NOTÍCIAS PARÓQUIAS / ÁREAS

A Área Pastoral Serra/Fundão realiza, pela primeira vez, uma Jornada Eucarística. Este evento especial ocorrerá no dia 27 de maio, na Paróquia Nossa Senhora

A Área Pastoral Serra/Fundão realiza, pela primeira vez, uma Jornada Eucarística. Este evento especial ocorrerá no dia 27 de maio, na Paróquia Nossa Senhora da Penha, localizada em Jardim Limoeiro, Serra, a partir das 13 horas.

A primeira Jornada Eucarística da Área Pastoral Serra/Fundão é uma oportunidade única para fortalecer os laços de fé e compartilhar momentos de adoração e gratidão. Todos são convidados a participar, independentemente da idade ou conhecimento religioso.

Anote em sua agenda: dia 27 de maio, às 13 horas, na Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Jardim Limoeiro, Serra.

Para mais informações e detalhes sobre a programação da primeira Jornada Eucarística na Área Pastoral Serra/Fundão, entre em contato com a secretaria da paróquia ou com a Área Pastoral.

Não perca essa oportunidade de vivenciar um encontro profundo com a Eucaristia e fortalecer sua fé. Esperamos por você na Jornada Eucarística!

Neste domingo, 21 de maio, em que celebramos a Solenidade da Ascensão do Senhor, nossa Igreja comemora o dia Mundial das Comunicações Sociais. A

Neste domingo, 21 de maio, em que celebramos a Solenidade da Ascensão do Senhor, nossa Igreja comemora o dia Mundial das Comunicações Sociais. A data, celebrada desde 1966, tem sua base no Decreto Inter Mirifica (n.18) onde afirma-se que “Para reforçar o variado apostolado da Igreja por intermédio dos meios de comunicação social celebre-se anualmente, nas dioceses do mundo inteiro, um dia dedicado a ensinar aos fiéis seus deveres no que diz respeito aos meios de comunicação, a se orar pela causa e a recolher fundos para as iniciativas da Igreja nesse setor, segundo as necessidades do mundo católico”.

Sua origem, portanto, objetiva levar os fiéis à uma formação consciente frente ao uso cada vez mais imperativo desses meios, além de ser um convite à oração para que tais meios de comunicação sejam utilizados de forma condizente aos princípios cristãos.

Desde 1967, os Papas escrevem anualmente uma mensagem, refletindo sobre um tema escolhido. Neste ano de 2023, Papa Francisco preparou sua mensagem, tendo como tema “Falar com o Coração – “Testemunhando a verdade e o amor” (Ef 4,15)”. Nesta reflexão,  Papa Francisco apresenta mais um verbo do universo da comunicação que é o falar. Nos alerta que devemos ser testemunhas da verdade e, principalmente, que em nossa fala esteja sempre presente o amor. Na Sagrada escritura é o próprio Jesus  que nos alertar sobre essa postura ao afirmar que “ a boca fala do que está cheio o coração” (Lc 6, 45).

A carta de Papa Francisco traz ainda a figura de São Francisco de Sales, doutor da Igreja e padroeiro dos jornalistas, que neste ano de 2023 celebrada-se 400 anos da sua morte. O Santo Padre afirma que Para São Francisco de Sales “ a comunicação nunca deveria reduzir-se a um artifício, a uma estratégia de marketing – diríamos nós hoje –, mas era o reflexo do íntimo, a superfície visível dum núcleo de amor invisível aos olhos”.  É de São Francisco de Sales uma das célebres frases “o coração fala ao coração”.

Nossa arquidiocese preparou uma programação especial para comemoração deste 57º Dia Mundial das Comunicações que inclui  Santa Missa, presidida por Dom Dario Campos, às 8h, no dia 21 de maio, na Paróquia Bom Pastor, na Praia da Costa, e duas lives com temas ligados à comunicação, nos dias 24 e 27 de maio, conforme matéria no site de nossa arquidiocese.

Retiro da Pascom da área de Vitória

Dentro também da programação de comemorações do 57º Dia Mundial das Comunicação, os agentes da Pastoral da Comunicação da área de Vitória participaram de um retiro de espiritualidade, no último dia 6 de maio, na comunidade Nossa Senhora da Penha, em Goiabeiras, promovido pela área pastoral.

O retiro, que teve início com a Santa Missa, foi conduzido pelo diretor espiritual da Pascom da área, Padre Eder Hoffman, e contou com momentos de oração, deserto e adoração. A animação inicial e os momentos com música ficaram por conta da Comunidade Shalon, localizada em Jardim da Penha.

O coordenador pastoral da área, Padre Vandaike Araújo, também prestigiou o encontro, acolhendo os participantes e destacando a importância desses momentos. “É muito salutar para todos que estão a frente de pastorais e movimentos de nossa Igreja, desfrutarem de momentos como este, que renovam a fé e incentivam a permanência na caminhada”, destacou o coordenador.

Ao todo, 28 agentes, representando doze das quatorze paróquias que compõem a área pastoral de Vitória, participaram do retiro, que se encerrou às 13h, com delicioso almoço de confraternização.

Texto e edição: Paola Primo­

 

Regína Cæli, lætáre, aleluia/ Quia quem meruísti portáre, alleluia; / Resurréxit, sicut dixit, alleluia; / Ora pro nóbis, Deum, alleluia.   A oração acima

Regína Cæli, lætáre, aleluia/

Quia quem meruísti portáre, alleluia; /

Resurréxit, sicut dixit, alleluia; /

Ora pro nóbis, Deum, alleluia.

 

A oração acima provavelmente remonta-se ao século X ou XI, associando o mistério da encarnação do Senhor (quem merecestes trazer em vosso seio) com o evento pascal (ressuscitou como disse). O “convite à alegria” (Alegrai-Vos) que a Igreja dirige à Mãe pela ressurreição do Filho recorda e depende do “convite à alegria” (“Alegra-te, cheia de graça”: Lc 1, 28) que Gabriel dirigiu à humilde Serva do Senhor, chamada a ser mãe do Messias Salvador. E foi com a alegria do Cristo Ressuscitado, que no último sábado, 13 de maio, dia de Nossa Senhora de Fátima, foi realizado no Santuário-Basílica de Santo Antônio, o Primeiro Encontro do Terço dos Homens da Área Pastoral de Vitória.

Tendo como pano de fundo o agora Dia Municipal do Terço dos Homens, instituído pela Lei Municipal 9924/2023, o encontro contou com a presença de mais de 100 fiéis devotos, representando dez das quatorze Paróquias que compõe a Área Pastoral de Vitória, além de homens de outras áreas pastorais e do Estado do Rio de Janeiro.

O evento foi conduzido pelo Coordenador do Terço dos Homens na Capital, Gustavo de Oliveira Gervásio, que é Teólogo e servo da Paróquia São Apóstolo, da Grande São Pedro. A programação incluiu momentos deanimação, espiritualidade e oração. A abertura foi realizada pelo Padre Vandaike Araújo, Administrador Paroquial da Paróquia Santa Luzia e Coordenador da Área Pastoral de Vitória e pelo Padre Marcos Sales, Reitor do Santuário Basílica e Pároco de Santo Antônio, que acolheu os fiéis presentes e lembrou que o referido santo, que terá sua memória litúrgica celebrada no próximo dia 13 de junho, também é padroeiro da capital espiritossantense.

Findando o primeiro bloco, o Diretor Espiritual Arquidiocesano e, agora municipal, do Terço dos Homens, Padre Adenilson, elucidou a importância de mantermo-nos atuantes, sempre em movimento e em oração, não sucumbindo as dificuldades que possam ocorrer na caminhada.

No Segundo Bloco, o Coordenador do TH junto ao Diretor Espiritual acolheram o Arcebispo Emérito de Mariana e Ex-presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha, que enriqueceu o conhecimento dos presentes com sua simplicidade e sabedoria ao dissertar sobre a Sinodalidade da Virgem Maria em seu contexto de Fé & Compromisso, ajudando a refletir a missão dos participantes enquanto devotos marianos e pertencentes a um movimento que cresce exponencialmente.

Logo após, o Frei Juan, da Paróquia de Santa Rita de Cássia, conduziu a Introdução do Santo Terço Mariano, que foi articulado pelo Vice-Coordenador da Área, Ronan Gonçalves, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, junto aos demais coordenadores paroquiais e aos membros presentes, dividindo os mistérios para multiplicar as vozes e as batidas dos corações junto ao Coração Imaculado da Santa Mãe de Deus.

Dom Geraldo presidiu a Eucaristia, tendo como concelebrantes Padre Marcos e Padre José Augusto (Canção Nova), que é filho da região. Na Homilia, Dom Geraldo elucidou sobre as Festas que se aproximam e de como Cristo anunciou aos Apóstolos que voltaria para o Pai, bem como a vinda do Espírito Santo sobre os fiéis, para que permaneçamos unidos em nome da Santíssima Trindade.

Ao final, o Coordenador propôs uma peregrinação com imagem de Nossa Senhora da Vitória e a paróquia sorteada para iniciar foi São Francisco de Assis. A ideia é que imagem percorra as 14 paróquias.

No próximo dia 27/05, os devotos terão um novo momento para se reunirem, no X Encontro Estadual do Terço dos Homens, a ser realizado no Convento da Penha. Além desse momento, também já ficou marcado o dia 10 de Junho, a Reunião Ordinária, às 14h, na Paróquia Santa Teresa de Calcutá, em Itararé.

Texto: Gustavo de Oliveira Gervásio
Edição: Paola Primo

foto: Movimento Terço dos Homens

 

A Comunidade do Santuário do Divino Espírito Santo está se preparando para celebrar o seu padroeiro com a tradicional Novena e Festa de Pentecostes

A Comunidade do Santuário do Divino Espírito Santo está se preparando para celebrar o seu padroeiro com a tradicional Novena e Festa de Pentecostes que acontecerá entre os dias 19 e 28 de maio. Neste ano, o tema da Novena será inspirado no terceiro ano vocacional da Igreja no Brasil: “Espírito Santo e Vocação, dom e graça de Deus” e o lema será “Vocação, resposta de amor ao chamado de Deus”.

Ao longo dos nove dias de oração, os devotos do Divino poderão refletir sobre as diversas vocações existentes, incluindo a vocação à própria vida, a vocação de Maria que foi a primeira a dizer sim ao projeto do Salvador, a vocação contemplativa  e tantas outras. Nestes dias, as missas serão de domingo a sexta às 19 horas e aos sábados, às 17 horas e em todos os dias haverá cantina após as celebrações.

Dentro das comemorações, acontecerá também o 2º Passeio Ciclístico promovido pela comunidade dentro dos festejos do padroeiro. Será no domingo, dia 21 de maio com concentração às 08:30 horas no pátio do Santuário e saída às 09 horas, passando pela orla de Vila Velha até chegar a Igreja Matriz da Paróquia, Nossa Senhora do Rosário.

Para aqueles que não andam de bicicleta, novamente terá o Carretão da Alegria, que no ano passado fez grande sucesso desde os mais pequeninos até os com mais idade. Cada bilhete tem um valor de 20 reais e pode ser adquirido na secretaria paroquial ou ao final das celebrações. Garanta já o seu pois as vagas são limitadas!

Já no sábado (27), após o nono e último dia de Novena ao Espírito Santo, todos são convidados para a tão tradicional e grande festa com atração musical, barracas com diversos quitutes e sorteio de bingo e rifas. Tudo preparado com muito amor e dedicação pelas diversas pastorais e movimentos que compõem o Santuário de Vila Velha. Na missa do sábado, acontece também a Crisma de Adultos.

Durante os festejos do Divino, a Pastoral da Ecologia, um dos movimentos mais recentes na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, fará participação com a campanha Festa Limpa, para arrecadar tampinhas para trocar por cadeiras de rodas, destinar os lixos para a separação correta e reciclagem.

A festa terá seu encerramento com a Solenidade de Pentecostes no domingo dia 28. As missas acontecerão nos horários já tradicionais dos domingos (07, 09, 11, 17 e 19 horas). Venha rezar, louvar, se deliciar e prestigiar a festa em honra ao Divino Espírito Santo e pedir que Ele venha mais uma vez sobre a Igreja que tanto o necessita!

Arrecadação de fundos para a campanha do novo som e acústica

Neste ano, todo dinheiro arrecadado com as cantinas e a grande festa será revertido para a obra do novo som e acústica do Santuário do Divino Espírito Santo. A sua generosidade e participação será de grande importância para que o serviço de evangelização se torne cada vez melhor e atinja mais pessoas na comunidade.

Doações para a festa

Aqueles que desejarem contribuir de forma material para que a Festa de Pentecostes aconteça, podem fazer sua doação espontânea ao final das celebrações ou na Secretaria Paroquial, de segunda a sexta de 08 às 17 horas e nos sábados de 08 às 12 horas.

Vamos todos participar da festa de Pentecostes, que marca o nascimento da Igreja e que é uma das celebrações mais importantes do calendário cristão, pois, recorda a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos de Jesus Cristo e sobre Maria Santíssima, presença fiel e intercessora no cenáculo. A partir deste momento os discípulos que estavam amedrontados e escondidos saíram por Jerusalém testemunhando a Ressurreição de Jesus Cristo. A força do Pentecostes levou os apóstolos até os confins da terra para anunciar a boa nova do evangelho.

Programação da Novena

Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar.
De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados.
E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles.
Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava.  Atos 2,1-4

Fonte: Santuário Divino Espírito Santo – Vila Velha
A Paróquia São Francisco Xavier, em Iriri, no município de Anchieta, lança o início da Campanha de Coleta de Reciclagem dos materiais impressos utilizados

A Paróquia São Francisco Xavier, em Iriri, no município de Anchieta, lança o início da Campanha de Coleta de Reciclagem dos materiais impressos utilizados nas comunidades e pastorais. A iniciativa faz parte da semana do Movimento Laudato Si’.

Com o início da campanha, os papeis litúrgicos, cartazes, livretos, panfletos entre outros materiais impressos usados no dia a dia das 20 comunidades que compõem a paróquia serão reciclados. Para o administrador da paróquia, padre Amarílio Luiz Corradi, o objetivo da ação realiza um gesto concreto proposto pelo Movimento Laudato Si’. “Agindo assim estamos cuidando da natureza, não poluindo o meio ambiente e a nossa casa comum, proporcionando uma
ação sustentável através da reciclagem”, destacou.

A campanha tem como parceira a Associação de Catadores da Unidade Primária de Materiais Recicláveis de Anchieta (UNIPRAN) que tem a responsabilidade do recebimento dos resíduos coletados pela Paróquia, realizando o processamento para destinação final do reciclável ambientalmente adequado para o mercado produtivo.

Para o Animador Paroquial de Pastoral, Dhyovaine Nascimento, a campanha faz parte da inciativa mundial da Semana Laudato Si’ 2023 que será celebrada de 21 a 28 de maio para marcar o oitavo aniversário da encíclica do Papa Francisco. “O Papa Francisco pede-nos que tomemos uma atitude e agora os materiais impressos de campanhas e de ações serão
destinados diretamente para um grupo de coletores que depende da coleta seletiva para o sustento da família”, explicou.

A estrutura montada para a campanha permite que os fiéis façam o descarte de impressos usados que serão recolhidos e direcionados para a unidade de reciclagem. Com a ação, além de trabalhar a consciência ambiental proposta pela Encíclica Laudato Si’, proteger o meio ambiente e proporcionar um novo destino para este material de forma responsável, ela ainda produz renda e sustentabilidade para as famílias que dependem exclusivamente
deste trabalho.

O ponto de coleta passa a ser a secretaria paroquial que tem o prazo indeterminado para o término da ação Laudato Si’ é uma encíclica do Papa Francisco publicada em maio de 2015. Ela trata do cuidado com o meio ambiente e com todas as pessoas, bem como de questões mais amplas da relação entre Deus, os seres humanos e a Terra. O subtítulo da encíclica, “Sobre o Cuidado da Casa Comum”, reforça esses temas-chave.

Mais informações:
[email protected]

No último domingo (14), celebramos o Dia das Mães. Diante disso, a Pastoral da Comunicação da paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus – Paul,

No último domingo (14), celebramos o Dia das Mães. Diante disso, a Pastoral da Comunicação da paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus – Paul, publicou um vídeo emocionante para homenagear todas as mães, por meio daquelas que fazem parte da paróquia. 

De acordo com Cleyton Picoli Sales, representante da Pascom paroquial, a ideia surgiu do simples fato da importância e do valor de ser mãe. Ele destacou que a representatividade e o amor de Maria foram o princípio de tudo o que foi realizado. Cleyton afirmou: “A coragem e a fé foi o que nos impulsionou para realizarmos não somente um vídeo, mas sim contar uma história de amor, amor aquele que nos move, nos direciona e nos leva ao pai”. 

Inicialmente, a realização desse projeto foi muito corrida, pois não haviam muitos recursos. Porém, este fato fez com que a Pascom pudesse se unir e contemplar o sentido e a importância da amizade e, o quanto isso promove a união além de impulsionar cada um de nós diante dos obstáculos. Sobre essa questão, o representante paroquial comentou: “Após assumir que seríamos capazes e que faríamos o que Jesus nos dissesse, se tornou gratificante e emocionante ver e sentir o carinho e o amor de cada mãe por aqueles que elas tanto amam, seus filhos. Foi uma experiência única”.

Diversas pessoas contribuíram para a realização do projeto. Todas elas sentiram no coração a missão em promover essa ação, realizando as gravações dos vídeos, tirando fotos, organizando o espaço cenográfico, maquiagem, edição do vídeo e direção.

Clique aqui e confira essa belíssima homenagem a todas as mães.

 

Amanhã, dia 13 de maio, a Igreja celebra a memória de Nossa Senhora de Fátima. Na área Vila Velha, a comunidade Nossa Senhora de

Amanhã, dia 13 de maio, a Igreja celebra a memória de Nossa Senhora de Fátima. Na área Vila Velha, a comunidade Nossa Senhora de Fátima, localizada em Ilha das Flores, pertence a Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus – Paul, comemora 60 anos de fundação.

Diversos são os testemunhos de fé e devoção à Nossa Senhora na comunidade, como é o caso da Dona Maria Eloisa Martins do Nascimento. Ela relatou que chegou em Ilha das Flores na década de 60. Naquela época não havia o templo físico e a comunidade se reunia na escola para as celebrações. Maria Eloisa destacou que sempre foi muito participativa na comunidade. Mãe de quatro filhos, ela sempre buscou em Nossa Senhora um referencial de mãe para conduzir seus filhos pelos melhores caminhos, seja na questão educacional ou até mesmo na prática religiosa.

Andreia Maria do Nascimento, filha de Dona Maria Eloisa, vê na mãe um exemplo de fé e serviço na comunidade. Andreia segue os passos de Dona Maria na profissão, pois assim como a mãe ela também é da área da educação, e na comunidade. Atualmente ela coordena a equipe do Crisma. Andreia destacou ainda que tem a grata felicidade de sempre preparar momentos de ação de graças na comunidade. Quando interrogadas se há algum testemunho de fé com Nossa Senhora de Fátima, ambas sorriram e afirmaram ser praticamente impossível relatar apenas um, visto que inúmeras graças são alcançadas diariamente, pela intercessão da Virgem Maria. Porém, Dona Maria Eloisa comentou: “Sempre que tivemos momentos de dificuldade, eu sentia a mão de Nossa Senhora. Sentia o manto dela nos protegendo”. Assim, ela evidenciou o quanto é grata a Nossa Senhora de Fátima pela força que ela sempre concedeu para que todos os desafios da vida fossem superados.

A comunidade está localizada na R. Antônio Abraão, 349 – Ilha das Flores, Vila Velha – ES, 29115-550. Amanhã, haverá a seguinte programação:

08h: Missa da Saúde com unção dos enfermos;

12h: Terço dos Devotos;

18h: Procissão luminosa com a imagem de Nossa Senhora de Fátima (saída da Comunidade Santa Teresinha);

19h: Missa Solene

Nossa Senhora de Fátima: Rogai por nós!

OS ENSINAMENTOS DE NOSSA SENHORA FÁTIMA

Em 13 de maio de 1917, aconteceu a aparição de Nossa Senhora de Fátima. Neste ano completamos 105 anos da primeira aparição. Primeira aparição, porque após 13 de maio de 1917, Nossa Senhora apareceu mais cinco vezes aos pastorinhos, até o mês de outubro. Nossa Senhora de Fátima apareceu a três pastorinhos: Lucia de Jesus Santos, e seus primos Francisco e Jacinta Marto, todos na faixa etária dos 10, 9 e 7 anos, respectivamente. Eles tiveram uma visão de Nossa Senhora no local denominado como “Cova da Iria”.

Sempre quando aparece para alguém, Nossa Senhora tem o intuito de ajudar em alguma situação difícil ou revelar que Deus nos ama mesmo diante da dificuldade. Nossa Senhora ensina que podemos perder tudo, menos a fé. E assim, como nas Bodas de Caná da Galileia, Ela intercede a Deus por seus filhos. Nossa Senhora diz: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. Ela nos ensina a confiar na graça e na misericórdia do Senhor. Nossa Senhora é aquela que anuncia a paz e acalma o coração.

Lúcia via e conversava com Nossa Senhora de Fátima, Francisco só via e não ouvia os diálogos, Jacinta via e ouvia, mas não conversava com Nossa Senhora de Fátima. Os três descreveram a aparição de Nossa Senhora da seguinte forma: “Parecia ter uns 18 anos a senhora, rodeada de claridade fulgurante, seu vestido era de uma alvura puríssima, assim como o manto ornado de ouro, que lhe cobria a cabeça e grande parte do corpo”. Eles disseram ainda: “O rosto sobrenatural e divino, estava sereno e grave, com uma sombra de tristeza. Em suas mãos, uma cruz de ouro com um terço em contas que pareciam pérolas, e de seu corpo, especialmente do rosto irradiavam feixes de luz, incomparavelmente superior a qualquer beleza humana”.

Por trazer uma preocupação consigo, os pastorinhos descrevem Nossa Senhora de Fátima com o rosto sereno e grave, com uma sombra de tristeza. A humanidade estava com o coração distante do Senhor e só pensavam em guerra. Em meio à Primeira Guerra Mundial, Nossa Senhora pede para que os pastorinhos rezassem pela paz mundial e pelo fim da guerra. A oração que eles deveriam fazer é o santo terço. A mensagem que Nossa Senhora de Fátima traz é de conversão e arrependimento. Ela diz que somente por meio da oração é possível alcançar a paz, e para eles não terem medo, pois ela era do céu.

A Virgem Maria insiste com eles sobre a oração do terço, pois somente com muita oração o comunismo cairia. Ela disse isso e, de fato, aconteceu. A oração e a Igreja, através do Papa São João Paulo II, tiveram papel decisivo na queda do muro de Berlim e, como consequência, o comunismo.

Nossa Senhora de Fátima pergunta às crianças se elas aceitariam voltar por mais cincos meses naquele mesmo local e na mesma hora ao longo do ano. As crianças aceitaram e voltaram (dentro do possível) naquele mesmo local nos meses seguintes. Ao longo das aparições, Nossa Senhora revelou às crianças alguns segredos e dentre esses segredos, ela fala sobre o atentado que o Papa São Joao Paulo II iria sofrer.

Durante uma de suas aparições, Nossa Senhora de Fátima ensinou aos pastorinhos a oração que rezamos sempre ao final de cada mistério do terço. Ela disse a eles: “Quando rezarem o terço, digam após cada mistério; ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, principalmente aquelas que mais precisarem”. Nossa Senhora de Fátima previa que a humanidade estava com o coração longe de Deus, mergulhada no pecado e próxima do inferno e não do céu. Após a terceira aparição, o povo começou a acreditar naquilo que as crianças diziam, e cada vez mais se aglomeravam mais pessoas, e na última aparição o número de pessoas chegou a 30 mil.

Na sexta aparição, Nossa Senhora de Fátima disse à Lúcia que com o dinheiro arrecadado com as doações, deveria ser construído naquele local uma capela, dedicada à Nossa Senhora do Rosário, pois Ela sempre aparecia com o terço na mão. Foi acrescentado “Fátima”, por ela ter aparecido na cidade de Fátima.

Nossa Senhora nos ensina o caminho da oração e do amor ao próximo. Que a Virgem de Fátima interceda pelo Papa Francisco e pela Igreja, e que o Espírito Santo renove o coração de cada fiel. Passaram 106 anos, mas a mensagem de Fátima é sempre atual, sobretudo, façamos tudo aquilo que o Senhor nos disser [CNBB – Adaptado]

 

A partir do próximo domingo (14), a Comunidade São Vicente de Paulo, que pertence à Paróquia Santíssima Trindade, em Aribiri – Vila Velha, iniciará

A partir do próximo domingo (14), a Comunidade São Vicente de Paulo, que pertence à Paróquia Santíssima Trindade, em Aribiri – Vila Velha, iniciará a celebração da “Semana Mariana”. A programação terá como tema “Maria, Auxiliadora dos Cristãos”. A abertura oficial acontecerá às 18h com a Santa Missa presidida pelo pároco, Padre Carlos Magno do Nascimento. O encerramento será no dia 21 de maio com Missa e Coroação de Nossa Senhora.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Semana Mariana 14 a 21 maio.

Tema: Maria, Auxiliadora dos Cristãos.

14/05 (Domingo) – 18h

Abertura Oficial Santa Missa.

15/05 (Segunda-feira) – 19h

Terço iluminado e cantando 

(participação das Comunidades).

16/05 (Terça-feira) – 19h30

Momento de Louvor e Palestra.

Participação: Raulino Pereira Gouveia – Paróquia Nossa Senhora das Graças Jucutuquara.

17/05 (Quarta-feira) – 19h

Adoração e Santa Missa

Pe. Carlos Magno do Nascimento.

18/05 (Quinta-feira) – 19h30 

Palestra: O Culto a Virgem Maria na piedade do povo (uma abordagem Teológico-Pastoral).

Participação: Diácono Carlos José.

19/05 (Sexta-feira)

18h – Terço dos Homens

19h30 – Palestra com o Seminarista Gabriel Viçose.

20/05 (Sábado) – 19h

Apresentação Tributo à Nossa Senhora (Grupo de Jovens)

21/05 (Domingo) – 07h

Encerramento: Santa Missa e Coroação a Nossa Senhora.

Durante todos os dias da programação, a comunidade realizará cantina em prol da obra que está sendo realizada.

Participe!