deputada Camila iniciou dizendo: “hoje, esta casa é de vocês, mas a Unisales já foi minha casa”, referindo-se ao período em que lecionou no Centro Universitário. Em seguida lembrou os princípios que regem a Unisales, desejando longos anos de vida, fazendo diferença na sociedade. Pe. Geraldo contou um pouco da história, não só da Unisales, mas dos projetos Salesianos junto à juventude, também a de baixa renda e destacou que o Centro Universitário formou muitos profissionais e contribuiu com a realização de pesquisas. A irmã Irani, representando a Associação de Educação Católica, referiu-se ao empenho de conectar as instituições de ensino com a realidade, explicando que extensão universitário, significa “estar junto com a sociedade”.

O Arcebispo, lembrou que estudou na Faculdade Salesiana e expressou sua alegria por participar deste momento que comemora não só os 25 anos da Unisales, mas todo o trabalho que a comunidade salesiana realiza na Arquidiocese e disse: “a Arquidiocese de une a tudo que contribui para a evangelização e a educação”.

Para terminar a comemoração, uma frase de Dom Bosco: “A educação é uma coisa do coração”!

No último domingo, 17 de agosto de 2025, o Carmelo de Nazaré esteva em festa com a celebração da profissão solene dos votos de

No último domingo, 17 de agosto de 2025, o Carmelo de Nazaré esteva em festa com a celebração da profissão solene dos votos de pobreza, castidade e obediência da Irmã Gabriela de Jesus Crucificado, da Ordem das Carmelitas Descalças.

A celebração foi presidida por Dom Ângelo Mezzari, RCJ, arcebispo de Vitória, que destacou a beleza da entrega total a Deus na vida consagrada. Em sua homilia, o arcebispo recordou que “a vida religiosa consagrada não pode perder essa dimensão profunda e genuína, que é ser nesse mundo sinal de uma vida que não é aqui , que é eterna. Somos convidados a contemplar esse mistério do chamado.”

Diante da comunidade, familiares, religiosas e amigos, Ir. Gabriela confirmou sua decisão livre e plena de se consagrar para sempre a Deus, assumindo de forma definitiva os votos de pobreza, castidade e obediência, marcas da espiritualidade carmelitana.

O Carmelo de Nazaré, lugar de silêncio, oração e entrega, agora se alegra com a consagração definitiva de mais uma filha de Santa Teresa de Jesus, que escolheu viver unida a Cristo, em intercessão pelo mundo e pela Igreja.

A Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou o cartaz e o subsídio preparatório para o Dia

A Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou o cartaz e o subsídio preparatório para o Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2025. A celebração acontecerá em 19 de outubro; no entanto, algumas dioceses poderão escolher datas diferentes para celebrar o evento, de acordo com suas realidades locais. O DNJ deste ano terá como tema “Juventude e Ecologia Integral” e como lema “Jovens, guardiões da Criação”.

O DNJ 2025 segue a proposta da Campanha da Fraternidade (CF), que neste ano convida a Igreja no Brasil a refletir sobre a espiritualidade da criação. A inspiração vem da encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, publicada há dez anos, que incentiva ações concretas pelo cuidado da “Casa Comum” e pela responsabilidade socioambiental.

O material formativo, escrito pelos jovens da coordenação nacional da Pastoral Juvenil e revisado pela Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé, inclui roteiros de encontros, reflexões e propostas pastorais. Há ainda orações, cantos e dinâmicas para apoiar a dimensão espiritual e missionária. O objetivo é estimular jovens a assumir papel de liderança na construção de uma sociedade mais justa, solidária e sustentável.

O cartaz foi inspirado na arte da Campanha da Fraternidade 2025, em comunhão com a proposta nacional.

Na apresentação, a Comissão Episcopal afirma que espera que o DNJ seja oportunidade para “pensar, refletir e realizar iniciativas no cuidado com a vida”. A Comissão reforça que a data não é apenas um evento anual, mas parte de um processo contínuo de formação, missão e testemunho, reunindo jovens de diferentes movimentos em oração e compromisso com a vida.

Os materiais estão disponíveis para download:

— Subsídio em PDF  | baixe aqui

— Cartaz | baixe aqui

— Modelos de camisa baixe aqui

— Redes Sociais | baixe aqui

 

Fonte: publicado no site cnbb.org.br
Na manhã deste domingo (17/08), às 10h, a Comunidade Sagrado Coração de Jesus, em Biriricas, celebrou a Santa Missa de encerramento das missões, presidida

Na manhã deste domingo (17/08), às 10h, a Comunidade Sagrado Coração de Jesus, em Biriricas, celebrou a Santa Missa de encerramento das missões, presidida pelo Padre Jorge Campos, reitor do Seminário Nossa Senhora da Penha.

Foram dias de intensa vivência missionária, marcados pelo anúncio da Palavra, pela proximidade com as famílias e pela alegria do Evangelho. Cada visita, cada gesto de partilha e cada momento de oração reacenderam em todos a certeza de que a fé se fortalece quando é colocada a serviço.

Para os seminaristas e missionários envolvidos, a experiência foi também um tempo privilegiado de renovação vocacional. A missão possibilita um contato direto com a realidade do povo, com suas dores e esperanças, ajudando a discernir e a confirmar o chamado de Deus ao serviço da Igreja. Como de costume, os fiéis de Biriricas demonstraram afeto, generosidade e intensa participação, testemunhando a beleza de uma comunidade viva e acolhedora. O Seminário agradece imensamente por todo o carinho recebido e pelas constantes orações.

Reafirma-se ainda o compromisso de continuar a rezar por todos e a servir com alegria, na certeza de que a missão não se encerra com a conclusão dessa ação missionária, mas se prolonga na vida de cada um que acolheu a presença de Cristo em sua casa e em seu coração.

 

Os preparativos para a Festa da Penha 2026 já começaram. O tema escolhido para a 456ª edição do evento — “Fazei de nós instrumentos

Os preparativos para a Festa da Penha 2026 já começaram. O tema escolhido para a 456ª edição do evento — “Fazei de nós instrumentos da paz” — foi anunciado na manhã desta sexta-feira e marcará o festejo que acontecerá de 5 a 13 de abril do próximo ano, no Convento da Penha, na Prainha, em Vila Velha.

O Frei Guardião do Convento, Gabriel Dellandrea, explicou a relação entre o tema e o Papa Leão XIV:

“Essa saudação marcou os primeiros momentos de seu pontificado. A Festa da Penha de 2026 acontece nesse contexto. Expressões em favor da paz têm sido constantes em suas homilias e pronunciamentos.”

A escolha do tema também tem raízes profundas na tradição e na história do Santuário. Sob o título de Nossa Senhora da Penha, a Virgem Maria é venerada como “Mãe da Paz”.

Nesta edição, a festa também prestará homenagem aos 800 anos da morte de São Francisco de Assis, cujo legado de paz e fraternidade inspirou a temática do evento.

Até o final do ano, serão divulgados o lema e a identidade visual da celebração.

Fotos: Carol Perim