Notícias

Papa a sacerdotes na Missa do Crisma: renovar o “Sim” para uma entrega radical, gratuita e discreta A homilia escrita por Francisco foi lida

A homilia escrita por Francisco foi lida pelo cardeal Calcagno na Basílica de São Pedro para 4300 pessoas. O Pontífice conduziu a reflexão sobre o livro da vida e missão dos sacerdotes, que deve seguir as páginas de Jesus “que nos evangeliza, que nos liberta das nossas prisões, que abre os nossos olhos, que nos alivia dos fardos que carregamos aos ombros”. Torna-se “um ministério jubilar, como o d’Ele, mas sem tocar as trombetas: numa entrega que não é estridente, mas radical e gratuita”.

Na manhã desta Quinta-feira Santa (17/04), na Basílica de São Pedro, especialmente bispos e cerca de 1800 sacerdotes participaram da Missa do Crisma também chamada de Missa dos Santos Óleos ou da Unidade, já que são abençoados os óleos que serão usados nas cerimônias sacramentais do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos. Na celebração, presidida pelo cardeal Domenico Calcagno, presidente emérito da Administração do Patrimônio da Sé Apostólica, também foram renovadas as promessas sacerdotais, feitas no dia da Ordenação, quando receberam a unção do Espírito Santo por meio do óleo do Crisma.

Um momento para reafirmar a unidade, expressa pela comunhão eclesial em torno do mistério pascal de Cristo, e também o próprio compromisso de servir a Jesus. Trata-se da história pessoal de cada um, recorda o Papa Francisco em homilia lida na ocasião pelo cardeal Calcagno, de onde se “abre um jubileu, isto é, um tempo e um oásis de graça” que faz parte do “livro da nossa vida e ensina-nos a encontrar as passagens que revelam o seu sentido e missão”. Mas, questiona Francisco, “estou aprendendo a ler minha vida ou tenho medo de o fazer?”.

Os jubileus, continua o Pontífice, se refletem “na proximidade quotidiana do padre ao seu povo, na qual se cumprem as profecias de justiça e paz” e não somente “a cada 25 anos – assim o espero!”, diz o Papa, ao acrescentar que o “reino de sacerdotes não coincide com um clero”. O sacerdócio ministerial é “puro serviço ao povo sacerdotal”, de um “pastor que ama o seu povo” e “não vive à procura de consenso e aprovação a qualquer custo”:

“Portanto, para nós, sacerdotes, o ano jubilar representa um apelo específico a recomeçar sob o sinal da conversão: peregrinos de esperança, para sairmos do clericalismo e nos tornar arautos de esperança.”

A Bíblia é a primeira casa

O Papa Francisco, então, ao refletir o Evangelho da Missa da Unidade, faz um regresso a Nazaré onde Jesus foi criado e mantinha bons hábitos, o de frequentar a sinagoga e o de ler, que revelam “onde está o nosso coração”, como o de Cristo, apaixonado pela Palavra de Deus. E o Pontífice comenta:

“Caríssimos, estamos aqui reunidos para repetir e assumir como nosso este «Sim, Amém!». Trata-se da confissão de fé do povo de Deus: `Sim, é verdade, é firme como uma rocha!`. A paixão, morte e ressurreição de Jesus, que estamos prestes a reviver, são o terreno que sustenta firmemente a Igreja e, nela, o nosso ministério sacerdotal. E que terreno é este? Em que húmus podemos não só crescer, mas florescer?”

As “Escrituras são a sua casa. Aqui está o terreno, o húmus vital que encontramos ao tornarmo-nos seus discípulos”, afirma o Papa, ao indicar: “queridos sacerdotes, todos nós temos uma Palavra a cumprir. Cada um de nós tem uma relação com a Palavra de Deus que vem de longe. Colocamo-la ao serviço de todos somente quando a Bíblia continua a ser a nossa primeira casa”.

As páginas escritas com eficácia e discrição

Francisco convida a ajudar também os outros a encontrarem “as páginas das suas vidas: por exemplo, os noivos, quando escolhem as leituras do seu Matrimônio; ou aqueles que estão de luto e procuram passagens para confiar a pessoa falecida à misericórdia de Deus e às orações da comunidade”. Todavia, “é também importante para cada um de nós, e de uma forma especial, a página escolhida por Jesus”, porque “é precisamente o Espírito de Jesus que permanece o protagonista silencioso do nosso serviço. Quando as palavras se tornam realidade em nós, o povo sente o seu sopro”. E, sem “nunca desanimar”, acreditando “Deus nunca falha”, procurar “levar a boa nova aos pobres, a libertação aos prisioneiros, a vista aos cegos, a liberdade aos oprimidos”.

A reflexão do Papa, lida pelo cardeal Calcagno, foi finalizada com um encorajamento que só vem de Jesus, “que nos evangeliza, que nos liberta das nossas prisões, que abre os nossos olhos, que nos alivia dos fardos que carregamos aos ombros. E depois porque, ao chamar-nos para a sua missão, inserindo-nos sacramentalmente na sua vida, Ele liberta também os outros através de nós”, sem nem perceber:

“O nosso sacerdócio torna-se um ministério jubilar, como o d’Ele, mas sem tocar as trombetas: numa entrega que não é estridente, mas radical e gratuita. É o Reino de Deus, aquele de que falam as parábolas, eficaz e discreto como o fermento, silencioso como a semente. Quantas vezes os pequeninos o reconheceram em nós? E nós, somos capazes de dizer obrigado?”

Dom Ângelo Ademir Mezzari, arcebispo de Vitória visitou a redação da Rede Gazeta e encontrou com diretores e colaboradores. Uma visita para conhecer um

Dom Ângelo Ademir Mezzari, arcebispo de Vitória visitou a redação da Rede Gazeta e encontrou com diretores e colaboradores. Uma visita para conhecer um pouco mais da Rede, conhecer as pessoas e um pouco mais da história da Comunicação.

Junto com os colaboradores, dom Ângelo, a pedido deles fez um momento de oração e deu uma bênção.

 

Confira a programação da Semana Santa de Dom Ângelo Ademir Mezzari, nosso Arcebispo Metropolitano, e Dom Andherson Franklin, nosso Bispo Auxiliar. Participe conosco deste

Confira a programação da Semana Santa de Dom Ângelo Ademir Mezzari, nosso Arcebispo Metropolitano, e Dom Andherson Franklin, nosso Bispo Auxiliar. Participe conosco deste tempo de profunda fé e unidade!

Dom Ângelo Ademir Mezzari – Arcebispo de Vitória

  • Quinta-feira Santa (17/04) – às 9h – Missa do Crisma – Catedral de Vitória

                                                          às 19h 30 – Missa da Ceia do Senhor – Catedral de Vitória

  • Sexta-feira Santa (18/04) – às 15h – Celebração da Paixão do Senhor – Catedral de Vitória

  • Sábado Santo (19/04) – às 19h – Vigília Pascal – Catedral de Vitória

  • Domingo de Páscoa (20/04) – às 6h Missa da Ressurreição na Praia de Itapoã, Vila Velha

às 8h – Missa na Catedral de Vitória

 

Dom Andherson Franklin – Bispo Auxiliar

  • 17 de abril de 2025 – às 19h –  Missa na paróquia São Francisco em Jardim da Penha.
  • 18 de abril de 2025 – às 15h – Celebração da Paixão do Senhor na paróquia Nossa Senhora Aparecida em Cobilândia.
  • 19 de abril de 2025 – às18h – Vigília Pascal na paróquia São Francisco em Laranjeiras, Serra às 18h.
  • 20 de abril de 2025 – às 6hMissa da Ressurreição na Orla de Cariacica às 6h.às 18h – Missa na paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Guarapari às 18h.

Acompanhe e reze com nossos pastores neste tempo santo. Que a Páscoa do Senhor renove a esperança e fortaleça a fé de todos nós!

Na manhã de hoje (15), Dom Ângelo Mezzari, RCJ, Arcebispo da Arquidiocese de Vitória, recebeu na Cúria Metropolitana representantes da Sociedade de São Vicente

Na manhã de hoje (15), Dom Ângelo Mezzari, RCJ, Arcebispo da Arquidiocese de Vitória, recebeu na Cúria Metropolitana representantes da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) para um encontro marcado pela escuta, espiritualidade e fortalecimento da missão.

Os Diretores do Conselho Central de Vitória e do Conselho Central de Vila Velha, acompanhados do Diretor Espiritual da SSVP na Arquidiocese de Vitória Diácono Aldair Rebuli, apresentaram à Dom Ângelo a estrutura dos Vicentinos na Arquidiocese. Com presença ativa na Arquidiocese desde 21 de janeiro de 1920, a SSVP é uma das mais tradicionais expressões do serviço aos pobres na Igreja. Hoje, conta com cerca de 450 membros ativos, que se reúnem e visitam semanalmente as famílias assistidas. Por meio das Conferências Vicentinas, o grupo realiza um serviço silencioso e eficaz, assistindo mais de 380 famílias com amor e dedicação.

Durante o encontro, foi apresentado o impacto concreto do trabalho dos vicentinos: são mais de 7,5 mil quilos de alimentos entregues mensalmente, além de apoio com cadeiras de rodas, camas hospitalares e outros itens essenciais. Também foi destacada a atuação no Hospital São Vicente de Paulo, em Afonso Cláudio, que desde 1908 oferece dignidade e cuidado, com uma média de 10 mil atendimentos mensais.

Dom Ângelo expressou gratidão e reconhecimento pelo testemunho dos vicentinos. “Vocês são uma presença viva da caridade de Cristo entre os pobres. Continuem firmes nessa missão, que é também missão da Igreja: servir com amor”, afirmou.

O momento foi encerrado com uma oração, reforçando a comunhão entre os vicentinos e a Igreja particular de Vitória, e o desejo de seguir firmes no propósito de servir a Cristo nos pobres.

Francisco continua apresentando melhora em seu estado de saúde, especialmente nas funções motoras, respiratórias e vocais. Ainda não há confirmação sobre sua participação nas
Francisco continua apresentando melhora em seu estado de saúde, especialmente nas funções motoras, respiratórias e vocais. Ainda não há confirmação sobre sua participação nas celebrações do Tríduo Pascal. As celebrações serão presididas por cardeais designados pelo próprio Pontífice.

Nesta terça-feira, 15 de abril, a Sala de Imprensa da Santa Sé deu informações sobre a convalescença do Papa Francisco durante um encontro com jornalistas:

O Papa continua melhorando do ponto de vista motor, respiratório e vocal. Quanto ao uso do oxigênio, ele consegue ficar mais tempo sem as cânulas nasais. Em relação ao de alto fluxo, é de uso residual para fins terapêuticos, sempre à noite e quando necessário. Os vários tratamentos continuam. Prosseguem também os breves encontros com os superiores da Cúria. O próximo briefing sobre a saúde do Pontífice está previsto para sexta-feira (18/04).

Celebrações do Tríduo PascalAinda não há indicações sobre a presença do Santo Padre nos ritos do Tríduo Pascal. As meditações da Via-Sacra deste ano foram preparadas pelo Papa e serão publicadas às 12h (horário local) da Sexta-feira Santa.

Na manhã de quinta-feira (17/04), a Missa do Crisma será presidida pelo cardeal Domenico Calcagno, presidente emérito da Administração do Patrimônio da Sé Apostólica.

Hoje (15/04) será divulgado o calendário das celebrações na Basílica de São Pedro: na quinta-feira, a Missa da Ceia do Senhor será às 18h, mas não será organizada pela Capela Papal.

Na sexta-feira, a celebração da Paixão do Senhor será presidida pelo cardeal Gugerotti. A Via-Sacra no Coliseu será presidida pelo cardeal Baldassare Reina, vigário do Papa para a diocese de Roma.

É o Papa quem delega os cardeais que presidem às várias celebrações.

A Sala de Imprensa da Santa Sé informa que o estado de saúde do Papa permanece estável, com progressos graduais na recuperação. O Santo
A Sala de Imprensa da Santa Sé informa que o estado de saúde do Papa permanece estável, com progressos graduais na recuperação. O Santo Padre continua ativo, recebe visitas e mantém contatos com membros da Cúria Romana. A participação nos ritos da Semana Santa ainda não está confirmada. No domingo, a Missa de Ramos será presidida pelo cardeal Sandri.

Nesta sexta-feira, 11 de abril, a Sala de Imprensa do Vaticano divulgou novas informações sobre a convalescença do Papa Francisco, durante um briefing com os jornalistas credenciados junto à Santa Sé:

O Papa segue com uma convalescença regular. O quadro é estável, com melhoras graduais do ponto de vista motor, respiratório e no uso da voz. Os exames de sangue estão bons. O Papa não faz uso de oxigenação durante períodos prolongados. Os altos fluxos são agora de uso residual e sobretudo para fins terapêuticos.

Nestes dias, o Santo Padre recebeu em visita membros da Secretaria de Estado, alguns superiores da Cúria e prefeitos dos Dicastérios.

Ainda não há indicações sobre sua presença nos ritos da Semana Santa. Isso dependerá também do clima. No domingo, a Missa de Ramos será celebrada pelo cardeal Leonardo Sandri, delegado do Papa.

Quanto ao dia de ontem, o Pontífice estava fazendo um passeio e escolheu prolongá-lo para ir rezar na Basílica.

Publicação: vaticannews.va

Na tarde do dia 10 de abril, o Arcebispo de Vitória, Dom Ângelo Ademir Mezzari, fez uma visita a Rádio América, a rádio oficial

Na tarde do dia 10 de abril, o Arcebispo de Vitória, Dom Ângelo Ademir Mezzari, fez uma visita a Rádio América, a rádio oficial da Arquidiocese de Vitória.

Dom Ângelo foi recebido pelo Diretor Executivo, Alessandro Gomes, que apresentou a rádio, estúdio de produção e locução, departamento pessoal, comercial e a redação de jornalismo.

Ele também ganhou um “kit América” com uma ecobag, uma camisa, um boné e uma luminária de Nossa Senhora do Carmo, tudo personalizado.

Em sua tarde na rádio, o Arcebispo deu entrevista e explicou sobre a Coleta da Solidariedade, que acontece no próximo final de semana.

Em sua fala, Dom Ângelo destacou que a Coleta é o gesto concreto da Campanha da Fraternidade.

Fraternidade e Ecologia Integral, tema da Campanha da Fraternidade 2025 foi tema na Sessão Solene na ALES, Assembleia Legislativa do Espírito Santo, na manhã

Fraternidade e Ecologia Integral, tema da Campanha da Fraternidade 2025 foi tema na Sessão Solene na ALES, Assembleia Legislativa do Espírito Santo, na manhã de hoje.

O Arcebispo de Vitória, dom Ângelo Ademir Mezzari e o presidente do Regional Leste 3 da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil foram recebidos pelo presidente da ALES, o vice-governador e o presidente do Tribunal de Contas no gabinete da presidência antes da Sessão.

O Plenário acolheu representantes da Igreja Católica, autoridades civis e políticas e iniciou a Sessão às 10h30, tendo como cenário o tema da Campanha da Fraternidade e elementos do Espírito Santo, tornando o espaço acolhedor ao tema proposto.

O presidente da ALES, iniciou com a frase bíblica: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31), versículo que norteia a Campanha da Fraternidade neste ano. Na sequência lembrou que fraternidade é um compromisso diário e que “neste auditório fé e política estão juntos e não antagônicos em torno de um tema muito importante: Fraternidade e Ecologia Integral”. “A ALES é parceira e não entrave ou pedra no sapato de nenhum setor”, disse o Presidente reafirmando que esta “está sempre aberta a causas que lutem para que nenhuma pessoa precise mendigar direitos”. Para terminar citou o protagonismo da Igreja na organização do Estado do Espírito Santo há alguns anos atrás.

Após a fala do Presidente foi a vez de dom Ângelo se dirigir aos presentes, acentuando que “Deus viu que tudo era muito bom” era o sonho de Deus e que é também o sonho de todo o homem e toda a mulher. “Somos guardiões da Casa Comum que nos foi dada gratuitamente. Estamos aqui para lembrar que cuidar do bem comum é cuidar da vida e da dignidade do ser humano. Por isso, propomos a ecologia integral que transforma nossos sonhos em ações sustentáveis. Estamos aqui para um compromisso que pouco a pouco vai transformando o ambiente. É preciso cuidar também da casa no interior de cada um de nós”, disse dom Ângelo.

Na fala do presidente do Leste 3, dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa iniciou dizendo que “estamos no mundo e estamos com os outros, mas somos chamados à transcendência”. Dom Lauro lembrou que “a política deve buscar o bem comum, mesmo que existam diferenças de ideologia” e lembrou a frase do Papa Francisco” ‘a realidade é superior à ideia'”. O presidente do Leste 3 lembrou que celebramos 10 anos da Encíclica Laudato si, do Papa Francisco e 800 anos do cântico das criaturas composto por São Francisco de Assis. Referindo-se à criação destacou que ao longo da criação “Deus viu que tudo era bom”, mas ao criar o ser humano “viu que tudo era muito bom”. Ao final e relacionando o cuidado da Casa Comum com a realidade, dom Lauro lembrou as consequências do rompimento da barragem de Fundão em MG, que está completando 10 e disse: “os danos tiraram a vida do rio Doce  e já chegaram ao oceano, causando prejuízo imensuráveis às populações”, citando a população de Colatina que precisa comprar água mineral. Dom Lauro terminou dizendo que daqui a 20 anos seremos lembrados pelo que fizermos.

A Sessão foi finalizada com homenagem aos Arcebispo e Bispo que participaram da Sessão.