Notícias

Hoje, 15 de agosto de 2025, Festa de Nossa Senhora da Assunção, o Leão XIV celebrou a Missa na comunidade paroquial de Castel Gandolfo.
Hoje, 15 de agosto de 2025, Festa de Nossa Senhora da Assunção, o Leão XIV celebrou a Missa na comunidade paroquial de Castel Gandolfo. Abaixo a matéria publicada no site vaticannews.va

Na homilia, o Pontífice recordou que “em Maria de Nazaré está a nossa história, está a história da Igreja imersa na humanidade comum. Tendo encarnado nela, o Deus da vida e da liberdade venceu a morte. Sim, hoje contemplamos como Deus vence a morte, sem nunca prescindir de nós”.

A fecundidade de Maria

Leão XIV sublinhou que o “sim” de Maria, unido ao de Cristo na cruz, continua vivo “nos mártires do nosso tempo, nas testemunhas da fé e da justiça, da mansidão e da paz”, e convidou cada fiel a escolher “como e para quem viver”.

Refletindo sobre o Evangelho da Visitação, proposto pela liturgia para esta Solenidade, o Papa destacou que, no encontro de Maria com Isabel, “a surpreendente fecundidade da estéril Isabel confirmou Maria na sua confiança: antecipou a fecundidade do seu ‘sim’, que se prolonga na fecundidade da Igreja e de toda a humanidade, quando a Palavra renovadora de Deus é acolhida”.

Para o Santo Padre, o cântico do Magnificat da Mãe de Deus fortalece a esperança dos humildes e famintos, lembrando que “parecem impossíveis as promessas de Deus, mas quando nascem os vínculos com os quais opomos o bem ao mal, a vida à morte, então vemos que ‘nada é impossível a Deus’ (Lc 1, 37)”.

O Papa alertou também contra a fé que “envelhece” nas comunidades dominadas pelo bem-estar material e pela acomodação, e afirmou que a Igreja “rejuvenesce graças ao Magnificat” dos pobres, perseguidos e construtores da paz. “Muitos deles são mulheres, como a idosa Isabel e a jovem Maria: mulheres pascais, apóstolas da Ressurreição. Deixemo-nos converter pelo seu testemunho!”, exortou.

Um chamado à confiança

Ao concluir a homilia, Leão XIV convidou os fiéis a verem na Assunção de Maria um sinal do destino que Deus deseja para todos: “Ela é-nos dada como sinal de que a Ressurreição de Jesus não foi um evento isolado, uma exceção”, e completou:

“Maria é aquele entrelaçamento de graça e liberdade que impele cada um de nós à confiança, à coragem, ao envolvimento na vida de um povo. […] Não tenhamos medo de escolher a vida! Pode parecer perigoso, imprudente. Quantas vozes estão sempre lá a sussurrar-nos: ‘Quem te obriga a fazer isso? Pensa nos teus interesses’. São vozes de morte. Em contrapartida, nós somos discípulos de Cristo. É o seu amor que nos impele, corpo e alma, no nosso tempo. Como indivíduos e como Igreja, já não vivemos para nós mesmos. É precisamente isto – e só isto – que difunde a vida e a faz prevalecer. A nossa vitória sobre a morte começa precisamente agora.”

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgaram conjuntamente uma nota pública em defesa da vida

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgaram conjuntamente uma nota pública em defesa da vida e da dignidade humana. O documento reafirma princípios éticos e cristãos diante de questões sensíveis que envolvem a saúde, a justiça e a proteção dos mais vulneráveis, convidando a sociedade a refletir e agir em favor do bem comum.

 

Anexos

Com alegria e gratidão a Deus, nossa Igreja particular de Vitória se prepara para celebrar a ordenação presbiteral de nossos diáconos, que responderam com

Com alegria e gratidão a Deus, nossa Igreja particular de Vitória se prepara para celebrar a ordenação presbiteral de nossos diáconos, que responderam com generosidade ao chamado do Senhor. A partir desta nova missão, eles serão enviados para servir e evangelizar em diferentes paróquias de nossa Arquidiocese, levando o anúncio do Evangelho e o cuidado pastoral ao povo de Deus.

As ordenações presbiterais acontecerão em duas datas: no dia 30 de agosto, serão ordenados os diáconos Arthur Cristo, Jacob Mariano e Rodrigo Almeida. Já no dia 4 de outubro, receberão a ordenação os diáconos Antônio Vitor, Marwin Amaral, João Luís e Pedro Nunes.

Eles atuarão nas paróquias como diáconos colaboradores, exercendo seu ministério com dedicação e espírito de serviço até a ordenação presbiteral. Após a ordenação, permanecerão nas mesmas comunidades, agora como padres colaboradores, continuando a contribuir pastoralmente até que recebam uma nova nomeação por parte da Arquidiocese. O padre colaborador atua como um auxiliar do pároco, ajudando nas atividades pastorais e sacramentais.

 

 

Paróquia Nossa Senhora das Graças, Coqueiral de Itaparica, Vila Velha- ES
Diácono Arthur Cristo da Silva

 

 

 

 

 

Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Cobilândia, Vila Velha-ES
Diácono Antônio Vitor Favero

 

 

 

 

 

Paróquia São Francisco de Assis, Itapuã, Vila Velha-ES
Diácono Rodrigo Almeida Simões

 

 

 

 

Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Viana, Sede-ES
Diácono Marwin Amaral Martins

 

 

 

 

 

 

Paróquia Santíssimo Sacramento, Parajú, Domingos Martins-ES
Diácono João Luís Caçandre

 

 

 

 

 

 

Paróquia Rainha da Paz, Santa Maria de Jetibá-ES
Diácono Jacob Mariano Pimentel Firme

 

 

 

 

 

 

 

Paróquia São José, Bairro São José, Guarapari-ES
Diácono Pedro Nunes Gouveia

 

 

De 25 a 31 de agosto de 2025, a Arquidiocese de Vitória – ES, receberá as relíquias de São Vicente de Paulo e uma

De 25 a 31 de agosto de 2025, a Arquidiocese de Vitória – ES, receberá as relíquias de São Vicente de Paulo e uma réplica de seu corpo. A missa de acolhida acontecerá às 18h no dia 25 de agosto na Catedral de Vitória e será presidida por Dom Andherson Franklin. As relíquias passarão por diversas Igrejas de nossa Arquidiocese.

A Igreja no mundo inteiro tem vivido em 2025 o ano jubilar do 4º Centenário da Congregação da Missão de São Vicente de Paulo e especificamente aqui no Brasil. Diácono Aldair Fortunato, diretor Espiritual dos Vicentinos aqui na Arquidiocese de Vitória, explica quais são as relíquias que iremos receber. “Receberemos um presente vindo da França que é uma réplica da imagem de São Vicente de Paulo, juntamente com o relicário composto por uma Carta de São Vicente datada de 1630, de parte de uma túnica de São Vicente e parte de um osso de uma das costelas do santo”, explica o diácono.

As relíquias incluem:

• Uma costela do santo (relíquia de primeiro grau);
• Um fragmento de uma túnica litúrgica usada pelo santo (relíquia de segundo grau);
• Uma carta escrita por São Vicente de Paulo à Santa Luísa de Marillac em maio de 1630.

Por que essa visita?

A peregrinação celebra os 400 anos de fundação da Congregação da Missão de São Vicente de Paulo. O objetivo é promover o crescimento espiritual, o carisma vicentino e vocações.

Quem foi São Vicente de Paulo?

São Vicente de Paulo (1581-1660) foi um sacerdote francês conhecido por seu trabalho com os pobres e pela fundação de instituições caritativas, incluindo a Congregação da Missão e as Filhas da Caridade. Ele é considerado o patrono de todas as obras de caridade.

Indulgência Plenária

Em vista do Ano Jubilar dos 400 anos da Congregação, por meio da Penitenciaria Apostólica o Papa concedeu a indulgência plenária a todos os peregrinos do Brasil que visitarem as relíquias e cumprirem o que é próprio das indulgências plenárias, o benefício delas. As Indulgências Plenárias são a remissão total da pena temporal devida pelos pecados confessados, eliminando a necessidade de expiação no purgatório. Para obtê-las, é necessário:

1. Confessar os pecados com arrependimento sincero.
2. Receber a comunhão eucarística.
3. Rezar nas intenções do Papa Leão XIV (1 Pai-nosso e 1 Ave-Maria).

Nota: Só é possível ganhar uma indulgência plenária por dia.

Confira a programação

Celebrando a memória de Santa Clara de Assis, a “Dama Pobre” de Deus, a CAD, Comissão Arquidiocesana dos Diáconos, juntamente com a Escola Diaconal

Celebrando a memória de Santa Clara de Assis, a “Dama Pobre” de Deus, a CAD, Comissão Arquidiocesana dos Diáconos, juntamente com a Escola Diaconal São Lourenço reuniu os Diáconos e suas esposas, assim como também os Aspirantes da Escola Diaconal e respectivas famílias, para louvar ao Senhor por esse importante ministério na Igreja Particular de Vitória.

O Jubileu dos Diáconos foi celebrado nessa segunda-feira (11), na Paróquia São Francisco de Assis, em Jardim da Penha. A Missa foi presidida pelo Bispo auxiliar de Vitória, Dom Andherson Franklin e concelebrada pelo Diretor da Escola Diaconal, Pe. Márcio Ferreira, com grande presença da comunidade. Dom Andherson agradeceu aos Diáconos e esposas pelo seu servir gratuito e presença marcante nas nossas Paróquias. A partir das leituras do dia, o Bispo lembrou a todos do tão grande amor com que Deus nos ama. E que diante dessa realidade inquestionável somos chamados a respondê-Lo também com amor. Primeiramente amando a Deus sobre todas as coisas, e como consequência desse amor, amar a Deus através do amor aos irmãos, sobretudo nos mais necessitados. Dom Andherson partilhou ainda uma reflexão pessoal, na qual segundo ele as palavras estão em certo ponto “cansadas” (desgastadas), e por isso precisamos de atitudes concretas, capazes de testemunhar o amor, que não é um mero sentimento, mas uma firme decisão, uma capacidade de fazer escolhas sucessivas para o bem, a caridade e a vida.

Ao final, o presidente da CAD, Diác. Sérgio Pinto, dirigiu palavras de agradecimento aos Diáconos ali presentes, e Dom Andherson, reforçou sua gratidão aos Diáconos ao mesmo tempo que exortou aos Aspirantes animando-os nesse tempo de preparação e discernimento.

Animados e inspirados pelo exemplo e proteção da Virgem Maria e de São Lourenço, os Diáconos são chamados a, juntamente com toda Igreja, peregrinar rumo à Cristo renovados pela esperança que dEle recebemos, e que por isso mesmo “não decepciona” (Rm 5, 5).

por: Diác José Wander Neves

O Papa Leão XIV ampliou os direitos sobre a licença paternidade, direitos dos pais de filhos incapacitados ou em situações de deficiência grave, e
O Papa Leão XIV ampliou os direitos sobre a licença paternidade, direitos dos pais de filhos incapacitados ou em situações de deficiência grave, e também sobre concessão de abonos familiares, para funcionários do Vaticano. Leia a matéria publicada no site vaticannews.va

Cinco dias de licença remunerada para os funcionários do Vaticano por ocasião do nascimento de um filho; três dias por mês de licença remunerada para pais de filhos com deficiência. Essas são duas das novas disposições contidas no Rescrito publicado nesta segunda-feira, 11 de agosto, que amplia as proteções e os direitos dos funcionários do Estado da Cidade do Vaticano em diversas matérias. O documento, assinado pelo prefeito da Secretaria para a Economia, Maximino Caballero Ledo, foi aprovado por Leão XIV, que recebeu no dia 28 de julho o próprio Caballero, que apresentou ao Papa as deliberações do Conselho da ULSA, órgão composto por representantes de diferentes entidades da Santa Sé e do Governatorato.

Entre as novidades do Rescriptum – que altera alguns parágrafos do Texto Único das Provisões em favor da família e das Normas para a disciplina da concessão do abono familiar – destaca-se, em primeiro lugar, a que diz respeito à licença paternidade. “O funcionário tem direito a cinco dias de licença remunerada por ocasião do nascimento de um filho”, lê-se no documento. “Os cinco dias de licença, entendidos como dias úteis, podem ser gozados de forma contínua e/ou fracionados em dias inteiros e não em horas, no prazo máximo de trinta dias a partir da ocorrência do evento, sob pena de perda do direito”. O pai trabalhador tem direito, durante os cinco dias de licença, a “uma remuneração igual a 100% do salário, calculada para todos os efeitos relacionados com o tempo de serviço”.

As famílias com crianças com deficiência

Quanto às famílias com crianças com deficiência “em situação de gravidade comprovada”, dispõe-se que “os pais, alternativamente, têm direito a três dias de licença remunerada por mês, que podem ser gozados de forma contínua, desde que a criança não esteja internada em tempo integral em instituições especializadas”. “Com o objetivo de proporcionar uma maior disponibilidade de tempo para a assistência ao familiar com deficiência”, a concessão das licenças – salvo casos autorizados pela autoridade competente – implica para o funcionário “a impossibilidade de exercer outra atividade profissional”, cuja eventual autorização deve ser revogada.

A avaliação clínica da deficiência e da gravidade da mesma, especifica o Rescriptum, é realizada por um Colégio Médico, com base em tabelas de avaliação emitidas pela Autoridade Superior, por proposta da Direção de Saúde e Higiene do Governatorato. O julgamento desse Colégio é “incontestável”.

A família de uma pessoa reconhecida pelo Colégio Médico como portadora de deficiência grave ou incapacitada tem direito ao abono familiar. Também têm direito ao abono os titulares de pensão vaticana direta, indireta ou por reversibilidade, reconhecidos como incapacitados ou portadores de deficiência grave pelo Colégio Médico.

Abonos de família

Justamente no que diz respeito aos subsídios familiares, o Rescrito esclarece que os beneficiários são as famílias com “filhos legítimos ou legitimados ou equiparados, maiores de 18 anos completos”; se estudantes, “no período de estudos secundários até a idade máxima de 20 anos completos” ou “por toda a duração dos estudos universitários ou estudos reconhecidos como equivalentes pela Santa Sé, até a idade máxima de 26 anos completos”. Esses estudos devem ser comprovados por certificado de matrícula emitido pela universidade.

Para monitorar de forma contínua e aprofundar os estudos técnicos sobre a estrutura do Santuário, dom Ângelo Mezzari, arcebispo de Vitória divulgou uma nota

Para monitorar de forma contínua e aprofundar os estudos técnicos sobre a estrutura do Santuário, dom Ângelo Mezzari, arcebispo de Vitória divulgou uma nota que aponta as razões que levaram à suspensão temporária das atividades no Santuário e indica os locais onde as mesmas acontecerão durante o período de suspensão.

Nota de Esclarecimento Santuário Bom Pastor

 

Na manhã deste sábado (09), os Seminaristas do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Penha e Formandos da Etapa do Propedêutico, participaram, em Ponta Formosa,

Na manhã deste sábado (09), os Seminaristas do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Penha e Formandos da Etapa do Propedêutico, participaram, em Ponta Formosa, de uma manhã de espiritualidade com Dom Ângelo Mezzari, Arcebispo da Arquidioce de Vitória. O encontro iniciou com a Santa Missa que foi presidida pelo Arcebispo e concelebrada pelo reitor do Seminário, Padre Jorge Campos Ramos.

Durante o encontro, Dom Ângelo conduziu sua reflexão baseada em três textos do Papa Leão XIV, são eles: Meditação do Papa Leão XVI no Jubileu dos Seminaristas do dia 24 de junho de 2025 (Basílica de São Pedro, Altar da Confissão), Discurso do Santo Padre aos participantes no Encontro Internacional Sacerdotes Felizes, promovido pelo Dicastério para o Clero de 26 de junho de 2025 (Auditorium Conciliazione, Roma) e a Homilia do Santo Padre Leão XIV da Basílica Vaticana em 27 de junho de 2025.

Em sua partilha, o Arcebispo exortou Propedeutas e Seminaristas a cultivarem uma profunda amizade com Cristo mediante oração, silêncio e discernimento, aprendendo a amar com o “Coração de Cristo” e testemunhar a esperança com autenticidade e serviço generoso. Dom Ângelo destacou ainda que o sacerdote é chamado a viver uma amizade verdadeira com Jesus a qual deve estar fundamentada na Palavra, na Eucaristia e na oração, que dá sentido ao celibato e fortalece o ministério. Por fim ele incentivou os presentes a permanecerem unidos ao Coração de Cristo para que o mistério pascal se torne presente no mundo e promova a salvação com humildade e serviço.